ISAG - Relatório de Estágio
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Browsing ISAG - Relatório de Estágio by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- Aplicação prática da SCM na Bosch Car Multimédia de BragaPublication . Cruz, Ana; Oliveira, AntónioO presente relatório surge no âmbito da realização de um estágio profissional, desenvolvido na Bosch Car Multimédia S.A., em Braga. A gestão da cadeia de abastecimento surge como uma rede interconectada de organizações e processos, que colaboram para fornecer produtos ou serviços. Essa rede cria uma relação de interdependência entre os agentes da cadeia, onde o desempenho de um afeta diretamente o desempenho de outros. A interdependência na cadeia de abastecimento sublinha a importância da eficiência operacional e da cooperação. Com este estudo, pretendemos compreender esta conexão, estabelecida na cadeia de abastecimento. Adotou-se uma perspetiva positivista como conceito filosófico estrutural. A partir deste, implementou-se uma metodologia quantitativa de investigação. Os principais resultados deste estudo atestam uma relação de interdependência, em que a análise de dados serve de suporte para a tomada de decisão. Consequentemente, a partilha de informações contribui para um clima de confiança e transparência, fomentando a credibilidade.
- Avaliação do desempenho financeiro e suas implicações na tomada de decisão: estudo de caso da Benéfica e PrevidentePublication . Moreira, Inês; Cunha, AntónioEste relatório de estágio descreve as atividades realizadas na Associação Benéfica e Previdente, com foco na área de contabilidade e gestão financeira. O trabalho consiste na avaliação do desempenho económico-financeiro da organização no período de 2020 a 2022, utilizando uma metodologia quantitativa baseada na análise de rácios financeiros. O estudo permitiu destacar os principais desafios financeiros enfrentados pela Associação, como a necessidade de estabilizar a liquidez, gerir os prazos de recebimento e pagamento de forma mais eficiente, e reduzir os custos fixos, nomeadamente, com pessoal. No que diz respeito à clínica, a Medicina Dentária provou ser a especialidade com mais faturação, enquanto a Clínica Geral continua a ser a mais procurada, apesar de gerar menor receita. Entre as soluções propostas estão a revisão da política de preços e a negociação com seguradoras de saúde, para aumentar o fluxo de pacientes e diversificar as fontes de rendimento. Por fim, são sugeridas medidas como o uso estratégico de redes sociais para captar públicos mais jovens, o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e o investimento em tecnologia, com o objetivo de modernizar processos, otimizar recursos e garantir a sustentabilidade financeira da Associação.
- O CRM como estratégia de Marketing Relacional: o caso Centro Porsche BragaPublication . Pais, Bernardo; Lopes, JorgeEste relatório foi elaborado sob a orientação do Professor Jorge Lopes como parte do estágio realizado no Centro Porsche Braga, como requisito para a conclusão do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão - European Business School. Nos dias de hoje, mais do que o produto ou serviço em si, os clientes procuram experiências de compra únicas. As organizações para além de garantirem a qualidade dos produtos que vendem, têm de garantir que todo o processo de compra supera as expectativas do cliente. O Centro Porsche Braga não é exceção. O CRM, Customer Relationship Manager, torna-se uma ferramenta útil e eficaz naquilo que é a procura por um serviço individualizado e personalizado. Assim, o objetivo principal deste relatório é perceber como é que o CRM se torna uma estratégia de marketing relacional. Criar uma relação com o cliente torna-se, na prática, uma tarefa mais complicada daquilo que realmente é na teoria. É necessário juntar os esforços de todos os colaboradores para que, quando o cliente entra pela porta, haja uma garantia de que este vê as suas necessidades e desejos suprimidos. Através da metodologia qualitativa, procurei compreender como é que por meio da recolha de informações dos clientes Porsche se consegue entregar um serviço de excelência, que se reflete na fidelização dos mesmos. Também de forma a reforçar este estudo, tive a oportunidade de conversar com uma outra empresa, Bentley Braga, de forma a perceber como gerem este processo.
- Estética e identidade digital: Perceção da marca no mercado digitalPublication . Brás, Gabriela; Pedrosa, RaquelO presente relatório surge no âmbito dos planos de estudo do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, ministrado pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, ao abrigo da orientação da Professora Raquel Pedrosa. Surge de um estágio profissional que tomou lugar na The Brand Coach, uma agência de Marketing Estratégico, que me permitiu adquirir experiência a nível prático, aplicando e fundindo simultaneamente todos os conhecimentos teóricos apreendidos ao longo da minha formação académica. O trabalho propõe uma análise da influência da Estética e Identidade Digital de uma marca na perceção do consumidor, considerando um cenário de mercado digital que prioriza a experiência do consumidor. Inicialmente, por meio de um enquadramento teórico e científico abrangente, o trabalho recorreu a uma revisão de literatura sobre alguns conceitos pertinentes ao tema em análise. Para complementar, foi empregue ainda uma caracterização detalhada da empresa e de todos os seus projetos e serviços. Ademais, após a definição da problemática em estudo, foi conduzida uma investigação com recurso a uma metodologia qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas a consumidores. O propósito estaria na compreensão aprofundada das suas perspetivas relativas ao objeto em estudo. Com base nos dados recolhidos, observamos que efetivamente a Estética e a Identidade Visual de uma marca constituem um pilar fundamental na formação de perceções associadas a uma marca num ambiente online. Estes indicaram que a aparência visual estabelece uma base para a construção de uma imagem distintiva, com associação direta à forma como os consumidores interpretam e se conectam com a marca.
