IUM - Dissertações de Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa
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Browsing IUM - Dissertações de Mestrado em Ciências Militares - Segurança e Defesa by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Os contributos do e-learning para o sistema de formação da Guarda Nacional RepublicanaPublication . Ferreira, Luís Miguel Gomes; Bessa, Fernando José da Conceição; Guedelha, MárioAs pessoas, como o recurso mais valioso das organizações, carecem de formação adequada para o desempenho das suas tarefas. Pelo conjunto de potencialidades e benefícios pedagógicos, o e-Learning representa, não só ao nível dos aspetos de gestão pedagógica, administrativa e organizacional dos cursos, uma melhoria dos sistemas de formação das organizações. Com a elaboração do presente trabalho pretende-se analisar os contributos do e-Learning para o Sistema de Formação da Guarda Nacional Republicana (SFGNR). Para que as organizações potenciem as mais-valias das metodologias da formação sustentada em tecnologia devem assumir opções estratégicas que valorizem e definam a sua implementação de acordo com o referencial pedagógico definido para a formação online. A qualificação específica dos recursos humanos afetos aos sistemas de formação, a par da sustentação tecnológica, são os dois principais vetores que garantem a implementação e sustentação do e-Learning. Esta investigação seguiu um raciocínio indutivo e um desenho de pesquisa de estudo de caso assente numa estratégia qualitativa. Para o efeito, foi efetuada uma rigorosa análise documental que, associada às evidências obtidas através das entrevistas semiestruturadas realizadas a especialistas intervenientes na matéria, permitiu formular as necessárias conclusões e recomendações. A eficácia e eficiência do SFGNR estarão diretamente ligadas à forma como a instituição se preparou para adotar esta metodologia com base nas lições identificadas dos contributos do e-Learning para o SFGNR.
- Uma estratégia digital para as Forças Armadas PortuguesasPublication . Alves, Ernesto António de Jesus; Costa, Pedro Miguel da Silva; Rei, Filipe da RochaA evolução tecnológica constitui-se como um catalisador de novas ameaças, oportunidades e desafios para a Segurança e Defesa, num ambiente multidomínio, tornando-o mais contestado e imprevisível. Paralelamente, as tecnologias disruptivas conexas à eficácia e eficiência, fazem da Transição Digital uma prioridade para a relevância das organizações na era digital. A presente investigação visa desenvolver contributos para a formulação de uma estratégia digital para as Forças Armadas portuguesas que responda aos desafios deste novo ambiente estratégico. Para tal, a investigação centrou-se num raciocínio indutivo, seguindo uma estratégia qualitativa e uma pesquisa interpretativa, assente na análise documental e em dados recolhidos de questionários e entrevistas nas Forças Armadas. Os resultados obtidos permitiram concluir, que o produto operacional deve assentar em capacidades geradas, assentes na arquitetura, nos dados e na interação homem-máquina. Paralelamente, é essencial uma mudança de cultura assente no digital, a par da otimização de processos, permitindo melhorar o produto operacional, através de uma abordagem digital para que o processo de decisão seja mais rápido, ágil e mais bem informado num ambiente multidomínio. Resultante da análise ao ambiente estratégico foram deduzidos objetivos estratégicos e linhas de ação estratégicas, como medidas essenciais na formulação de uma estratégia digital nas Forças Armadas portuguesas.
- Influência da formação militar de carreira no desenvolvimento de competências dos militares das Forças Armadas portuguesasPublication . Loureiro, Nuno Alberto Rodrigues Santos; Fachada, Cristina Paula de AlmeidaEste estudo avaliou o impacto da formação militar de carreira no desenvolvimento das competências de 663 oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas portuguesas. Utilizando uma abordagem quantitativa, os resultados revelaram que, pese embora o impacto da formação no desenvolvimento das competências varie entre as categorias, os ramos e cursos frequentados, os militares percebem-na como positivamente impactante sobre a transferência de aprendizagens para o local de trabalho. Em geral, os militares estão motivados para a formação, mas percebem deficiências no desenho de transferência e no clima de suporte à transferência. Neste âmbito, as evidências revelaram ainda que melhorias nesses fatores (que neste estudo são igualmente apresentadas) estão diretamente correlacionadas com uma maior transferência das aprendizagens para o trabalho, com a perceção de desenvolvimento de competências a desempenhar um papel mediador nessa relação. Globalmente, a formação militar de carreira é vista como crucial, ainda que com impacto variado (desde limitado a moderado) na preparação dos militares – especialmente no desenvolvimento das competências percebidas como mais relevantes para as suas funções – e a perceção de desenvolvimento de competências está relacionada com uma maior disposição para transferir essas competências para o local de trabalho.