AM - TIA - ENG - EMM - M - Mestrado em Engenharia Mecânica Militar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing AM - TIA - ENG - EMM - M - Mestrado em Engenharia Mecânica Militar by Field of Science and Technology (FOS) "Engenharia e Tecnologia::Engenharia Mecânica"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Comparação da metodologia RCM ao sistema de armas Pandur II 8x8 nos diferentes Teatros de OperaçõesPublication . Camilo,Francisco Augusto Lopes; Infante, Virgínia Isabel Monteiro Nabais; Chambel, Enio Rodrigo PereiraThis thesis applies the Reliability Centered Maintenance (RCM) methodology to the Pandur II armou red vehicle, complemented by the Delphi methodology, to assess and compare the impact of different operating environments, including the National Territory, the Central African Republic and Romania. The study aims to improve the reliability and availability of the vehicle by critically reviewing and updating the manufacturer’s existing maintenance plan. Corrective work orders from 2009 to 2024 were collected and thoroughly analysed to calculate the Mean Time Between Failures for various vehicle components. A sensitivity analysis of the Mean Time to Repair was conducted to evaluate the conditions necessary to achieve the target availability of 90% for the Pandur II fleet. The results showed that an MTTR of no more than 4 hours is required to achieve this operational objective. Based on these analyses, the study proposes significant changes to the current maintenance plan, including the introduction of new maintenance tasks and adjustments to the frequency of existing tasks. The Delphi methodology was integral throughout the RCM implementation process, providing valida tion for proposed maintenance tasks and estimated values that could not be derived through objective metrics.
- Desenvolvimento de um kit de combate a incêndios para os veículos ligeiros da GNRPublication . Gomes, João Dinis Veiga; Quinto , Luís Filipe Pratas; Ribeiro , António Manuel RelógioEsta dissertação consiste no desenvolvimento de um kit de combate a incêndios para os Veículos Ligeiros de Combate a Incêndios da Guarda Nacional Republicana, com o objetivo de melhorar a eficiência das operações da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro no combate a incêndios florestais. Dada a crescente frequência e gravidade dos incêndios em Portugal, especialmente em áreas florestais, é fundamental dotar as equipas de intervenção rápida com soluções mais eficazes, capazes de responder de forma rápida às emergências. Através da análise dos kits atualmente em utilização, identificaram-se várias limitações, tais como a capacidade limitada dos depósitos de água e a falta de ergonomia na disposição dos equipamentos. A metodologia seguida baseou-se no processo de desenvolvimento de produto e no modelo V, tendo sido estruturada em quatro fases: planeamento, desenvolvimento do conceito, dimensionamento ao nível do sistema e dimensionamento ao pormenor. Este processo envolveu visitas exploratórias a diversas entidades, entrevistas e questionários a militares da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro, com o objetivo de recolher dados operacionais e necessidades reais dos utilizadores. Realizou-se também uma análise comparativa das soluções existentes na Guarda Nacional Republicana e no mercado e foram efetuadas simulações com o software SolidWorksTM (Dassault Systèmes®, França) para garantir a robustez e durabilidade dos componentes propostos. Os resultados demonstram que o novo kit proposto oferece melhorias significativas em termos de acessibilidade, arrumação dos equipamentos e desempenho geral do sistema. Esta dissertação apresenta, assim, uma solução inovadora que poderá beneficiar a Guarda Nacional Republicana, mais concretamente a UEPS, no combate aos incêndios florestais, permitindo uma resposta mais rápida e eficaz às emergências.
- Metodologia para a aplicação de estampagem incremental na manutenção de componentes de chapa metálicaPublication . Colaço, Bernardo dos Anjos; Magrinho , João Pedro Grosa; Chambel , ÉnioA estampagem incremental é um processo de deformação de chapa caracterizado pela sua flexibilidade e facilidade de utilização, sem a necessidade de ferramentas ou máquinas dedicadas. Por este motivo, tem merecido a atenção da indústria como sendo uma potencial solução no que toca à produção de pequenos lotes de peças e prototipagem, visto que a produção de lotes destas dimensões através de outros processos é economicamente inviável devido ao desequilíbrio entre os recursos gastos para a produção de ferramentas dedicadas e os lucros realizados ou gastos evitados pela produção desse lote de peças. Tendo em consideração a elevada necessidade de produção de sobressalentes de peças em chapa do Exército Português, é de todo o interesse adaptar esta tecnologia à manutenção de componentes desta instituição. Por esse motivo, o principal objetivo deste trabalho prende-se com o estudo da viabilidade de aplicação deste processo tecnológico nesse mesmo sistema de reabastecimento e manutenção do Exército Português. Para isto, o trabalho contempla uma secção onde é caracterizado mecanicamente e a nível de informalidade o material utilizado, fazendo a descrição de todo o processo desde a preparação de provetes, realização de ensaios, aquisição de dados e análise de resultados. Por fim é realizada a aplicação do processo de estampagem incremental num caso prático de interesse, nomeadamente a produção de um componente constituinte de uma viatura militar.
- Otimização da Disponibilidade do UAS Raven assente na avaliação da fiabilidade dos sistemasPublication . Freitas , Luísa Vieira; Gonçalves , Paula; Chambel , ÉnioO presente trabalho teve como principal objetivo avaliar e otimizar a disponibilidade do Raven RQ-11B, após terem sido identificadas algumas deficiências a este nível desde o seu início de operação, em 2019, no Exército Português. A fim de determinar as causas na origem do problema identificado, realizou-se uma análise de fiabilidade ao sistema de armas através da aplicação da metodologia Maintenance Steering Group-3, a fim de identificar e avaliar os riscos associados aos potenciais modos de falha, bem como propor estratégias adequadas a fim de gerir e mitigar esses mesmos riscos. Para além da referida análise, realizou-se ainda a avaliação de riscos relacionados com as operações do sistema em território nacional e foi ainda verificado se o mesmo cumpria os requisitos de aeronavegabilidade propostos pela Autoridade Aeronáutica Nacional para a obtenção da Licença Especial de Aeronavegabilidade. Concluiu-se que as causas na origem da baixa disponibilidade operacional do sistema se devem, essencialmente: à tardia adoção de um modelo de Apoio Logístico Integrado; ao elevado tempo médio entre reparações devido à política de manutenção adotada e à não aquisição inicial de um stock de reparáveis. Verificou-se, também, que as missões de treino operacional em território nacional se constituem de baixo risco, tanto de colisões no ar como de incidentes no solo, e que o sistema de armas cumpre todos os requisitos propostos pela autoridade, estando desta forma certificado a sua capacidade de efetuar as operações de forma segura.