- Estratégias de marketing em contexto empresarial no mercado da moda infantil – caso ATIVOKIDSPublication . Freitas, Hugo; Pedrosa, RaquelEste documento tem como objetivo registar a experiência de estágio realizada na empresa AtivoKids, com a duração de 400 horas, que decorreu entre o dia 11 de Setembro de 2023 e o dia 8 de Dezembro de 2023. Inicialmente é feito um enquadramento teórico da temática do marketing, onde se enquadra maioritariamente o estágio realizado, especificando-se subtemas como, Marketing Digital, estratégias de marketing, o mercado em que a marca está inserida e os respetivos clientes. Posteriormente, é feita uma breve caraterização da empresa, com informações da marca, da sua história e atividade ao longo do tempo. Fruto de um diagnóstico realizado em contexto das atividades do departamento de marketing é identificada uma problemática, relativa ao investimento nas redes sociais para a qual se realiza um estudo, através de uma amostra representativa, no sentido de recolher informações e apresentar propostas para uma possível solução ao problema identificado. Neste estudo procura-se compreender a influência das redes sociais no processo de compra no setor da moda infantil. De seguida, são identificadas as atividades realizadas durante o estágio, qual a minha intervenção nas mesmas e de que forma me enriqueceram a nível pessoal, social e profissional.
- Impacto dos concursos públicos nas empresas de transporte de passageirosPublication . Conde, Ana; Borges, AnaEste relatório aborda o impacto operacional e económico-financeiro provocado pela concessão de concursos públicos em empresas de transporte rodoviário de passageiros, com o foco na empresa Valpi Bus. O estudo foi realizado através de uma metodologia qualitativa, que incluiu a realização de entrevistas com diversos intervenientes do setor. Essas entrevistas visam comprovar de forma direta as alterações sentidas nas empresas. Engloba ainda uma vertente quantitativa através de uma análise financeira do setor dos transportes e de empresas concorrentes da Valpi Bus com o objetivo de perceber de que forma os concursos impactaram as contas das empresas. Os dados recolhidos revelaram que a concessão dos concursos públicos trouxe mudanças na gestão e operação da empresa, exigindo reajustes nos processos internos e uma maior atenção à gestão de riscos. Como tal, a Valpi teve a necessidade de se adaptar às exigências dos concursos públicos tendo sempre como foco a qualidade do serviço prestado. As conclusões apontam para um cenário de incerteza, mas também de oportunidades de melhoria contínua e crescimento organizacional. A experiência adquirida durante o estágio proporcionou uma visão abrangente das mudanças no setor e o impacto das mesmas na empresa Valpi Bus isso reforçou o conhecimento necessário para a elaboração deste relatório.
- Importância de um bom marketing relacional para o sucesso de uma empresaPublication . Coelho, Diogo; Mocetão, CristinaO presente relatório incide sobre o papel que as estratégias de marketing relacional desempenham no sucesso de uma empresa, tanto a nível interno com a relação entre colaboradores e empresa, trabalhando e estimulando a sua motivação, como a nível externo na criação de uma relação sólida e duradoura com clientes e parceiros. São apresentados os seguintes objetivos: avaliar a eficácia das estratégias de marketing relacional na construção e gestão de relacionamentos com parceiros de negócios, analisar a influência do marketing relacional na dinâmica de parcerias e na canalização eficaz de negócios e entender a integração do marketing relacional nas estratégias de marketing interno. Após realizada uma análise interna da empresa de acolhimento, foi elaborada uma análise qualitativa de dados retirados de entrevistas realizadas junto de colaboradores, do Chief Executive Officer e de parceiros da empresa. Os dados recolhidos permitiram entender que o marketing relacional possui um papel fulcral nas atividades diárias de uma empresa. Contribui para a motivação e qualificação dos seus colaboradores, tornando-os numa peça chave para aumentar o volume de negócios. Promove a criação de uma cultura organizacional orientada para o cliente e para a construção de relações duradouras com os mesmos, estimulando a sua fidelização. Por último, permite à empresa criar e manter relações com parceiros, que entregam conhecimento, mão-de-obra qualificada e oportunidades de negócio. O estudo consiste num relatório de estágio numa empresa, e através da informação concluída é possível otimizar as relações com parceiros e criar um ambiente organizacional focado nas relações externas e internas.
