IP - ISEITA - Mestrados
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Browsing IP - ISEITA - Mestrados by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades::Artes"
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- Música em conjuntoPublication . Venda, João; Carvalho, HelenaEste Projeto de Investigação surge no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática de Ensino Supervisionada (PES), do Mestrado em Ensino de Música do ISEIT - Almada, com vista a reforçar as competências científicas necessárias para a obtenção de habilitação profissional para a docência, grau conferido pelo referido ciclo de estudos. O trabalho está organizado em duas partes, sendo que a primeira compreende o Relatório de Estágio realizado na Escola Básica e Secundária da Bemposta (EBSB), que vai desde a caracterização da escola até à descrição das atividades desenvolvidas de acordo com as dimensões da ação docente (CCAP, 2010). A segunda parte reservou-se inteiramente para o Projeto de Investigação. Objetivou-se então que fosse estabelecida uma ligação da prática pedagógica com o Projeto de Investigação desenvolvido. O Projeto de Investigação em si teve como principal objetivo aferir se a música em conjunto, executada entre o professor e aluno, numa aula individual poderia ser assumida como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.
- A perceção de pais e professores sobre o acompanhamento parental em estudantes de músicaPublication . Duro, Alexandra; Silva, LuísEste presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música, que a autora se encontra a realizar, do Instituto de Estudos Interculturais e Transdisciplinares, do Instituto Piaget Almada, no ano letivo 2016/2017. Após a experiência de estágio, foi sentida a necessidade de perceber o acompanhamento parental face às várias atividades que integram esta parte do mestrado. Verificou-se que existe uma relação, após revisão de literatura, entre o acompanhamento parental e o sucesso escolar. Deste modo, pretendeu-se estudar a perceção dos pais/encarregados de educação e dos professores quanto ao acompanhamento parental. Foram inquiridos 179 professores e 53 encarregados de educação (EE) tendo sido aplicados os dois Questionários de Envolvimento Parental na Escola, versão para professores e para pais, respetivamente. No grupo dos encarregados de educação, na subescala 2 e subescala 4 verificou-se diferenças entre as idades dos alunos e entre os graus dos mesmos, não tendo sido encontradas diferenças no grupo dos professores. Desta forma verificou-se que o acompanhamento parental, nas subescalas mencionadas, tem mais relevância para os pais/encarregados de educação