ISAG – European Business School
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O ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão, é um estabelecimento de ensino superior politécnico particular, criado em Outubro de 1979 e reconhecido oficialmente pelo Decreto-Lei nº 375/87, de 11 de Dezembro.
Como conclusão de um processo de fusão iniciado em Novembro de 2000, que teve como primeira fase a fusão por incorporação das entidades instituidoras ESE /ENFOC em Junho de 2005, ocorreu a fusão do ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão e do ISAI - Instituto Superior de Assistentes e Intérpretes num único estabelecimento de ensino superior com a denominação de ISAG - Instituto Superior de Administração e Gestão. O ISAG tem como objetivos fundamentais o ensino, a divulgação e o desenvolvimento nas áreas das Ciências da Gestão, das Línguas Aplicadas e do Turismo, na Região Norte do País, através da implementação de uma filosofia de ensino superior que prepare os estudantes para o exercício de atividades profissionais altamente qualificadas.
Atualmente, o ISAG goza de uma imagem forte junto do tecido empresarial como um estabelecimento de ensino superior especializado nas áreas acima referidas, o que significa que se conseguiu impor no mercado do trabalho e no meio empresarial, como uma instituição credível e que tem vindo a cumprir a sua missão institucional.
Para o efeito, tem dispensado uma atenção permanente às exigências da sociedade e da economia portuguesa, tendo especialmente em conta as que decorrem do processo de construção da União Europeia e da globalização dos mercados.
Para continuar a responder de forma eficaz aos desafios do futuro, tem em curso um Plano de Desenvolvimento Estratégico, envolvendo o aprofundamento do Processo de Bolonha e da qualidade do ensino ministrado, a criação de uma oferta de ensino diversificada orientada para as necessidades do mercado de trabalho e empregabilidade dos alunos, a promoção regular de atividades extra-curriculares, o alargamento da política de abertura à Europa através da celebração de protocolos com escolas congéneres, assim como o incremento da cooperação com os PALOP.
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Browsing ISAG – European Business School by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Aplicação prática da SCM na Bosch Car Multimédia de BragaPublication . Cruz, Ana; Oliveira, AntónioO presente relatório surge no âmbito da realização de um estágio profissional, desenvolvido na Bosch Car Multimédia S.A., em Braga. A gestão da cadeia de abastecimento surge como uma rede interconectada de organizações e processos, que colaboram para fornecer produtos ou serviços. Essa rede cria uma relação de interdependência entre os agentes da cadeia, onde o desempenho de um afeta diretamente o desempenho de outros. A interdependência na cadeia de abastecimento sublinha a importância da eficiência operacional e da cooperação. Com este estudo, pretendemos compreender esta conexão, estabelecida na cadeia de abastecimento. Adotou-se uma perspetiva positivista como conceito filosófico estrutural. A partir deste, implementou-se uma metodologia quantitativa de investigação. Os principais resultados deste estudo atestam uma relação de interdependência, em que a análise de dados serve de suporte para a tomada de decisão. Consequentemente, a partilha de informações contribui para um clima de confiança e transparência, fomentando a credibilidade.
- Avaliação do desempenho financeiro e suas implicações na tomada de decisão: estudo de caso da Benéfica e PrevidentePublication . Moreira, Inês; Cunha, AntónioEste relatório de estágio descreve as atividades realizadas na Associação Benéfica e Previdente, com foco na área de contabilidade e gestão financeira. O trabalho consiste na avaliação do desempenho económico-financeiro da organização no período de 2020 a 2022, utilizando uma metodologia quantitativa baseada na análise de rácios financeiros. O estudo permitiu destacar os principais desafios financeiros enfrentados pela Associação, como a necessidade de estabilizar a liquidez, gerir os prazos de recebimento e pagamento de forma mais eficiente, e reduzir os custos fixos, nomeadamente, com pessoal. No que diz respeito à clínica, a Medicina Dentária provou ser a especialidade com mais faturação, enquanto a Clínica Geral continua a ser a mais procurada, apesar de gerar menor receita. Entre as soluções propostas estão a revisão da política de preços e a negociação com seguradoras de saúde, para aumentar o fluxo de pacientes e diversificar as fontes de rendimento. Por fim, são sugeridas medidas como o uso estratégico de redes sociais para captar públicos mais jovens, o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e o investimento em tecnologia, com o objetivo de modernizar processos, otimizar recursos e garantir a sustentabilidade financeira da Associação.
