ESHTE - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESHTE - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Alojamento local e turismo no centro histórico das cidades: propostas de desenvolvimento sustentável em Santa Maria Maior, LisboaPublication . Rodrigues, Leonardo Alexandre Dantas; Silva, Francisco António dos Santos da; Lopes, Tiago Arruda Ferreira MarquesO turismo em espaço urbano, intimamente ligado ao produto city e short-break, e a vulgarização do transporte aéreo, vieram contribuir para a ampliação e diversificação da procura turística pela urbe. Um crescente número de turistas, com diferentes níveis de poder de compra e de motivações, veio estimular a resposta do mercado de alojamento turístico, levando à sua diversificação e a uma maior concorrência, destacando-se o aumento generalizado da oferta de alojamento local (AL) nos principais destinos urbanos. A presente investigação debruça-se sobre o papel do AL no desenvolvimento do centro histórico da cidade de Lisboa e deste destino em geral, cruzando as suas características específicas ligadas ao setor do turismo, com as dinâmicas que proporciona na própria organização da função residencial das cidades, nos restantes serviços, na revitalização urbana e na vivência desses territórios. Neste âmbito, analisa-se o desenvolvimento do AL no território da freguesia de Santa Maria Maior, tendo sido conduzida uma investigação empírica qualitativa através da técnica de entrevista exploratória e semiestruturada, direcionada a especialistas associados à gestão do setor e a residentes, ou ex-residentes do território em estudo. Os resultados desta investigação demonstram que as alterações no tecido social e comercial da freguesia de Santa Maria Maior extravasam a simples atuação deste modelo de alojamento. No que diz respeito à melhoria do modelo de gestão atualmente vigente das áreas de contenção em Lisboa, os stakeholders enumeram medidas que, na sua opinião, permitiriam criar um ambiente mais equilibrado e sustentável entre a função turística e residencial da cidade de Lisboa. Através da análise do estado de arte, de uma abordagem de benchmarking, da observação participante em vários eventos da especialidade e dos contributos dos entrevistados, são apresentadas propostas que visam melhorar não só a oferta de alojamento turístico no território em questão, como igualmente criar um modelo de governança partilhado entre diversos stakeholders que permita que parte significativa dos benefícios gerados pela atividade turística, seja canalizada para a melhoria da qualidade de vida da população residente e para valorizar o destino.
- O alojamento local em Portugal e o perfil do seu consumidor : estudo de caso da empresa BmyTPublication . Paiva, Francisco Niza Pinheiro Ferreira de; Gustavo, Nuno SilvaO turismo é uma atividade com um excelente nível de crescimento, em Portugal, nos últimos anos. Devido à sua evolução, criaram-se alguns mercados competitivos no que à oferta de alojamento diz respeito, surgindo nos últimos anos no mercado uma alternativa diferente do que já existia, o Alojamento Local. Para melhor entender este fenómeno, não é possível estudar apenas o Alojamento Local, mas todos os mercados envolventes. Foi necessária uma leitura profunda sobre novos modelos e conceitos de negócio através do estudo da economia de partilha, a economia digital ou a economia em rede, passando pelo processo de decisão e compra de experiências turísticas e a importância dos reviews online de modo e opiniões dos consumidores. Após a fase de leitura, esta proposta de trabalho centrou-se numa abordagem mais prática de modo a conhecer de forma mais pormenorizada o trabalho realizado dentro do mercado do Alojamento Local em Lisboa. Deste modo, através da realização de um estudo de caso concreto sobre o Hostel Castilho 63, foi possível entender quais os parâmetros de serviço de um alojamento local que um hóspede valoriza, onde se destacou a importância atribuída por estes à localização do alojamento e ao staff por este disponibilizado. Também foi possível traçar o perfil do consumidor deste tipo de oferta, através da recolha de informação sobre os seus dados pessoais, onde se destaca, dentro de algumas conclusões, o número maioritário de reservas feitas para duas pessoas, apesar do estatuto de Hostel, bem como a presença maioritária de portugueses, apesar deste alojamento se localizar em Portugal. Através da realização deste estudo, é possível entender o que procura um cliente de um serviço de alojamento local, caso do Castilho 63, o que na verdade o satisfaz e quais os parâmetros de serviço em que se deve focar um estabelecimento turístico, entendendo também quem é o cliente, qual a sua origem e o porquê dos números que cada hóspede representa no Castilho 63.
