ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão
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Browsing ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- O Acesso à Profissão de Contabilista CertificadoPublication . Curião, Maria de Fátima; Borrego, Ana; Tavares, NunoEste projeto trata-se de um estudo de caso, que tem como objetivo principal identificar o nível de (in)sucesso no exame de acesso à profissão de Contabilista Certificado. A população-alvo são os licenciados em Gestão – Ramo de Contabilidade, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Portalegre, dos anos 2014/2015 a 2018/2019. Trata-se de um estudo com recolha de dados por questionário on-line, o qual esteve ativo durante, aproximadamente, 4 meses (entre o dia 7 de julho de 2020 e o dia 31 de outubro de 2020). Da aplicação do questionário ao público-alvo foi possível obter 44 respostas. Do tratamento dos dados obtidos verificou-se que: a maioria dos inquiridos (54,6%) já é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Entre os que não obtiveram sucesso no exame, 35,7% pretende voltar a tentar obter aprovação, mas igual percentagem já desistiu de se propor ao exame. Em relação aqueles que conseguiram ter acesso à profissão de contabilista certificado, conclui-se que 35,1% realizou exame apenas uma vez, mas a mesma percentagem só conseguiu obter sucesso à segunda tentativa. Em relação à utilidade dos cursos de preparação, cerca de 65,4% % dos inquiridos consideram que são muito úteis ou de extrema utilidade. Em relação às variáveis que influenciam o (in)sucesso dos inquiridos no exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, foi construído um modelo com capacidade de explicar 61,7% desse (in)sucesso do público-alvo em estudo: assim, o seu sucesso está positivamente relacionado com a frequência dos cursos de preparação para o exame e o nível de preparação nas matérias de contabilidade de gestão. Já o mesmo não se aplica ao número de vezes que se propuseram a exame, no qual a probabilidade de vir a ter aprovação diminui com o aumento do número de vezes que se propõem. No entanto, não se detetou influência estatística significativa, na aprovação dos inquiridos ao exame de acesso à Ordem dos Contabilistas Certificados, da idade, género e regime de frequência de curso
- Análise da percepção do consumidor em relação aos canais de compra onlinePublication . Oliveira, Beatriz; Marques, Gastão; Arruda, DyegoOs consumidores da era digital são seres engajados que além de promover discussões, estimulam tendências e otimizam processos na busca pelas melhores experiências nos canais de compra do ambiente online. De uma forma geral, cada consumidor, além de apresentar características próprias que o tornam único num processo de decisão de compra, contribui com perspectivas que se relacionam à variáveis e elementos externos ao complexo sistema de compras, promovendo transformações que norteiam a percepção que o usuário cria em relação a um produto, serviço ou a uma marca. Assim sendo, o presente estudo teve como objetivo geral compreender como os canais de compra digitais são percebidos por diferentes perfis de consumidores. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória e qualitativa, com a condução de 15 entrevistas em profundidade com consumidores de diferentes perfis sociodemográficos residentes no Brasil, Estados Unidos e Portugal. As entrevistas ocorreram a partir de um roteiro de entrevistas elaborado com questões norteadoras. Vale dizer que as interações foram gravadas, transcritas e analisadas a partir de técnicas de análise de conteúdo. Em suma, nesse processo observou-se que os consumidores interagem com a internet promovendo múltiplas interações, interessantes trocas e o compartilhamento contínuo de dados e informações. Ademais, destaca-se o uso das redes sociais e os streamings como plataformas dinâmicas e interativas que os consumidores interagem frequentemente e criam elos significativos ao seu processo de compra. Por fim, quanto à percepção de compra dos consumidores, expressa-se a compreensão dos usuários a partir dos estímulos sensoriais que intensificam suas necessidades e interesses, as percepções de preço, promoção, qualidade, conveniência e segurança e confiança representam estruturas de valor para o processo de compra, assim como as análises da percepção dos consumidores no contexto da pandemia do Covid – 19. Em resumo, a principal suposição desse estudo é lançar luz sobre aspectos relacionados à percepção do consumidor sobre os canais de compra online, perspectiva essa tão atual perante a Pandemia do COVID-19 (SARS-CoV-2) que trouxe novas compreensões do cotidiano para as pessoas.
