IPC - ESTGOH - Dissertações de Mestrado
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Browsing IPC - ESTGOH - Dissertações de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- Avaliação de riscos psicossociais e efeitos na saúde dos trabalhadores na indústria transformadoraPublication . Dias, Andreia Remédios Correia; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesA importância de fatores psicossociais para a saúde do trabalhador tem sido cada vez mais reconhecida. As mudanças nas organizações, os atuais processos de globalização e a exposição aos riscos psicossociais tornaram-se mais frequentes e intensos, sendo conveniente e necessário, a sua identificação, avaliação e controlo com a finalidade de evitar os riscos associados à saúde e segurança no trabalho. O número de horas que as pessoas são obrigadas a trabalhar, o trabalho por turnos, a sobrecarga de trabalho mental e físico, a insegurança laboral, entre outros, são riscos que têm uma influência generalizada na saúde física e mental. O impacto do trabalho nos problemas da saúde mental pode ter graves consequências para os indivíduos, assim como para a produtividade das organizações. Este estudo teve como objetivo analisar a perceção dos trabalhadores, de uma empresa da indústria de artigos plásticos para a construção, sobre os riscos psicossociais relacionados com o trabalho. A amostra foi constituída por 111 trabalhadores, de um total de 250 trabalhadores (44%) do setor da Produção. Como instrumento utilizou-se o Copenhagen Psychosocial Questionnaire (COPSOQ II, versão longa). Considerouse como variável dependente o stress e como variáveis independentes as exigências quantitativas, cognitivas e emocionais, a insegurança, o conflito trabalho/família e o conflito laboral. O presente estudo evidenciou que os trabalhadores se encontram numa situação moderada de exposição a riscos psicossociais, sendo que as variáveis que mais contribuíram para o stress foram as exigências e o conflito trabalho/família. Implicações do estudo são discutidas no âmbito da prevenção dos riscos psicossociais neste tipo de organização.
- Avaliação dos riscos psicossociais na indústriaPublication . Paredes, Elisabete Simões; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesA conciliação entre o trabalho e a vida pessoal é um assunto complexo e cada vez mais difícil de gerir. As exigências profissionais tendem a ser cada vez maiores e o tempo para a família, lazer e descanso torna-se cada vez mais escasso. Este estudo pretendeu avaliar a presença de possíveis fatores de riscos psicossociais, em particular a existência de conflito entre trabalho e família, nos trabalhadores afetos às linhas de montagem, com horário por turnos, na empresa XIS1. Procurou-se, também, proporcionar um melhor conhecimento sobre o modo como algumas exigências e recursos, do contexto de trabalho, contribuem como possíveis preditores do conflito trabalho-família. Recorreu-se ao COPSOQ II (versão longa), que é um dos instrumentos reconhecidos internacionalmente para avaliar riscos psicossociais em contexto laboral. Obtiveram-se 120 respostas, no entanto, nove foram consideradas inválidas. 92 questionários foram respondidos por mulheres e 19 por homens. O estudo permitiu concluir que os principais preditores do conflito trabalho-família são, por um lado, a nível das exigências de trabalho, o ritmo, a quantidade, o fator emocional e o sentimento de (in)justiça, e por outro lado, a nível dos recursos, apenas a variável recompensas contribui para diminuir este conflito. Os resultados obtidos foram discutidos no âmbito dos estudos sobre o conflito trabalho-família sendo também apresentadas algumas linhas de orientação para a ação que a organização poderá vir a adotar. Palavras-chave: riscos psicossociais; conflito trabalho-família; trabalho exigências-recursos
- A comunicação na Câmara Municipal da Lousã na era digital – a constituição de uma sala de imprensa virtualPublication . Carvalho, Ana Carolina Tomás; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões PiresO presente trabalho tem como finalidade a descrição das atividades realizadas e a experiência adquirida no âmbito do estágio curricular efetuado no gabinete de comunicação na Câmara Municipal da Lousã. Os avanços nas tecnologias de informação disponibilizam ferramentas essenciais na dinamização e inovação da área da comunicação. Assim, neste trabalho é demonstrado a importância de uma Sala de Imprensa Virtual no site da Câmara Municipal da Lousã. Neste sentido, pretendeu-se identificar os públicos-alvo da Autarquia e a forma como é feita a comunicação por parte desta, com a finalidade de criar uma Sala de Imprensa Virtual que vá ao encontro das necessidades do Município. Este projeto visou demonstrar a necessidade de um espaço que permita à Autarquia ser a emissora direta de conteúdos informativos, que dinamize os seus canais de comunicação e que capte e atraia os seus públicos-alvo para uma maior participação e interação. Além disso, é um espaço que possibilita a criação e manutenção de relações com os meios de comunicação.