- Análise da viabilidade da criação de um Boutique Hotel nas Caldas da RainhaPublication . Faria, Catarina Pessoa de Amorim Nunes; Nunes, Catarina Rosa; Gustavo, Nuno SilvaO presente Plano de Negócios visa analisar a viabilidade económica e financeira da abertura de um Boutique Hotel na cidade de Caldas da Rainha, num edifício histórico no centro da mesma, e em que se pretende efetuar obras de reabilitação para a sua renovação. Tendo em consideração a importância que o setor do turismo apresenta não só no país, como também na região Centro, o objetivo principal deste projeto visa o desenvolvimento da região, bem como criar um estímulo financeiro e social à cidade em causa, com a criação de emprego e de um espaço atrativo na mesma. Com este projeto pretende-se não só aumentar a oferta disponível na região, especialmente no segmento de luxo, mas também oferecer aos cidadãos caldenses um local onde possam estar e usufruir de um espaço em que impera a familiaridade. O principal objetivo do projeto é oferecer um serviço de qualidade numa zona histórica da cidade e que se encontra subaproveitada, aumentando o interesse da população local, bem como dos turistas que a visitem. Com um investimento inicial de cerca de 1 milhão de euros, financiado através de um empréstimo bancário e de capitais próprios. Numa análise a 10 anos, as vendas ultrapassarão os 900.000€, entre vendas de alojamento, de refeições, eventos e workshops. O projeto apresenta um Valor Atual Líquido (VAL) de 933.103€, com uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 31,47% e um Payback Period (PP) de 5 anos.
- Análise da viabilidade financeira de apartamentos em alojamento localPublication . Lampreia, Sara Cristina Telhado da Silva; Nunes, Catarina Rosa; Gustavo, Nuno SilvaEste plano de negócios tem como principal objetivo aferir a viabilidade financeira de rentabilização de apartamentos em Alojamento Local (AL) em Lisboa. A análise efetuada considera apartamentos próprios, estando estes integrados num projeto de reabilitação de 2 prédios, que darão origem a 8 apartamentos de tipologias T1 e T2 e apartamentos angariados. Os apartamentos angariados decorrem de contratos de gestão com os proprietários dos mesmos em que estes pagam uma comissão pela rentabilização, suportando todos os custos. Com a elaboração deste projeto, pretende-se aumentar a capacidade de alojamento turístico em Lisboa pela disponibilização de uma nova oferta, criar uma marca em Alojamento Local com apartamentos de elevada qualidade, apurar o que os hóspedes mais valorizam em termos de comodidades e em termos agregados avaliar financeiramente este projeto. Neste projeto foi utilizado o método dedutivo e aplicado o modelo simplificado de Punch. Foi efetuada uma pesquisa documental, um inquérito por questionário, através da técnica de amostragem não probabilística efeito “bola de neve” (abordagem quantitativa) e três entrevistas diretivas/estruturadas (abordagem qualitativa). A complementaridade das abordagens qualitativa e quantitativa permitiu obter informação bastante relevante para o plano de negócios, tais como os hábitos de consumo, os modelos de negócio implementados, as necessidades no AL, bem como os preços que os inquiridos estavam dispostos a pagar por noite. Em termos financeiros, este projeto tem um investimento inicial de cerca de 1,27 milhões de euros financiados por capitais próprios utilizados na aquisição e reabilitação de 8 apartamentos. Numa análise a 10 anos, este projeto tem um payback de 5 anos, com um Valor Atual Líquido (VAL) de 1.578m€ e uma Taxa Interna de Rentabilidade (TIR) de 25,15%.