- O aumento das Tributações Autónomas sobre as Viaturas em IRC e o uso de mecanismos de Planeamento Fiscal: A perceção dos Contabilistas CertificadosPublication . Morganho, Catarina; Borrego, Ana ClaraCom este projeto pretende-se conhecer quais são, na perceção dos Contabilistas Certificados, os mecanismos utilizados no contexto empresarial para fazer face às elevadas tributações autónomas sobre viaturas, bem como os conselhos destes profissionais para os seus clientes/empregadores neste contexto. Neste sentido, recolhemos dados através de um questionário online aplicado aos Contabilistas Certificados nos meses de dezembro de 2017 e janeiro de 2018, a partir do qual foram obtidas 202 respostas, as quais revelaram que os conselhos que os inquiridos mais dão aos seus clientes/empregadores, de modo a que consigam diminuir o peso das tributações autónomas sobre viaturas no Imposto sobre o Rendimentos das pessoas Coletivas a pagar, passam, principalmente, pela sua substituição por viaturas menos poluentes, bem como pela tributação das viaturas mais poluentes na esfera dos funcionários; acresce que os inquiridos revelaram que os seus clientes/empregadores os pressionam para minimizar o impacto das tributações autónomas no imposto a pagar. Quanto aos mecanismos efetivamente utilizados no contexto empresarial para mitigar o efeito das tributações autónomas sobre viaturas são, principalmente, a sua alienação aos sócios, sendo posteriormente cobrados kilometros à sociedade, a aquisição de viaturas por valores inferiores aos do mercado, bem como a tributação do uso das viaturas na esfera dos funcionários
- O balanced scorecard nas PME - Estudo de caso da empresa Automóveis AlemãoPublication . Barreto, Guilherme; Mourato, JoaquimO projeto visa definir um modelo de monitorização da gestão assente na metodologia Balanced Scorecard (BSC) e avaliar a sua adequação numa pequena e média empresa (PME). Para dar resposta à questão central do projeto, estabeleceram-se os objetivos de conceber e desenvolver o BSC numa PME de comercialização e reparação de automóveis novos e usados, e de avaliar o BSC desenvolvido. Este projeto assenta num enquadramento teórico focado na gestão estratégica, na gestão de performance, na ferramenta BSC, e na ferramenta BSC nas PME, descrevendo conceitos, metodologias, indicações e recomendações, de forma a realizar a investigação. Como método de investigação é utilizado o estudo de caso e recorre-se à metodologia de Kaplan & Norton (2008), e às indicações de Fernandes, Raja & Whalley (2006) para conceção e desenvolvimento do BSC em PME. A avaliação foi realizada através de entrevista, avaliando aspetos como a clareza e adequação dos elementos do BSC. No fim são apresentadas a conclusões do estudo de caso onde é possível verificar que os objetivos de criar e desenvolver o BSC para PME, e de avaliar o BSC desenvolvido, foram alcançados com sucesso. Conclui-se que o desenvolvimento do BSC deve ser efetuado o mais simples possível e que o acompanhamento de todos os colaboradores é de elevada importância no processo
- Capacidades de seletividade e timing dos fundos de investimento mobiliário portugueses: Uma reavaliação do desempenhoPublication . Almeida, Isabel; Romacho, JoãoDepois do enquadramento teórico sobre fundos de investimento mobiliário, de uma análise sobre a sua evolução em Portugal, e da revisão da literatura no âmbito da avaliação do desempenho de carteiras de investimento, aplicou-se a uma amostra de 26 fundos de investimento mobiliários portugueses constituídos por fundos nacionais, união europeia e internacionais o modelo de Jensen (1968) como medida de desempenho global e o modelo desenvolvido por Fabozzi e Francis (1979) como medida de avaliação das capacidades de seletividade e timing por parte dos gestores. O período analisado, compreendido entre janeiro de 2002 e dezembro 2016, foi ainda subdividido em dois subperíodos de igual duração de forma a obter outras informações sobre o comportamento dos fundos. Pela aplicação da medida de desempenho global, os resultados apontam para fraca capacidade de seletividade na maior parte dos fundos. Em termos médios só os fundos nacionais superaram as expetativas de rendimento previstas, tanto no período global como nos dois subperíodos. Separando as capacidades de seletividade e timing, os gestores continuam a evidenciar fraca capacidade de seletividade. Os resultados sugerem ainda que os gestores não conseguem prever o mercado em nenhum dos períodos analisados, verifica-se mesmo evidência de reverse timing, ou seja, o nível de risco assumido quando o mercado se encontra em alta é inferior ao nível de risco assumido quando o mesmo se encontra em baixa. Existe ainda uma acentuada correlação negativa entre as componentes seletividade e timing. Estes resultados demonstram que os gestores não conseguem obter as duas capacidades em simultâneo, ou seja, quando evidenciam capacidade de seletividade, não evidenciam de timing