- Caracterização do público num evento de moda, tendo em consideração a definição de personas e as suas motivaçõesPublication . Teixeira, Ana; Borges, AnaNo âmbito do mestrado de Direção Comercial e Marketing, do Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG- European Business School), a presente dissertação aborda sobre as estratégias de comunicação presentes em eventos de moda como o Portugal Fashion, tendo em consideração a construção dos perfis dos seus visitantes (personas) e a sua experiência e motivações com o evento. Após uma abordagem teórica do enquadramento de eventos de moda, estratégias de marketing como a comunicação, experiência do consumidor e o seu público-alvo, recorreu-se à metodologia quantitativa, através da implementação de um inquérito por questionário, com o principal objetivo de estudar as suas personas e a sua experiência com o evento. Após a implementação das técnicas de recolha de dados, os resultados obtidos são analisados e discutidos, concluindo que é possível identificar quatro tipos de personas, entre os quais, Enthusiastic, Fashion Observer, Fashion Outsider, Disconnected, na qual, destacadamente o perfil Enthusiastic revelou maior envolvência, significância e impacto. Conclui-se com estratégias de comunicação assertivas e orientadas confome as caracterÍsticas das personas. É importante destacar que atualmente, encontramo-nos num país mais desenvolvido, onde o contexto cultural tem vindo a ser valorizado e com mercados altamente competitivos. Nesse sentido é muito importante às organizações se adaptarem constantemente às mudanças do mercado tendo sempre por base aquilo que são as necessidades/expectativas dos seus consumidores através de uma comunicação assertiva e orientada.
- Comportamento do consumidor no setor do turismo rural: comparação do período pré e pós pandemiaPublication . Correia, Camila; Lopes, JorgeO comportamento do consumidor é um fator de elevada importância no que diz respeito ao mercado e a análise do mesmo é um tópico relevante que deve ser tido em conta no dia a dia das empresas e negócios. Estes comportamentos e atitudes dos consumidores estão sujeitos a alterações ou adaptações devido a impactos externos. O surgimento da pandemia Covid-19 no ano de 2020, que veio alterar de forma quase imediata as atitudes dos consumidores e toda a economia mundial, é um exemplo destes fatores. Um dos setores que foi mais afetado pela pandemia foi o turismo a nível mundial com as restrições e receios em relação a deslocações para fora do país e, em determinada altura, até para fora da cidade de residência. Neste contexto, o objetivo desta investigação é compreender de que forma a pandemia pode ou não ter afetado o comportamento do consumidor no contexto do turismo rural em Portugal e interpretar as principais alterações caso se verifiquem. Para tal, foi desenvolvida uma revisão da literatura com o objetivo de enquadrar e obter informações de estudos já existentes sobre temas que foram considerados relevantes para o presente estudo. Numa fase posterior, foi aplicada a investigação através de uma análise quantitativa dos consumidores portugueses no setor do turismo rural com ênfase na região norte. Terminada a análise, foi possível concluir que efetivamente existiram alterações no setor do turismo a nível mundial, no entanto, o turismo rural em Portugal pode ter sofrido alguns impactos positivos com a pandemia.
