ISAG - Relatório de Estágio
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Browsing ISAG - Relatório de Estágio by Field of Science and Technology (FOS) "5. Social sciences"
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- Contributo dos KPIS para o Marketing Digital B2B: Caso MINIPublication . Moreira, Raquel; Mocetão, Maria CristinaO presente relatório surge no âmbito do estágio realizado no Grupo BMW, na marca MINI, em Munique, para a obtenção do grau de mestre em Direção Comercial e Marketing, ministrado no Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School. No desenrolar deste relatório é apresentado o conceito de key performance indicator (KPI), ferramenta de gestão que auxilia na avaliação e monitorização da eficiência e eficácia de uma equipa de trabalho e da própria marca, verificando se esta cumpre com os objetivos definidos. A formulação e monitorização de KPIs foi uma das tarefas principais no decorrer do estágio a partir da qual formulo e apresento uma implementação de novos KPIs de forma a melhorar a relação comercial e de representação da marca entre a MINI e os 26 mercados importadores que trabalhamos diariamente. Tirando partido dos KPIs já existentes, a implementação e sugestão de novos indicadores de desempenho vai ao encontro da vontade de fortalecer a comunicação e trabalhar o top of mind da marca MINI nos vinte e seis mercados operantes. Será também destacado um indicador de desempenho para o próprio departamento onde foi realizado o estágio, o qual surge da necessidade de criar sinergias e aumentar a produtividade.
- Employer Branding: o caso HF HotelsPublication . Costa, João Pedro; Mocetão, Maria CristinaEmployer Branding, conceito existente em todas as organizações, tem ganho notoriedade pela importância que pode ter no alcance de objetivos estratégicos organizacionais. Contudo, são imensas as entidades que ainda não possuem conhecimentos necessários para desenvolverem um Employer Branding que integre todas as dimensões inerentes ao conceito e que individualmente cumprem um papel fulcral para que este seja bem sucedido. O objetivo deste relatório é fazer uma descrição das tarefas desempenhadas durante o período de estágio, mas sobretudo das análises levadas a cabo no trabalho de investigação para se entender a razão para os HF Hotels apresentarem uma rotatividade indesejada. Para a realização do trabalho de investigação recorreu-se inicialmente a uma revisão de literatura relativa ao conceito Employer Branding e, posteriormente um trabalho empírico recorrendo às metodologias quantitativa e qualitativa aplicadas a partir da administração de um inquérito por questionário aos colaboradores da organização. Através da investigação concluiu-se que a rotatividade se deve à inexistência de desenvolvimento do Employer Branding da organização, o que tem afetado a forma como a jornada do colaborador é desenrolada na sua generalidade, que em conjunto com a conjuntura económica em que o país se apresenta tem levado a empresa a sofrer um turnover indesejado. Apesar de exigir uma gestão estratégica mais profunda e estruturada, é proposta a elaboração de um plano a longo prazo para o desenvolvimento de um Employer Branding que integre uma gestão de talentos bem estruturada em toda a sua abrangência e de um EVP que considere as necessidades dos colaboradores.
- Gestão e Logística da cadeia de abasteciemnto: o caso Grossão S.APublication . Martins, Mariana; Torre, FernandoA gestão adequada da Cadeia de Abastecimento é fundamental para assegurar a entrega de produtos/serviços ao cliente. Inerente à realização de um estágio curricular na empresa Grossão – Comercio de Bebidas S.A., adiante designada por Grossão, pertencente ao grupo The Fladgate Partnership, o principal objetivo deste estudo é compreender como o processo de compra consegue responder às necessidades do cliente e do mercado em geral de forma eficaz e eficiente. De modo a aumentar os conhecimentos teóricos em diversos temas relacionados com a Gestão e Logística da Cadeia de Abastecimento, tais como Gestão de stocks, Gestão e Logística da Cadeia de Suprimentos e Distribuição, foram realizadas entrevistas informais com a responsável pelo departamento de compras, pesquisas documentais dos conceitos-chave deste processo e executadas tarefas relacionadas com os temas suprarreferidos. O estudo dos processos, a participação nas reuniões e a resolução de alguns problemas comuns ao departamento de compras permitiu-me concluir que a Grossão possui um sistema de controlo que visa a contínua eficácia e a eficiência, tendo como finalidade a satisfação do cliente. Além do mais, a realização deste estágio permitiu-me, de igual modo, aprender a lidar com a pressão e a adotar uma postura profissional que, no futuro, será crucial para o desenvolvimento da minha carreira profissional.