- Constrangimento da Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados em Municípios do Alto Alentejo, PortugalPublication . Almeida, Sara; Cameron, Helena; Carlos, HermelindaA presente investigação aborda os desafios enfrentados na implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados em Municípios localizados na região do Alto Alentejo. Inicialmente, caracteriza-se a demografia da região para compreender as condições específicas deste distrito. Desenvolveu-se um questionário aplicado aos Encarregados de Proteção de Dados (DPO) de cada município, a fim de avaliar a perceção destes quanto à implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Os principais objetivos que nortearam este estudo são: em primeiro lugar, avaliar a implementação do RGPD em Municípios do Alto Alentejo, uma zona de baixa densidade no interior do país. Em segundo lugar, pretendeu-se identificar os fatores determinantes que podem estar a influenciar o cumprimento efetivo do regulamento. Ao investigar a perceção e as práticas adotadas pelos responsáveis pela proteção de dados nos municípios da região e as características da região do Alto Alentejo, pretende-se compreender de que forma a localização geográfica possa de alguma forma impactar a aplicação do RGPD no Alto Alentejo. Pretende-se, ainda, que os resultados esperados possam vir a ter o potencial de fornecer insights para a melhoria e aprimoramento da implementação deste regulamento ao nível municipal na região do Alto Alentejo
- Contributo do planeamento estratégico e do marketing territorial no desenvolvimento de cidades sustentáveis: Proposta para a Região Autónoma do PríncipePublication . Mendes, Deolésio; José, Ana; Mourato, JoaquimConsiderando o contexto socioeconómico e ambiental atual, marcado pelas profundas alterações, muito motivado pela globalização, urge a necessidade de planear e gerir as cidades e territórios, de modo a favorecer o seu desenvolvimento sustentável. Por esta razão, o presente projeto tem por objetivo principal compreender de que forma o planeamento e o marketing estratégico territorial podem influenciar o desenvolvimento sustentável da Região Autónoma do Príncipe. Para tal, realizou-se uma análise comparativa, através da metodologia de análise de conteúdos qualitativos, entre o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, o Plano Nacional de Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e a Proposta do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região Autónoma do Príncipe, para se poder avaliar o nível de alinhamento entre estes, tendo em conta as três dimensões do quadro teórico (sustentabilidade, planeamento estratégico e marketing territorial) e as considerações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável, para consequentemente disto, traçar-se um quadro de contributos para o desenvolvimento sustentável da Ilha do Príncipe. Conclui-se que existem semelhanças e dissemelhanças entre os planos, tanto a nível da profundidade que se atribui a cada elemento analisado, como no alinhamento destes no cumprimento das orientações da Agenda2030 da ONU. No que concerne ao quadro de contributos para a ilha do Príncipe, verificou-se que planeamento estratégico apoiado nas estratégias do marketing territorial se constitui como uma mais-valia para o desenvolvimento da ilha
- Contributos da formação para os níveis de motivação e satisfação: Estudo de caso na empresa NovadeltaPublication . Guedelha, Luís; Guerra, Maria CristinaA gestão de recursos humanos (GRH) tem sofrido um crescente e exponencial interesse empresarial, devido à evidência do seu impacto na performance organizacional. Os recursos humanos – pessoas - são considerados o ativo mais poderoso e valioso de qualquer organização, e o seu desempenho é, de uma forma geral, influenciado pela formação, motivação e satisfação no trabalho. O modelo de formação das empresas é imprescindível na atualização e/ou desenvolvimento de novas competências. Neste contexto, sob o tema “Contributos da formação para os níveis de motivação e satisfação: Estudo de caso na empresa “Novadelta”, o nosso objetivo é avaliar de que forma a formação contribui para os níveis de motivação e satisfação dos colaboradores da Novadelta. A metodologia assenta no estudo de caso, aplicado à realidade da Novadelta, através da qual recolhemos informação sobre um fenómeno inserido no seu contexto real. Recorremos a diversas técnicas, como a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas exploratórias, inquérito por questionário, pesquisa e análise participativa. A recolha de informação foi feita, principalmente, através da aplicação de um inquérito por questionário, e os dados obtidos tratados de acordo com as recomendações da literatura. A nossa tese assente no argumento de que a formação contribui decisivamente para os níveis de motivação e satisfação, com repercussões diretas nos resultados do trabalho. A estrutura do projeto integra sete (7) capítulos. Na introdução definimos o contexto, o tema, os objetivos, a metodologia e a estrutura do projeto. No segundo capítulo descrevemos o enquadramento concetual e o estado da arte, sendo o terceiro capítulo dedicado à caraterização da empresa Novadelta. No quarto capítulo descrevemos as técnicas e metodologia do trabalho de campo e no quinto capítulo apresentamos os principais resultados. No sexto capítulo propomos a avaliação estratégica, e edificamos a SWOT da empresa. No último capítulo apresentamos as conclusões, sublinhando como principais conclusões, que os colaboradores da Novadelta estão muitos satisfeitos com o sistema de formação, motivados para frequentar ações de formação e demonstram elevados níveis de motivação e satisfação. Concluímos que a formação é preditor e contribui significativamente para os níveis de motivação, as condições de trabalho e a imagem organizacional são preditores da satisfação e da motivação e a formação explica de forma residual a satisfação dos colaboradores da empresa.
