ISAG - Relatório de Estágio
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISAG - Relatório de Estágio by Field of Science and Technology (FOS) "5. Social Sciences"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Análise Económico-Financeira - SEGALABPublication . Brito Barroso Monteiro, Nuno Miguel; Pereira Rodrigues Cunha, António ManuelRESUMO A análise económico-financeira de uma empresa permite a realização de um diagnóstico da atividade empresarial, através de informação confiável, sendo um importante instrumento nas tomadas de decisão, delineamento de estratégias e monitorização dos indicadores de desempenho das medidas implementadas ou a implementar. O estudo apresentado é relativo à SEGALAB - Laboratório de Sanidade e Segurança Alimentar. A análise económico-financeira da SEGALAB foi realizada com base na informação obtida pelo relatório de gestão e de plataformas contabilísticas utilizadas pela empresa como SAGE e software GIL (gestão interna do laboratório). De forma global, este estudo revelou que, em 2021, a empresa demonstrou resiliência do seu modelo de negócio, com resultados positivos e adequados, ainda que os efeitos negativos na economia devido à pandemia sejam ainda muito sentidos. A aposta na diversificação de serviços (nomeadamente agrigenómica e análises clínicas) e diferenciação através da inovação tecnológica muito contribuem para estes resultados. A diminuição global no volume de negócios ocorreu nas áreas de mercados de ruminantes. Esta conclusão é corroborada pela análise de vários indicadores financeiros, particularmente rácios de liquidez, rendibilidade e funcionamento e análise DuPont.
- Maturidade Digital nas PME´SPublication . Couto Moreira, Simão Pedro; Pereira da Cunha Mocetão, Maria CristinaRESUMO Algumas empresas têm vindo a apostar na entrada no mercado digital, devido essencialmente às vantagens ambicionadas, pelo exemplo de sucesso de várias organizações, e pela esperança de alcançar esse mesmo sucesso. É um facto que muitos investigadores têm de procurar encontrar a fórmula de sucesso de entrada neste mercado, e apesar da existência de padrões de sucesso cada organização apresenta uma tipologia diferente. Assim, o objetivo primeiro deste relatório de estágio foi compilar um conjunto de autores que apresentaram estudos sobre esta temática, e nesta primeira fase do relatório de estágio é apresentada uma contextualização do tema. Depois, numa fase secundária o objetivo passou por auscultar os agentes decisórios que participam e planeiam o quotidiano das empresas, e através do método qualitativo apresentado foi possível a recolha de testemunhos sobre que elementos consideram essenciais, tais como, digitalização, inovação, formação de funcionários, entre outros, para uma Pequena Média Empresa seja considerada madura nos mercados digitais, tais como Posto isto, e após a recolha de toda esta informação foi possível compilar um conjunto de interpretações. Segundo os resultados obtidos, a definição de uma estratégia de entrada no digital bem estruturada, os recursos humanos qualificados, uma constante política de dedicação ao cliente, um sistema de devolução eficaz, e uma plataforma de CRM que nutra os recursos humanos com informações cirúrgicas sobre os clientes, são as principais diretrizes que se preveem ser fundamentais para a obtenção de sucesso e maturação digital.
- Multimoto S.A. - Criação de um modelo simplificado para a avaliação de campanhas publicitáriasPublication . Coutinho Ferreira, Luís Carlos; Fernandes Lopes de Almeida, António MiguelRESUMO O presente relatório de estágio foi realizado na sequência de um estágio curricular ocorrido em 2022, na empresa Multimoto Motor Portugal S.A – uma empresa que se dedica à comercialização e distribuição de motociclos. O seu principal objetivo é desenvolver um método de análise para as campanhas publicitárias realizadas pelo departamento de marketing. Para analisar os resultados procedeu-se ao cruzamento de variáveis. Deste modo foram criadas tabelas e aplicados rácios entre as variáveis descritas que procuram identificar a aceitação dos modelos comercializados. A empresa alvo de estudo encontra-se em franco desenvolvimento traduzido por um volume de negócios crescente. Neste contexto considera-se muito útil a construção do modelo de avaliação para as campanhas de comunicação que poderá ser replicado para as diversas marcas representadas pela empresa fornecendo assim uma maior objetividade na interpretação dos impactos das campanhas a todo o portfólio de produtos da empresa.
- New working model process implementation - DALOOPPublication . Benslimane, Hasnaa; Pinto Borges, AnaABSTRACT It is undeniable that the new reality, after Covid-19 pandemic, has an impact on people, organizations, processes, and especially on the way of working. As a result, many companies became more flexible through hybrid forms of work and repositioned themselves to do so (Kniffin et al., 2021). Nowadays, the transition to this new work reality can pose some challenges to companies and Human Resource Management (HRM) in adapting processes and finding a perfect balance between employees and the company’s well-being. Baring on this, the implementation of a new work model from the perspective of HRM is the subject of this report. Specifically, with the research we aimed to study and understand the new work model process phases implemented by Daloop and its impact on the employee-related dimension and HRM practices. Using a qualitative approach and combining diverse data collection methods (observation, organizational documents, and one-to-one interviews), analyzed through content analysis with NVivo software, the results obtained show that the implementation of a hybrid work model may be the best balance for the new work reality. This new process can, on the other hand, be challenging for HRM practices and the employees-related dimension, if it is not well designed and implemented. However, the study has some limitations in terms of evaluation and monitoring after the implementation of the new work model, due to the short duration of the internship, which can be an opportunity for further research.