- O CRM como estratégia de Marketing Relacional: o caso Centro Porsche BragaPublication . Pais, Bernardo; Lopes, JorgeEste relatório foi elaborado sob a orientação do Professor Jorge Lopes como parte do estágio realizado no Centro Porsche Braga, como requisito para a conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão - European Business School. Nos dias de hoje, mais do que o produto ou serviço em si, os clientes procuram experiências de compra únicas. As organizações para além de garantirem a qualidade dos produtos que vendem, têm de garantir que todo o processo de compra supera as expectativas do cliente. O Centro Porsche Braga não é exceção. O CRM, Customer Relationship Manager, torna-se uma ferramenta útil e eficaz naquilo que é a procura por um serviço individualizado e personalizado. Assim, o objetivo principal deste relatório é perceber como é que o CRM se torna uma estratégia de marketing relacional. Criar uma relação com o cliente torna-se, na prática, uma tarefa mais complicada daquilo que realmente é na teoria. É necessário juntar os esforços de todos os colaboradores para que, quando o cliente entra pela porta, haja uma garantia de que este vê as suas necessidades e desejos suprimidos. Através da metodologia qualitativa, procurei compreender como é que por meio da recolha de informações dos clientes Porsche se consegue entregar um serviço de excelência, que se reflete na fidelização dos mesmos. Também de forma a reforçar este estudo, tive a oportunidade de conversar com uma outra empresa, Bentley Braga, de forma a perceber como gerem este processo.
- Estética e identidade digital: Perceção da marca no mercado digitalPublication . Brás, Gabriela; Pedrosa, RaquelO presente relatório surge no âmbito dos planos de estudo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, ministrado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, ao abrigo da orientação da Professora Raquel Pedrosa. Surge de um estágio profissional que tomou lugar na The Brand Coach, uma agência de Marketing Estratégico, que me permitiu adquirir experiência a nível prático, aplicando e fundindo simultaneamente todos os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da minha formação académica. O trabalho propõe uma análise da influência da Estética e Identidade Digital de uma marca na perceção do consumidor, considerando um cenário de mercado digital que prioriza a experiência do consumidor. Inicialmente, por meio de um enquadramento teórico e científico abrangente, o trabalho recorreu a uma revisão de literatura sobre alguns conceitos pertinentes ao tema em análise. Para complementar, foi empregue ainda uma caracterização detalhada da empresa e de todos os seus projetos e serviços. Ademais, após a definição da problemática em estudo, foi conduzida uma investigação com recurso a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas a consumidores. O propósito estaria na compreensão aprofundada das suas perspetivas relativas ao objeto em estudo. Com base nos dados recolhidos, observamos que efetivamente a Estética e a Identidade Visual de uma marca constituem um pilar fundamental na formação de perceções associadas a uma marca num ambiente online. Estes indicaram que a aparência visual estabelece uma base para a construção de uma imagem distintiva, com associação direta à forma como os consumidores interpretam e se conectam com a marca.
- Estratégias de Marketing Digital para uma Agência Digital - Estudo caso: HBIPublication . Velho, Melissa; Pires, HenriqueA economia digital tem vindo a contribuir de forma eficaz para um crescimento da competitividade, devido à transformação digital e ao aparecimento dos novos modelos tecnológicos onde a peça-chave é o marketing digital (Kajale & Joshi, 2021). As organizações que utilizam o marketing digital ganham uma força maior por manterem o processo de negociação fácil (Haris et al., 2023). Assim, a competitividade no mercado das agências digitais tem-se intensificado, tornando-se essencial que estas se mantenham atualizadas. Neste contexto, o presente trabalho de projeto tem como estudo de caso a Agência Digital da empresa HBI. Partindo-se de uma breve revisão de literatura, e com base num diagnóstico interno e externo do contexto organizacional, desenvolveu-se a investigação com o principal objetivo de avaliar a estratégia de marketing digital da agência, para assim, propor um plano de ação que integra estratégias e ações digitais. Para tal, utilizou-se uma abordagem qualitativa, baseada na técnica de focus group para a recolha de dados juntos dos colaboradores da organização. Posteriormente, com recurso ao software NVivo, os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo categorial (Bales et al., 2009). O estudo possibilitou a compreensão de dados fundamentais para desenvolver um plano de estratégias e ações de marketing digital. Finalmente, apresenta-se ainda a estratégia de controlo e monitorização do Plano, fundamental para assegurar o seu sucesso. Em suma, este projeto engloba contributos primordiais para a Agência Digital HBI, criando valor e notoriedade, e auxiliando na obtenção de vantagens competitivas no mercado.