- Decisões da estrutura de capitais das PME´s do setor de turismo da região centroPublication . Machado, Paula Gabriela de Sousa; Mendes, Sílvia Margarida DinisO artigo de Modigliani e Miller(1958) referente a irrelevância da estrutura de capital originou o surgimento de diversos modelos teóricos, nomeadamente a teoria do Trade-Off e da Peckinbg Order. Dessa forma, o presente estudo tem como principal objetivo identificar os determinantes da estrutura de capital das PME´s do setor de turismo da região centro em Portugal. Para se dar resposta a este objectivo, o método estatístico utilizado foi o modelo econométrico de regressão linear, recorrendo a uma amostra de 606 PME´s do setor do turismo da região centro, para um período de análise entre 2011 a 2018. O setor do turismo foi escolhido devido quer à sua importância na economia portuguesa, e quer ao facto de não ter vindo a ser muito estudado, particularmente na região centro. Na análise dos determinantes das decisões de estrutura de capital utilizámos como variáveis explicativas a rendibilidade, a tangibilidade dos ativos, a dimensão, a lliquidez geral,outros benefícios fiscais para além da dívida, risco e idade das PME´s. Os resultados sugerem que todas as variáveis são determinantes do endividamento total. Os resultados obtidos indicam que as decisões de estrutura de capitais das PME´s do setor do turismo da região centro seguem com maior proximidade os pressupostos da teoria da Pecking Order, mas podem seguir os pressupostos da teoria do Trade-Off. Podemos concluir, que as PME´s em primeiro lugar financiam-se com lucros retidos, de seguida recorrem ao financiamento externo e por último, recorrem ao aumento de capital
- O ecossistema de uma incubadora na região interior de Portugal - estudo de caso da incubadora / BLC3Publication . Brito, Hélder Diogo Gonçalves de; Coelho, Paula Cristina Mendes dos SantosA presente tese de mestrado tem como objetivo analisar o ecossistema de uma incubadora de empresas na região interior de Portugal, pelo estudo de caso da Incubadora|BLC3, pertencente à BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Oliveira do Hospital, sendo objetivo do estudo perceber o contributo desta incubadora na região, os benefícios que faculta às empresas/projetos incubados, assim como, o contributo das empresas para a economia regional e nacional, pela análise de informação económica e social. Metodologicamente, esta investigação desenvolveu duas abordagens complementares: a revisão bibliográfica, na análise teórica, e o estudo de caso, na análise prática. A revisão bibliográfica proporcionou uma visão abrangente de investigações científicas no âmbito do empreendedorismo e startups, bem como das incubadoras de empresas. Foi possível constatar o contributo desta incubadora de empresas para a região em que se insere, onde 21 das empresas incubadas geraram nos anos de 2013 a 2017, cerca de 3,5 Milhões de Euros em volume de negócios, com a criação de 43 postos de trabalho. Estes resultados assumem elevada relevância no contexto da região, pois tratam-se de empresas constituídas, na sua maioria, há menos de 5 anos, cuja atividade tem permitido a criação de diversos postos de trabalho e a geração de riqueza para a região de forma direta e indireta, pelas contribuições e impostos fiscais, e pela deslocação destes recursos humanos para o concelho de Oliveira do Hospital.
- Os efeitos da diversidade de género do conselho de administração no desempenho das caixas de crédito agrícolasPublication . Cruz, Luis MIguel de Almeida Marques da; Oliveira, Paulo José Duarte deA temática do Corporate Governance é relativamente recente, contudo o conceito associado a este tema já remonta a alguns anos, tendo o ponto de partida sido gerado pela relação entre a propriedade e a gestão, sendo atualmente é definido por um conjunto de boas práticas que definem como uma empresa deve ser gerida e controlada, tendo como objetivo a melhoria do seu desempenho. A generalidade das Caixas Agrícolas adotou como modelo de Corporate Governance , o modelo latino, que é constituido por 3 orgãos, a Assembleia Geral, o Conselho de Administração e Conselho Fiscal, caso inclua Revisor Oficial de Contas. Este trabalho irá versar sobre um aspeto muito particular Corporate Governance, o conselho de administração , nomeadamente a sua constituição . A diversidade de género encontra-se na agenda política e social , existindo uma pressão para a efetividade de igualdade de oportunidades para homens e mulheres,como consequência, verifica-se um gradual aumento da presença do género feminino nos conselhos de administração, contudo, a realidade ainda nos mostra que tradicionalmente o papel de gestor encontra-se reservado ao género masculino. Assiste-se a um esforço europeu no sentido de diminuir a desigualdade de género, de modo a garantir que 40% dos cargos de administração não executivos das empresas cotadas sejam preenchidas por mulheres até 2020. Também se tem assistido a esta evolução no SICAM, embora sendo ainda em número reduzido, a representatividade das mulheres nos conselhos de administração entre 2014 e 2018 duplicou.No contexto atual , tornou-se pertinente estudara realidade do Crédito agrícola, num momento em que também neste domínio se assiste a uma transformação , com a entrada das mais mulheres para conselhos de administração das Caixas de Crédito Agrícolas.Este trabalho terá como objetivo perceber se existe alguma diferença em termos de desempenho, nomeadamente, na rentabilidade e no risco, entre caixas com diversidade de género na composição do Conselho de administração e as caixas sem diversidade de género. O resultado do estudo indica alguma influência da diversidade de género do conselho de administração no desempenho das Caixas Agrícolas, não é absoluto que o seja em toda a sua dimensão.