- A Importância do papel da Assessoria de Imprensa e dos Influencers para o aumento da notoriedade e da reputação de uma marca no setor da modaPublication . Pereira, Beatriz; Almeida, AntónioO presente trabalho insere-se no plano de estudos do Mestrado em Direção Comercial e Marketing lecionado no Instituto Superior de Administração e Gestão. O Estágio realizado na Companhia das Soluções, além de complementar a formação académica, proporcionou também uma experiência enriquecedora na área da Assessoria de Imprensa aplicando os conteúdos lecionados ao longo do percurso académico. Este Relatório de Estágio, destaca o papel e a importância da Assessoria de Imprensa e dos Influencers na reputação e na notoriedade de uma marca no setor da moda, sendo o principal objetivo desta pesquisa salientar a forma como como esta potencia o crescimento de uma marca no setor da moda, a visibilidade da mesma e como alcançará o seu público-alvo. Inicialmente, foi elaborado um enquadramento teórico e científico sobre as múltiplas temáticas abrangidas no estágio curricular. De seguida, foi feito um diagnóstico e uma caracterização da empresa e apresentado o tema de investigação, no qual foi escolhida uma metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas. Conforme os resultados obtidos, observamos que a Assessoria de Imprensa e os Influencers são uma ferramenta crucial na comunicação de uma marca, seja pelo contacto privilegiado que tem com os meios de comunicação, como também pela estratégia comunicacional como um todo, que impacta diretamente no crescimento da reputação e da notoriedade de uma marca no setor da moda.
- A importância estratégica do ONBOARDING – Estudo de caso no setor hoteleiroPublication . Ciriaco, Ana; Pires, HenriqueÉ inegável que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, principalmente no setor de Hotelaria. Nesse sentido, as equipas de Recursos Humanos têm sido as principais aliadas à gestão estratégica das Organizações. No entanto, uma das maiores adversidades à Gestão de Recursos Humanos tem sido a retenção de talento. Com este relatório de estágio pretende-se avaliar os impactos e a necessidade de conduzir um processo de OnBoarding bem estruturado e organizado nas empresas, com especial foco no Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas, onde o estágio foi realizado. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se primeiramente um enquadramento técnico e científico e, em seguida foi realizado um estudo de caso com uma abordagem qualitativa baseada na análise de entrevistas Focus Group realizadas aos colaboradores do Hotel. Com esta pesquisa destacou-se a importância do OnBoarding como um meio eficaz de integração dos novos colaboradores, evidenciando os impactos positivos que tem no tempo de adaptação à nova função, no turnover e na produtividade e satisfação dos colaboradores. No contexto do setor hoteleiro, caracterizado pelo turnover elevado e pela concorrência exigente no mercado de trabalho, a implementação de um processo de OnBoarding bem estruturado e personalizado é ainda mais crucial. Recomenda-se, portanto, que o Hotel InterContinental Porto - Palácio das Cardosas adote medidas concretas para melhorar e atualizar este processo, visando fortalecer a sua cultura organizacional, maximizar o desempenho dos colaboradores e assim, aprimorar a experiência do cliente.
- A influência do Marketing no mundo empresarial: o caso da DicePublication . Cardoso, Tiago; Lopes, JorgeNeste estudo de caso, a análise da Dice visa compreender a relevância do Marketing Digital no contexto de negócios empresariais. A Dice, uma agência especializada em Marketing, dedica-se a auxiliar outras empresas nesse campo. Este estudo envolveu uma avaliação abrangente do estado atual da agência, incluindo o seu propósito e as práticas que emprega. O objetivo central foi observar uma conexão entre as estratégias de Marketing Digital e a missão da empresa. Após vários meses de pesquisa e trabalho desenvolvido na empresa aliados a uma análise ao funcionamento interno da Dice, pude identificar padrões e tendências emergentes no mundo do Marketing Digital. Estas descobertas foram fundamentais para obter conclusões valiosas sobre a forma como o Marketing Digital impacta diretamente o propósito e os objetivos da Dice. Este estudo revelou não apenas a importância crucial do Marketing Digital, mas também as maneiras inovadoras e eficazes que a Dice utiliza essa estratégia para beneficiar os seus clientes. Através dessa análise profunda, fui capaz de entender a dinâmica entre tecnologia digital e o sucesso empresarial, fornecendo insights valiosos para empresas que desejam triunfar no mundo digital. As conclusões obtidas neste estudo são essências para orientar futuras estratégias de Marketing Digital, não apenas na Dice, bem como em todas as organizações que procuram aprimorar a sua presença online e alcançar um maior impacto nos negócios.