- Análise das intenções e motivações dos hóspedes de hostels em realizar divulgação 'boca a boca'Publication . Bryckaert, Liz Morena Cavalcanti; Fernandes, António Manuel HenriqueA divulgação é importante para qualquer empresa. No setor hoteleiro, o consumidor ganhou mais poder, e, para que as empresas se possam destacar, precisam de se adaptar e mostrar ao público, de forma atraente, que o que eles procuram está na empresa. Este trabalho tem como objetivo abordar o marketing boca a boca, traçar o perfil dos hóspedes que se alojam em hostels e suas intenções de divulgar o estabelecimento para seus amigos e familiares. A escolha deste tipo de alojamento se deu pelo aumento dessas unidades nos últimos anos e a sua importância para o setor hoteleiro. Os hostels fogem um pouco da hotelaria tradicional, apesar de oferecer um serviço parecido, estes alojamentos vêm ganhando cada vez mais o público. Além de ter o fator atrativo: preço, o serviço é bem parecido com o de um hotel, o que muda são os quartos e casa de banho partilhada. O hostel deixou de ser apenas alojamento para jovens mochileiros e ganhou todos os públicos. Foram analisadas 39 variáveis, que foram explicadas com recurso às representações gráficas da estatística descritiva. Destas variáveis, 31 delas foram avaliadas com recurso à Análise Fatorial exploratória, permitindo a identificação de 8 fatores. Assim, 11 variáveis permitiram a contrução dos fatores: conveniência e humano. Estes 2 fatores, explicam 64,7% da variância total. 12 variáveis permitiram a construção dos fatores: alojamento; apoio e económico. Estes 3 fatores explicam 81,7% da variância total. 8 variáveis permitiram a construção dos fatores: usufruto e boca-a-boca. Estes 2 fatores explicam 84,5% da variância total.
- Aprendizagem e turismo na natureza: contributos da educação ao ar livre na perspetiva do aprendizPublication . Nicolas Ariel Jesus Almeida; Gavinho, Elsa Maria da Conceição CorreiaTudo indica que o século XXI será um período de intenso desenvolvimento de programas de turismo para crianças e jovens (Tomik & Mynarski 2009). Pertencente à vida social dos jovens está também a educação, onde aliada a importantes elementos como natureza e desafio, pode ser potencializada e tornar-se uma importante e eficiente ferramenta para o desenvolvimento pessoal, social, cultural e económico, principalmente para formas de turismo responsáveis. Tanto o turismo na natureza como a educação ao ar livre são duas áreas emergentes em pleno prisma social, dado o potencial de acometer e transformar o modo de vida das pessoas. Desse modo, muitas sociedades em todo o mundo utilizam esse método educacional na formação de jovens, e nos últimos anos, aliando-o também, ao turismo na natureza. A proposta dessa dissertação é investigar, através de um estudo de caso no Parque Estadual da Serra do Papagaio – Brasil, como as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza. A análise de dados revelou que as expedições de educação ao ar livre podem contribuir para a prática do turismo na natureza dentro de aspetos ambientais, sociais, culturais e económicos, bem como, incentiva a realização de atividades ao ar livre e de turismo na natureza. Os dados indicam ainda que elas também se constituem uma importante ferramenta para a formação de turistas responsáveis. A educação ao ar livre faz, assim uso dos recursos naturais e das infraestruturas que são as bases da composição do turismo na natureza. Reciprocamente, a educação ao ar livre gera, em seus aprendizes, o incentivo à prática de atividades na natureza, e a conscientização ambiental e turística, ao mesmo tempo que dinamiza a economia.