- Estratégias de marketing em contexto empresarial no mercado da moda infantil – caso ATIVOKIDSPublication . Freitas, Hugo; Pedrosa, RaquelEste documento tem como objetivo registar a experiência de estágio realizada na empresa AtivoKids, com a duração de 400 horas, que decorreu entre o dia 11 de Setembro de 2023 e o dia 8 de Dezembro de 2023. Inicialmente é feito um enquadramento teórico da temática do marketing, onde se enquadra maioritariamente o estágio realizado, especificando-se subtemas como, Marketing Digital, estratégias de marketing, o mercado em que a marca está inserida e os respetivos clientes. Posteriormente, é feita uma breve caraterização da empresa, com informações da marca, da sua história e atividade ao longo do tempo. Fruto de um diagnóstico realizado em contexto das atividades do departamento de marketing é identificada uma problemática, relativa ao investimento nas redes sociais para a qual se realiza um estudo, através de uma amostra representativa, no sentido de recolher informações e apresentar propostas para uma possível solução ao problema identificado. Neste estudo procura-se compreender a influência das redes sociais no processo de compra no setor da moda infantil. De seguida, são identificadas as atividades realizadas durante o estágio, qual a minha intervenção nas mesmas e de que forma me enriqueceram a nível pessoal, social e profissional.
- O impacto da implementação da inteligência artificial e do customer relationship manager na performance comercial e organizacionalPublication . Veríssimo, Bruno; Dias, RuiEsta Dissertação de mestrado procura investigar o impacto da implementação da Inteligência Artificial (IA) no Customer Relationship Management (CRM) e suas implicações na performance comercial e organizacional. A evolução tecnológica das últimas décadas transformou significativamente diversos setores da economia, destacando-se a IA e os sistemas de CRM, como ferramentas essenciais para aumentar a eficiência operacional e a satisfação dos clientes. A IA, com as suas capacidades de aprendizagem automática, processamento de linguagem natural e automação inteligente, oferece novas possibilidades de personalização, previsão de tendências e automação de processos repetitivos. Por outro lado, os sistemas de CRM evoluíram para plataformas integradas que facilitam a gestão do relacionamento com os clientes de forma mais eficaz e estratégica. Este estudo analisa como é que a integração daquelas tecnologias pode não apenas aumentar a eficiência operacional, mas também proporcionar uma experiência de cliente mais personalizada e satisfatória. No contexto empresarial atual, onde a competição é intensa e as expectativas dos clientes estão em constante evolução, a capacidade de utilizar essas tecnologias de maneira eficaz pode ser um diferencial significativo para as organizações. A dissertação aborda a evolução do marketing relacional e a importância da centralidade no cliente, explorando a interação entre IA e CRM. A metodologia inclui uma revisão de literatura abrangente e a aplicação de questionários para obter dados sobre a perceção e o impacto dessas tecnologias nas empresas. Os resultados deste estudo mostram que a adoção de sistemas de IA e CRM estão correlacionados de forma positiva com melhores desempenhos comerciais.
- Impacto dos concursos públicos nas empresas de transporte de passageirosPublication . Conde, Ana; Borges, AnaEste relatório aborda o impacto operacional e económico-financeiro provocado pela concessão de concursos públicos em empresas de transporte rodoviário de passageiros, com o foco na empresa Valpi Bus. O estudo foi realizado através de uma metodologia qualitativa, que incluiu a realização de entrevistas com diversos intervenientes do setor. Essas entrevistas visam comprovar de forma direta as alterações sentidas nas empresas. Engloba ainda uma vertente quantitativa através de uma análise financeira do setor dos transportes e de empresas concorrentes da Valpi Bus com o objetivo de perceber de que forma os concursos impactaram as contas das empresas. Os dados recolhidos revelaram que a concessão dos concursos públicos trouxe mudanças na gestão e operação da empresa, exigindo reajustes nos processos internos e uma maior atenção à gestão de riscos. Como tal, a Valpi teve a necessidade de se adaptar às exigências dos concursos públicos tendo sempre como foco a qualidade do serviço prestado. As conclusões apontam para um cenário de incerteza, mas também de oportunidades de melhoria contínua e crescimento organizacional. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou uma visão abrangente das mudanças no setor e o impacto das mesmas na empresa Valpi Bus isso reforçou o conhecimento necessário para a elaboração deste relatório.