- Controlo de Gestão nas PME do Distrito de PortalegrePublication . Trindade, Adelino; Almeida, NicolauPerante as necessidades atuais das empresas motivadas pela globalização e consequente aumento da competitividade, e de acordo com a literatura, o controlo de gestão justifica-se pela importância que tem assumido no contributo para a gestão dos negócios e das empresas. O controlo de gestão é uma área de conhecimento que conjuga múltiplas perspetivas e domínios científicos, o que requer rigor na preparação da informação de gestão que suporta as decisões a tomar de acordo com o planeamento. Foram prosseguidos os objetivos de identificar os instrumentos para a monitorização, de verificar os aspetos estratégicos da implementação de sistemas de controlo de gestão, de identificar a tipologia de gestor e a respetiva área de formação, de verificar a utilização das práticas de controlo, de identificar os motivos que conduzem à adoção ou não do controlo de gestão, de verificar o nível de importância da formação dos gestores no controlo e de identificar o papel do gestor e as dificuldades na implementação do controlo de gestão. A metodologia utilizada foi baseada em técnicas estatísticas de análise descritiva e exploratória apoiadas num instrumento de inquérito por questionário dirigido aos gestores das empresas do distrito de Portalegre, com destaque para a análise de componentes principais para identificar as dimensões de perspetiva e os respetivos indicadores, a análise de grupos ou Clusters do perfil de empresário que permite identificar o gestor estratega, o gestor tático e o gestor operacional. Os resultados obtidos são a expressão dos objetivos atingidos com uma metodologia adequada, permitindo concluir que o tecido empresarial do distrito de Portalegre é composto por 96% de microempresas, sendo o comercio e serviços a atividade económica realizada por 71% das empresas. A tipologia de gestores é caracterizada por 49% de estrategas, 47% de táticos e cerca de 4% de operacionais. A formação superior é possuída por 59% dos gestores, dos quais cerca de 31% tem formação em gestão e 5% em economia. Conclui-se ainda que 54% das empresas possui um sistema de controlo de gestão e os gestores são movidos para o controlo de gestão pelos fatores críticos de sucesso, especialmente pela perspetiva dos clientes, tendo as perspetivas do domínio financeiro e não financeiro sido apontadas com elevado nível de importância. Os “sistemas informáticos de gestão” são a ferramenta mais preferida pelos gestores
- Crowdlending: Plataformas de financiamento colaborativo – Caracterização dos investidores em PortugalPublication . Brito, Artur; Romacho, JoãoO presente estudo tem como objetivo principal identificar e caracterizar o perfil do investidor das plataformas de Crowdlending em Portugal. Além deste objetivo, este trabalho procura também caraterizar as empresas financiadas por estas plataformas na data do presente estudo, e comparar as mesmas com as do estudo de Moura (2017), sendo estes os objetivos secundários. De forma a concretizar o primeiro objetivo, optou-se por solicitar a um grupo do Facebook onde os investidores se reúnem, o preenchimento de um inquérito. Podemos referir que a maioria destes investidores mostram tendência para se situarem na faixa etária entre os trinta e cinco e os quarenta anos, do sexo masculino, casados, residentes nos grandes distritos populacionais nacionais, com conhecimentos em informática, língua inglesa e possuidores de um curso superior, considerando-se investidores de médio risco, e procurando rentabilidades superiores para os seus investimentos. Em relação aos objetivos secundários, verifica-se que a maioria das empresas fazem pedidos pontuais na ordem dos quinze mil euros, sendo que o prazo de reembolso é, na maioria, de trinta e seis meses, o reforço de tesouraria é a sua finalidade, e localizam-se, sobretudo, nos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal. Verifica-se que nestas plataformas têm vindo a crescer exponencialmente o número de investidores e de empresas, e que a maioria destas são enquadradas no rating B-, com taxas de juros na ordem dos sete por cento