- Avaliação das Estratégias de Gestão de Risco no Turismo Ativo: Caso do Mergulho na praia do Tofo-Inhambane em MoçambiquePublication . Rodrigues, Maria Albertina Pinto; Completo, Fernando; Gustavo, Nuno Silvasegurança tem sido uma das componentes centrais na escolha de um destino turístico, depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001. No turismo ativo, a segurança revela-se de crucial tomando em consideração a elevada exposição a riscos que esta atividade está sujeita. O mergulho na Praia do Tofo tem sido um dos produtos turísticos muito procurados e atraentes para mergulhadores internacionais. E igualmente considerado estratégico a nível de Moçambique. O trabalho objetiva entender como são desenvolvidas as estratégias de gestão de risco no mergulho praticado na Praia do Tofo. O estudo conjuga as abordagens qualitativas e quantitativas, com recurso a metodologia baseada em inquéritos por entrevista e por questionário, dirigidos aos gestores públicos, gestores e instrutores das escolas de mergulho e turistas. Os principais resultados do estudo confirmam que as estratégias de gestão de risco são aplicadas pelas escolas com pouca intervenção do sector público, pois o mesmo não tem estruturas de suporte de segurança para a atividade. O estudo também mostrou que os turistas tem a noção da existência do risco no mergulho.
- Avaliação e gestão de risco na produção de refeições aptas para intolerâncias. Caso de estudo: unidades para produção de refeições sem glútenPublication . Catarina Neto Pinto Afonso; Brandão, Carlos Santiago; Guerra, ManuelaA prevalência das alergias e intolerâncias alimentares tem vindo a aumentar com o passar dos anos, constituindo um problema de saúde publica na nossa sociedade derivada da inexistência de uma cura para este tipo de patologias. A única forma de controlar reações adversas é a evicção do alimento em questão. O facto de certas substâncias poderem causar este tipo de reações em certos indivíduos pode impactar a sua qualidade de vida tornando se assim alvo de preocupação em todo o mundo. Em estabelecimentos de restauração a probabilidade de ocorrência de contaminação cruzada por alergénios é elevada sendo difícil assegurar que a rotulagem do produto é adequada, podendo induzir o consumidor em erro. Com o objetivo de servir refeições seguras ao consumidor foi realizada uma avaliação de risco, avaliando as condições estruturais, os pré-requisitos na unidade de produção, os conhecimentos dos colaboradores referente a boas práticas e alergénios alimentares, a qualidade microbiológica do ar e a eficácia da higienização das superfícies e alergénios alimentares. A avaliação de pré-requisitos respeitantes ao estado de conservação dos equipamentos de confeção, bancadas e utensílios evidenciou uma taxa de conformidade de apenas 30%. Existia a possibilidade de potenciais contaminações cruzadas em 20% das unidades por contatos indevidos de alimentos com os utensílios, superfícies e manipulações dos colaboradores. Apesar de todos os colaboradores apresentarem registos de formação, a mesma, não abrangia na sua maioria a temática dos alergénios alimentares. Na avaliação do conhecimento dos colaboradores (n=50), as principais lacunas identificadas foram relativas à identificação dos alergénios e à forma de eliminação dos mesmos, sendo possivel concluir que existem ainda muitas dúvidas que advêm do facto de apenas 28% dos inquiridos possuir uma formação em alergénios alimentares. Os resultados obtidos para a validação da qualidade do ar e higienização das superfícies, revelam globalmente, que 73% das amostras foram satisfatórias. De acordo com os dados recolhidos a generalidade apresenta falhas nos processos de higienização, falta de formação por parte dos manipuladores, existindo também a necessidade de incidir na reabilitação de equipamentos e aumento da periodicidade da manutenção preventiva. Com base nas avaliações realizadas foram propostas sugestões e oportunidades de melhoria, tendo em conta o objetivo de implementação de um plano de controlo de alergénios.