- Importância das redes sociais no Marketing Digital: o Caso da DisainePublication . Martins, Joana; Monteiro, MárciaAtualmente, a tendência para aceder às redes sociais aumenta cada vez mais, fazendo com que as marcas façam de tudo para aumentarem a sua notoriedade. O seguinte relatório é baseado na empresa Disaine, uma empresa já estabelecida desde 2017, recentemente abriu um espaço físico, revelando um elevado potencial. A mesma presta serviços exclusivamente digitais a um leque variado de clientes, desde o setor financeiro ao industrial. Consequentemente, no seguinte trabalho desenvolvido ao longo do tempo de estágio, denominado de “Importância das Redes Sociais no Marketing Digital”, há a possibilidade de perceber que a empresa entende o termo marketing de conteúdos, dando enorme importância à comunicação digital e ao investimento necessário, preferindo conteúdo em formato vídeo e imagem de carácter profissional e informativo, sendo que os seus clientes estejam satisfeitos com o desenvolvimento das suas redes sociais. De forma a poder analisar a temática do relatório, é realizada uma pesquisa de artigos científicos no qual é notável a evolução que o marketing digital teve nestes últimos anos. Concluindo a pesquisa, é importante efetuar um questionário para diversas pessoas para compreender melhor como a estratégia de marketing digital das empresas influencia os consumidores no processo de compra. O questionário pode ajudar a entender como os consumidores percebem as ações do marketing digital das empresas nas redes sociais, o que chama mais atenção e o que pode ser melhorado. Com este trabalho, é esperado perceber como as redes sociais tiveram e ainda tem influência para as PME e se há cada vez mais benefícios em aumentar essa notoriedade.
- A importância das redes sociais para a fidelização dos clientesPublication . Carvalho, Rafael; Gonçalves, MárciaCom a evolução da utilização das redes socias que se observa na sociedade em que vivemos hoje em dia, estas são cada vez mais utilizadas quer pelas empresas quer pelas pessoas em geral. Por isso, este relatório de estágio tem como objetivo, numa primeira parte, ver como se trabalha numa empresa de Marketing Digital, neste caso a Weboost, onde foi realizado o estágio de 400 horas que deu origem a este relatório. Neste foram desempenhadas algumas tarefas, devidamente identificadas e descritas ao longo deste trabalho. Além disso, foi possível entender e fazer tudo o que é necessário para a publicação de conteúdo nas redes sociais de uma determinada marca, dependo dos seus objetivos finais, sejam conteúdos mais formais, informativos ou de entretenimento. Na segunda parte deste trabalho foi realizada uma pequena investigação com o objetivo de entender a importância das redes sociais para a fidelização dos clientes. Em primeiro lugar foram definidos alguns conceitos para a melhor compreensão deste assunto e uma análise mais completa. Depois, através da metodologia de investigação quantitativa, foi realizado um inquérito online, onde obtive 113 respostas. A fim de apurar a opinião dos inquiridos e perceber com que objetivo estes recorrem às redes sociais das marcas, realizou-se uma análise dos dados obtidos. Por simplificação, o inquérito realizado teve um enfoque no mercado de tecnologia.
- A importância do Revenue Management na HotelariaPublication . Rodrigues, Marco; Hemsworth, KevinO mercado está cada vez mais denso e por isso é necessária uma atenção redobrada para qualquer tipo de imprevisão ou ameaça externa. O departamento de Revenue Management (RM) é geralmente visto como um dos pilares de uma empresa e é aí que o plano estratégico entra. Este que por sua vez fundamenta todas as decisões a tomar no ano a seguir. Neste relatório será analisado como o departamento recolhe toda a informação do desempenho do hotel e como a utiliza para suportar as estratégias que possam alavancar as receitas. Existem inúmeras formas de impulsionar as vendas e o departamento de RM também é quem é responsável para essa função. O mercado hoteleiro atualmente é dinâmico, versátil, diversificado e ao longo dos anos tem vindo a sofrer uma transformação, implementando cada vez mais a inovação e a tecnologia. Esta inovação é fulcral para todos os campos. Para o departamento de RM a tecnologia facilita bastante a leitura de relatórios e indicadores de desempenho diário. Foi feita uma breve revisão literária para perceber como o conceito de RM tem vindo a ser construído e como tem vindo a ganhar importância na hotelaria, para assim contextualizar as tarefas desenvolvidas no decorrer do estágio.
- O papel do marketing interno em organizações de gestão de eventos - o caso ExponorPublication . Nunes, Sofia; Dias, RuiNo âmbito do Mestrado em Direção Comercial e Marketing, 2º ano, de acordo com as três hipóteses facultadas, optei pela realização de estágio curricular. Desta forma, este relatório descreve as 400 horas de estágio, decorrido no período entre dia 12 de setembro e 22 de novembro, orientado pelo Professor Rui Rosa Dias. A empresa que me acolheu na realização deste estágio foi a Exponor- Feira Internacional do Porto S.A., uma empresa dedicada à organização de feiras, congressos e eventos, também associada à gestão e exploração de recintos. O departamento de marketing foi o local onde se desenvolveu o estágio, estando inteiramente inserido no âmbito da formação académica. Dada a entidade e os problemas detetados na mesma, este projeto será uma abordagem do Papel do Marketing Interno em Organizações de Gestão de Eventos, ilustrando o caso da Exponor, procurando fontes científicas e fidedignas que sustentem o tema. No final será feita uma breve análise crítica sobre o desempenho e sobre a empresa, visto ter sido uma experiência que levou a ter uma diferente visão do mundo de trabalho, em especial neste setor.