- Os efeitos do uso compulsivo e da ansiedade no envolvimento nas redes sociaisPublication . Cruz, Sandra Cristina de Almeida Marques da; Santo, Pedro Manuel EspíritoCom o aparecimento das redes sociais e as novas técnicas de marketing a forma de viver online modificou. O utilizador já não precisa de procurar informação, esta aparece vinda do nada. Esta nova era também veio alterar o comportamento do consumidor, levando-o a ser mais presente, mais participativo, mais opinativo, como tal mais influenciador. Cada vez mais as pessoas se envolvem nas redes sociais, expondo-se cada vez mais, interagindo cada vez mais, pois a sua forma interativa, cativa o utilizador, tornando-os, muitas vezes, utilizadores compulsivos, com necessidade de serem aceites pelos outros utilizadores, fazerem parte das suas vidas, de criarem novas amizades. Os dispositivos móveis contribuem para o aumento deste fenómeno, pois permitem que as pessoas estejam ligadas a este mundo virtual vinte e quatro horas por dia. Porém a enorme quantidade de informação que chega ao utilizador, pode ter o efeito contrário ao pretendido, pois da informação recebida, para além daquela que o utilizador tem interesse, também recebe informação que não é do seu interesse, sobrecarregando-o com informação. Como consequência há todo um comportamento provocado no utilizador das redes sociais que vai influenciar também a forma como a publicidade é vista e sentida por ele. Este trabalho de natureza causal seguiu uma metodologia quantitativa de características transversais, para o qual se recolheram dados de uma amostra composta por 208 indivíduos, a fim de estimar um modelo proposta através do método de mínimos quadrados parciais (PLS). A finalidade deste trabalho é perceber de que forma as redes sociais influenciam o utilizador e como o utilizador vê a publicidade e qual será o comportamento do consumidor face à publicidade nas redes sociais, para que as empresas direcionem a publicidade de forma mais eficiente. Este estudo encontrou uma relação e efeitos significativos entre o uso compulsivo, a fadiga e a ansiedade no uso das redes sociais.
- Gestão de Marcas TerritoriaisPublication . Lobo, Raquel Margarida Moura Magalhães Madeira; Morais, João Daniel Faria GomesO Turismo é um dos fenómenos mais significativos no mundo contemporâneo, não só pelas diversas atividades que a ele estão agregadas, como também pela influência que exerce na esfera económica, social, política e ambiental em locais de todo o mundo. Inerente à expansão do turismo está uma outra realidade paralela, a mudança associada à forma como os destinos comunicam a sua proposta de valor e que pressupõe, em simultâneo, transformações no processo de decisão por parte dos consumidores. No nosso estudo, pretendemos analisar como a abordagem de marketing de destinos turísticos é delineada atualmente, procurando entender como a gestão de marcas neste domínio atua como uma visão fortemente impulsionadora no sentido em que potencia o seu valor, através da construção de uma identidade diferenciadora. Esta identidade é transmitida através da comunicação, que se afirma como imperativa devido à potencialidade que tem na forma como consegue projetar os destinos turísticos, que recorre cada vez mais ao apelo dos sentidos, tendência essa transversal tanto na esfera das marcas, como na esfera do turismo. Constata-se, por isso, uma mudança paradigmática em várias frentes de análise. Depois de uma reflexão teórica, sucede-se um estudo de caso que incide sobre a estratégia de marketing de um destino português de êxito: a Ilha da Madeira. Pretende-se averiguar como está a atuar um dos mais consolidados destinos nacionais no domínio da gestão da marca destino turístico. De modo geral, conclui-se que este destino implementa uma gestão orientada para o turista, para o reforço da definição de uma identidade diferenciadora e que é projetada tendo em consideração as mudanças dos padrões comunicacionais, em concreto através do meio online. Para além disso, constata-se a importância da implementação de uma visão holística na gestão da marca do destino turístico Madeira, no sentido de potenciar a experiência global do turista.
