IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing
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O IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing - é uma instituição de ensino superior politécnico não integrado, privada, dotada de autonomia científica, pedagógica e cultural. Foi fundado em 1984 e oferece formação no 1º e 2º ciclos do Ensino Superior com Licenciatura em Gestão de Marketing, Mestrado em Gestão de Marketing e Mestrado em Design Management. São ainda lecionadas várias Pós-Graduações. Está localizado nas cidades do Porto e Lisboa.
Desde 2015, o IPAM integra a Laureate International Universities, o maior grupo mundial de ensino superior, que tem a missão de oferecer educação superior com um enfoque multicultural. Fundada em 1988, a Laureate detém mais de 80 instituições em 29 países e online, integrando mais de um milhão de estudantes e mais de 70 mil colaboradores.
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Browsing IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- A importância da adaptação cultural ao mercado Chinês na estratégia de marketing: aplicação ao caso fast foodPublication . Branco, Paulo; Gomes, SandraA globalização introduziu na nossa vida muitos corpos estranhos, nomeadamente novos produtos, novas maneira de viver e de encarar os desafios de um ponto de vista que até à pouco não imaginávamos aceitar. Atualmente, em meia dúzia de horas estamos noutro país, noutro continente e a maneira como lidamos com as diferentes culturas pode ser o fator de sucesso, ou de desastre, no mundo dos negócios e não só. Como tal o estudo aprofundado da adaptação cultural, de pessoas, organizações e produtos é de grande importância. A revisão da literatura leva-nos a percorrer os fatores que contribuem para uma boa adaptação cultural, a sua importância e como esta afeta o dia-a-dia das organizações. Verificamos como a inteligência cultural, as várias dimensões e distância cultural refletem as vivências do indivíduo e das organizações, e interagem num meio que não é o seu, como é o caso dos expatriados. O guanxi é sem dúvida a charneira mais importante para se ter sucesso na China, uma vez que a sociedade Chinesa tem como base o funcionamento de uma rede ancestral de relações interpessoais. Depois da revisão da literatura e formulada a questão deste projeto, procurou‐se responder aos objetivos através de uma entrevista e de um inquérito meramente exploratório. Os resultados obtidos mostraram que a adaptação cultural é importante, contudo não o suficiente para se atingir os objetivos propostos quando se pretende ter êxito neste país. Conseguimos aferir que uma das empresas analisadas atribuiu o seu êxito ao facto de ter escolhido como estratégia a concretização dessa adaptação.
- A influência da espiritualidade: nos estilos de decisão de compra do consumidorPublication . Leal, Sandra; Nogueira, MafaldaNum contexto de crise económica internacional as organizações vivem em constante adaptação face à rapidez com que o mercado muda, à elevada competitividade, à constante evolução da tecnologia e da criatividade, promovendo novas formas de consumo. A espiritualidade no Marketing pode contribuir com efeitos amortecedores perante dificuldades organizacionais, como também, desencadear uma nova consciência que permite às organizações refletirem sobre novas formas de gerir os seus negócios e irem de encontro aos consumidores atuais. A espiritualidade tem vindo assim a assumir importância em pesquisas sobre a melhoria do desempenho empresarial. Alguns autores têm demonstrado os efeitos positivos da espiritualidade a nível individual e organizacional, porém, é um fenómeno que carece de maior investigação. Este estudo investiga a influência da espiritualidade nos estilos de decisão de compra do consumidor. É previsto contribuir para o aprofundamento da compreensão da espiritualidade no Marketing e da sua importância junto do consumidor. A metodologia desta pesquisa assenta no método quantitativo, através de um estudo exploratório, com uma amostra por conveniência, de 337 indivíduos com idade superior a 18 anos, em Portugal. Os resultados evidenciam que a espiritualidade é importante para o consumidor e tem influência nos estilos de decisão de compra. Demonstrou que a consciência de qualidade, a consciência da marca, a compra por inovação e a lealdade à marca estão positiva e significativamente relacionados com a espiritualidade e que estes fatores explicam cerca de 95,7% da variância total da espiritualidade. No que se refere às contribuições, o estudo sugere novas investigações sobre a espiritualidade no Marketing e nos consumidores, revelando-se uma prioridade para as organizações que pretendem promover o bem-estar da sociedade.
- A influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca AmbarPublication . Nogueira, Vânia; Nogueira, MafaldaOs social media desempenham um papel cada vez mais fundamental nacomunicação entre a marca e os seus consumidores. As marcas têm vindo a aumentar a sua presença nas diversas plataformas de social media existentes, no sentido de estreitar o relacionamento com os seus clientes, procurando maximizar as suas ações nas redes sociais. Neste contexto, e a par da crescente importância e poder que o consumidor apresenta, as empresas enfrentam grandes desafios na gestão das suas marcas, sendo importante perceber quais os fatores que afetam o seu valor. Desta forma, o presente estudo analisa a influência do Facebook no brand equity e intenção de compra da marca. Mais concretamente, analisa a influência que a perceção dos consumidores das atividades de marketing desenvolvidas pela marca no Facebook e a suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM, têm no brand equity e na intenção de compra da marca. Esta dissertação apresenta um caso de estudo aplicado à marca ambar, presente no mercado da papelaria à mais de 75 anos. Os resultados do estudo realizado junto de 372 seguidores da marca na sua página de Facebook, sugerem que a perceção dos consumidores sobre as atividades de marketing da marca no Facebook influencia positivamente o seu brand equity e a intenção de compra da marca. Relativamente à suscetibilidade dos consumidores à comunicação eWOM e sua influência nas variáveis acima descritas, não se identificou qualquer efeito estatisticamente significativo. Tendo em conta estes resultados são apresentadas recomendações futuras para a gestão da marca nos social media.
- A responsabilidade social e o marketing social das empresas automóveis no âmbito da prevenção rodoviáriaPublication . Oliveira, Paula; Gomes, SandraDiversas instituições têm desenvolvido esforços para alertar, sensibilizar e educar os cidadãos no sentido de combater a sinistralidade rodoviária. Neste contexto, inserem-se as campanhas publicitárias de prevenção rodoviária que são realizadas em Portugal desde há vinte anos. Adicionalmente, as ações de marketing social desenvolvidas por diversas empresas, pretendem mudar atitudes, comportamentos e as políticas de responsabilidade social empresarial sobre a prevenção e segurança rodoviária. São essas realidades que serão alvo de análise, estudo e reflexão nesta dissertação. Existem alguns profissionais que direta ou indiretamente são confrontados com esta realidade e, sobretudo os mais atentos, preocupam-se em perceber se há resultados positivos resultantes destas campanhas, assim como compreender se o investimento que é feito, quer por entidades públicas quer privadas, surte efeito. Nesse pressuposto, foram equacionadas proposições e enveredou-se por uma metodologia qualitativa exploratória, fundamentada nos princípios da grounded theory, uma vez que esta realidade não pode ser quantificada mas sim estudada a partir de dados fragmentados para a construção de uma nova realidade. Pretendeu-se, assim, estudar esta realidade recorrendo à pesquisa documental e a entrevistas em profundidade. Já para uma melhor compreensão do ponto de vista empresarial, recorreu-se a um estudo de caso da empresa Toyota Caetano Portugal. Após análises cruzadas de dados e tratamento da informação chegou-se à conclusão: existe uma lacuna na investigação académica sobre a compreensão do fenómeno do ponto de vista empresarial.