- Casamentos em quintas de turismo rural: os atributos do consumidor no processo de decisão e compraPublication . Deus, Pedro Henrique Loureiro Faria Guerreiro de; Costa, Gilberto Santo Cristo Soares daNos últimos anos as quintas rurais que, originalmente desempenhavam apenas um papel no sector primário e tantas vezes de cariz estritamente familiar, têm vindo a ser exploradas como espaço e/ou venue para a realização de eventos, tais como arraiais, reuniões de negócios ou de formação relacionadas com a actividade empresarial ou para a realização de diferentes cerimónias, entre as quais se destacam os casamentos no seu todo, ou apenas do copo de água a eles associado. Na presente investigação procurou-se perceber quais as principais motivações de um indivíduo que o levam a decidir por realizar o seu casamento numa quinta rural. Nesta, como forma de enquadramento, são abordados os diversos conceitos do sector do turismo interligando-os com o segmento dos eventos. No decurso da pesquisa bibliográfica, foi possível notar que o segmento dos casamentos, em muitos países, tem vindo a contribuir positivamente para a economia nacional, o que legitimou a introdução do conceito de turismo de casamento. Portugal, não é excepção e tem vindo a registar uma crescente procura de espaços alternativos para a realização de casamentos, à qual não será alheia a riqueza da oferta que tem vindo a ser preparada, de uma forma diferenciada, associada ao “saber receber” que lhe são próprios. Contudo, a oferta poderá não ficar restrita ao mercado interno, assim saibam os agentes envolvidos promover, no estrangeiro, esta riqueza potencial. Por recurso a um inquérito lançado a nível da rede social Facebook, foram inquiridos casais portugueses, que haviam celebrado ou pensavam vir a celebrar o seu casamento numa quinta rural, quanto às motivações que os levaram ou levavam a escolher um espaço desta natureza para a celebração e/ou copo de água do seu casamento. Como resultado deste inquérito foi possível apurar duas ordens de factores como os principais: factores económicos e factores geográficos. De facto, a riqueza da oferta, no que à diversidade de experiências diz respeito, o custo dessa oferta e o espaço geográfico apelativo, contribuem decisivamente para a escolha final. Os factores social e tecnológico também revelaram ter alguma importância no processo de decisão, visto que, não só, em muitos casos, se haviam consultado amigos e familiares, como também publicações de fotos e/ou vídeos, de quintas rurais, como parte desse processo.
- A competitividade dos destinos turísticos pela ótica do mercado emissor francêsPublication . Fonseca, Ariana Veloso da; Costa, Ana Rita de Deus Rocha Alves Peres da; Gustavo, Nuno SilvaO setor do turismo tem-se difundido por todo o mundo, ganhando importância para as economias nacionais e regionais. Num mundo global, a competitividade entre os destinos turísticos rege-se pela capacidade de atrair o maior número de turistas, satisfazer as suas necessidades, desenvolver-se de um modo sustentável sem entrar em desequilíbrio com o estilo de vida da população residente. Entender quais são os fatores determinantes para a eleição de um destino é crucial para a sua gestão e proporcionar aos turistas uma experiência turística memorável. Também é necessário monitorizar os acontecimentos e eventos que afetam os destinos turísticos com ofertas semelhantes, de modo a controlar a concorrência. Ao fim de 6 meses a colaborar com a Equipa do Turismo de Portugal I.P. em Paris, verificou-se a necessidade de explorar melhor o comportamento e preferências do mercado francês em Portugal, bem como avaliar a competitividade do país face aos principais destinos concorrentes: Espanha, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Foi desenvolvido um modelo de competitividade, baseado nos modelos de Crouch e Ritchie (2003) e Dwyer e Kim (2003), com os indicadores que mais influenciam o mercado francês nas suas viagens outbound. Recorreu-se a fontes secundárias, como os relatórios das Organizações Nacionais de Turismo (ONT) de cada país sobre o mercado francês e a dados estatísticos, e realizou-se uma entrevista estruturada exploratória aos dois peritos da Equipa de Paris para reunir o máximo de informação sobre o mercado. A maior limitação do estudo deveu-se à falta de informação objetiva e medidas claras para aplicar o modelo de competitividade. Classificou-se a importância dos indicadores nos países em confronto e, por fim, os resultados obtidos foram comparados com os valores do Travel & Tourism Competitiveness Index (TTCI), verificando-se algumas semelhanças e diferenças entre as perceções dos franceses e as classificações globais do Índice. Perante a análise comparativa entre os cinco destinos e segundo os indicadores avaliados, concluiu-se que os destinos mais competitivos, na ótica do mercado francês, por ordem decrescente são: Espanha, Portugal, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha. Estes resultados diferem da ordem encontrada pelo World Economic Forum (WEF), apenas Espanha foi considerado o principal destino turístico dos franceses nos dois estudos.