- A importância do eWOM na intenção de compra dos consumidores que utilizam plataformas de e-commercePublication . Santos, Anabela Sofia Gomes dos; Santos, Nuno Miguel Fortes FonsecaHoje em dia, são cada vez mais os consumidores que procuram informação adicional acerca de produtos e serviços, na tentativa de reduzir todas as incertezas e possíveis riscos associados ao e-commerce. Desta forma, os blogues e o electronic word of mouth têm assumido um papel fundamental neste campo ainda pouco explorado. Esta dissertação tem como objetivo primordial o de preencher uma lacuna na literatura, uma vez que ainda existem poucos estudos associados a este tema, principalmente em Portugal. Assim, este estudo começa com uma revisão da literatura sobre as temáticas mais relevantes, seguindo-se com a elaboração de um modelo explicativo com cinco constructos: eWOM, qualidade percebida, risco percebido, confiança e intenção de compra. Após a elaboração do modelo explicativo seguiu-se a validação deste, recorrendo a um estudo quantitativo, através de um questionário online. Este questionário resultou numa amostra válida de 186 inquiridos, da qual posteriormente foi realizado tratamento estatístico, recorrendo a técnicas como a análise de componentes principais e a análise de regressão linear Este estudo permitiu confirmar o impacto positivo do eWOM, da qualidade percebida e da confiança na intenção de compra online. Contudo, não foi verificado o impacto negativo do risco percebido na intenção de compra, como tinha sido previsto. Tendo em consideração que este é um tema ainda pouco explorado e estudado em Portugal, esta dissertação visa dar o seu contributo à investigação académica mas, também, às organizações que possam reconhecer uma mais valia no eWOM dos blogues como ferramenta de marketing.Hoje em dia, são cada vez mais os consumidores que procuram informação adicional acerca de produtos e serviços, na tentativa de reduzir todas as incertezas e possíveis riscos associados ao e-commerce. Desta forma, os blogues e o electronic word of mouth têm assumido um papel fundamental neste campo ainda pouco explorado. Esta dissertação tem como objetivo primordial o de preencher uma lacuna na literatura, uma vez que ainda existem poucos estudos associados a este tema, principalmente em Portugal. Assim, este estudo começa com uma revisão da literatura sobre as temáticas mais relevantes, seguindo-se com a elaboração de um modelo explicativo com cinco constructos: eWOM, qualidade percebida, risco percebido, confiança e intenção de compra. Após a elaboração do modelo explicativo seguiu-se a validação deste, recorrendo a um estudo quantitativo, através de um questionário online. Este questionário resultou numa amostra válida de 186 inquiridos, da qual posteriormente foi realizado tratamento estatístico, recorrendo a técnicas como a análise de componentes principais e a análise de regressão linear Este estudo permitiu confirmar o impacto positivo do eWOM, da qualidade percebida e da confiança na intenção de compra online. Contudo, não foi verificado o impacto negativo do risco percebido na intenção de compra, como tinha sido previsto. Tendo em consideração que este é um tema ainda pouco explorado e estudado em Portugal, esta dissertação visa dar o seu contributo à investigação académica mas, também, às organizações que possam reconhecer uma mais valia no eWOM dos blogues como ferramenta de marketing.
- Motivação no trabalho e Work-Life Balance:um estudo com jovens profissionaisPublication . Quinteira, António Jorge Alves Ferreira; Andrade, Maria Cláudia Perdigão Silva MendesA conjuntura socio económica atual de crise na Europa, e em particular em Portugal, tem conduzido a uma contenção de orçamento por parte das organizações. Sempre com o objetivo de alcançar metas económicas favoráveis, mas mantendo o mesmo nível de produtividade, é reduzido o número de colaboradores, levando esta situação a uma sobrecarga laboral. Face aos elevados índices de desemprego, nomeadamente de jovens, acaba por existir uma sujeição ao trabalho precário. Práticas que visem a harmonia entre a vida pessoal e profissional não são implementadas pelas empresas, provocando uma desmotivação por parte dos indivíduos e, consequentemente, a baixos níveis de produtividade. Sucede deste modo, a pertinência do presente estudo, tendo como objetivo descrever o estado atual da perceção dos jovens profissionais no que concerne ao work-life balance e à motivação no trabalho. O presente estudo, de natureza exploratória, com recurso a um questionário on-line e com uma amostra de 81 jovens profissionais, dá conta que existe um nível, moderado, de conflito entre a vida familiar e profissional. Os jovens percecionam que o trabalho afeta a sua vida pessoal negativamente, dificultando a articulação entre as esferas da sua vida admitindo, de um modo significativo, a falta de comparência em atividades familiares devido ao labor. Compreende-se, portanto, que é essencial a implementação de boas práticas de conciliação entre as duas esferas, de acordo com as necessidades dos colaboradores, visando um aumento do nível de satisfação e, consequentemente, maior desempenho nas organizações.