AFA - Academia da Força Aérea
Permanent URI for this community
A Academia da Força Aérea, criada em 1978, é um Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar onde são formados os Oficiais do Quadro Permanente da Força Aérea, nas especialidades de Pilotagem Aeronáutica, Eng.ª Aeronáutica, Eng.ª de Aeródromos, Eng.ª Eletrotécnica e Administração Aeronáutica. O Ensino aqui ministrado visa preparar os futuros Oficiais com as competências técnicas para GERIR, OPERAR e MANTER os Sistema de Armas tecnologicamente sofisticados e complexos, mas também com as competências únicas de COMANDAR, de saber conduzir os outros, mesmo nas condições mais adversas, para o cumprimento das missões que lhes forem atribuídas.
www.academiafa.edu.ptBrowse
Browsing AFA - Academia da Força Aérea by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Psicologia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A influência da satisfação na intenção de saída dos oficiais da especialidade Piloto Aviador da Força Aérea PortuguesaPublication . Jesus, Pedro; Palma, Patrícia; Farinha, AnaEsta investigação tem como objetivo estudar a relação entre a satisfação e a Intenção de Saída dos Pilotos Aviadores da Força Aérea Portuguesa (FAP). Foi também simultaneamente averiguado o nível de satisfação dos indivíduos em estudo , assim como a Intenção de Saída dos mesmos. A amostra deste estudo, recolhida por conveniência consiste em 113 indivíduos, o que corresponde a cerca de 56,8% da população existente. Foi utilizada uma metodologia quantitativa mista de recolha de dados, utilizando um inquérito por questionário para a obtenção destes. O instrumento utilizado baseia-se no utilizado por Sullivan (1998) na sua tese sobre a Intenção de Saída dos pilotos da marinha norte americana, tendo no entanto sido adaptado ao contexto da FAP. Foi utilizado o programa estatístico SPSS no tratamento dos dados quantitativos, e efetuada uma análise de conteúdo às perguntas qualitativas existentes. Concluiu-se que os inquiridos se encontram na sua maioria insatisfeitos, sendo que 31,9% dos inquiridos deseja sair da FAP assim que terminar o período mínimo obrigatório de acordo com o EMFAR, 62,8% estão de momento indecisos e 5,3% não desejam sair. No caso dos 31,9% de indivíduos que desejam sair após terminar o período mínimo obrigatório, 55,6% correspondem a pilotos pertencentes às esquadras 751 e 502. No caso dos indivíduos indecisos, dos 62,8%, 45% não tenciona permanecer na FAP até atingir a reserva. Concluiu-se também que os fatores com maior capacidade preditiva da Intenção de Saída dos Pilotos Aviadores da FAP, são por ordem decrescente a satisfação global, o nível de realização pessoal no trabalho e a satisfação com a qualidade de apoio dada pela chefia. Por fim verificou-se que existem diferenças entre os vários tipos de missão, sendo que os indivíduos mais satisfeitos são por ordem decrescente os indivíduos que desempenham as missões de caça, instrução, pilotos ainda não colocados, transportes e vigilância marítima e por fim busca e salvamento. Os que apresentam a Intenção de Saída mais elevada, seguem a ordem anterior inversa. As contribuições do estudo para a literatura reforçam a importância da Satisfação no Trabalho como preditor da Intenção de Saída dos pilotos militares, salientando, contudo, a importância da população em estudo para identificar fatores específicos explicativos da Intenção de Saída. São também apresentadas no decorrer deste estudo as suas limitações assim como recomendações para investigações futuras.
- A influência dos Big Five e da resiliência no desempenho dos alunos da Academia da Força Aérea PortuguesaPublication . Maria, Tomás; Palma, Patrícia; Farinha, AnaA literatura tem apontado a Personalidade como um importante preditor do desempenho. Esta investigação tem como objetivo compreender se existe influência dos Cinco Fatores da Personalidade e da Resiliência no Desempenho Académico, Físico e Militar nos alunos da Academia da Força Aérea (AFA). Paralelamente tenta-se identificar as dimensões da Personalidade (Big Five) e da Resiliência preditivas do Desempenho Académico, Físico e Militar dos alunos da AFA, perceber se a resiliência aumenta com a antiguidade dos alunos como também verificar se existem diferenças nos Cinco Fatores da Personalidade ao longo dos anos de curso. A amostra consiste em 77 alunos, com a idade máxima de 29 anos e uma mínima de 18 anos, perfazendo o total do universo populacional dos alunos da AFA no ano letivo de 2016/2017. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, utilizando o Inquérito por Questionário como fonte para a obtenção dos dados. Foram utilizados dois instrumentos. O instrumento referente à Personalidade foi baseado no Modelo dos Cinco Fatores de Hutz et al (1998) que posteriormente foi reduzido para apenas 25 adjetivos divididos (Filho et al., 2012) em 5 subescalas (Extroversão, Amabilidade, Conscienciosidade, Neuroticismo e Abertura à Experiência). Relativamente ao instrumento da Resiliência baseia-se na Resilience Scale (RS) de Wagnild e Young (1993), tendo sido adaptada para a cultura portuguesa por Felgueira, Festas e Vieira (2010). Esta investigação conclui que a Conscienciosidade e a Resiliência são preditores do Desempenho Académico dos alunos da AFA, mais especificamente o item 11 – Dedicada dos Big Five, o item 4 (Manter-me interessado nas atividade do dia-a-dia é importante para mim) e o item 12 (vivo um dia de cada vez). De entre os modelos testados, o modelo que integra os itens 4 e 12 da Resiliência revelou-se um melhor modelo explicativo. Relativamente ao Desempenho Militar verificou-se que a Conscienciosidade e o Neuroticismo são os fatores que predizem o Desempenho Militar sendo que os itens preditores são o item 11 – Dedicada (Conscienciosidade) e o item 18 – Insegura (Neuroticismo). Na Resiliência verificou-se que o item 8 (Sou amigo de mim próprio), o item 12 (vivo um dia de cada vez), o item 17 (A confiança em mim próprio ajuda-me a lidar com situações difíceis) e o item 21 (A minha vida tem sentido) são preditores do Desempenho Militar. Os itens 11 – Dedicada e 18 – Insegura consideram-se o melhor modelo explicativo. Com esta investigação foi possível confirmar algumas conclusões verificadas noutros estudos referentes a esta temática. Com isto, é possível certificar estas conclusões na realidade da AFA. Para além da confirmação de algumas conclusões de outros estudos, foi possível verificar que os níveis de resiliência não aumentam com a antiguidade dos alunos, o que não vai ao encontro ao que deveria ser esperado. Verificou-se também que os níveis de Resiliência não têm influência no desempenho dos alunos, o que mais uma vez não vai ao encontro do esperado. A investigação termina com as limitações e as direções futuras.