EN - TMI - Curso Marinha
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Browsing EN - TMI - Curso Marinha by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- Análise Comparativa entre diferentes fontes de dados oceanográficos para a região da MacaronésiaPublication . Jerónimo, Joana Alves de Melo; Lamas, Luísa; Moura, Ricardo PintoEste estudo foca-se na análise dos registos de Temperatura de Superfície do Mar (TSM) oriundos de boias derivantes (GDP), de um modelo numérico (MOD) e de satélites (SAT), na região da Macaronésia, no período de 30 de junho de 2019 a 30 de junho de 2020. A principal finalidade é identificar as limitações e potencialidades do uso de cada um destes métodos, nesta área. Para tal, foram utilizados o Root Mean Square Error (RMSE), Mean Bias Error (MBE), Mean Absolute Error (MAE) e correlação de Kendall para avaliar a diferença entre os três conjuntos de dados. Comparou-se estes erros por subárea de forma a estudar a variabilidade espaciotemporal. Dadas as características de cada metodologia, considerou-se as TSMGDP como a ground truth. As boias medem a TSM através de termístores e apenas têm uma cobertura de 77%. Estas medem os dados in-situ (mais confiável) e em tempo real. Quanto ao MOD, este assimila dados de boias fundeadas, derivantes, navios e imagens satélite, e nunca poderá ser independente destes. No entanto, fornece dados instantâneos a todas as horas do dia, efetua previsões e análises aos seus registos e tem uma abrangência global espacial e temporal. Por último, o SAT combina vários resultados de imagens microondas e infravermelhos. Carecem de calibração, validação por dados in-situ e tem uma cobertura global. O resultado das diferenças é a medição de diferentes profundidades da camada de superfície. Neste estudo, as diferenças entre os conjuntos de dados verificam-se maiores perante fenómenos de mesoescala, nomeadamente eddies, e estes encontram-se mais frequentes nas regiões do Arquipélago dos Açores e Cabo Verde, nos meses mais frios.
- Análise da gestão de resíduos dos navios da Marinha PortuguesaPublication . Rebelo, José Carlos Baptista; Jerónimo, Joana; Lampreia, Suzana Paula; Teodoro, Maria FilomenaA ilusão de que os Oceanos têm a capacidade de absorver toda a poluição há muito que deixou de existir. Sendo que a Marinha tem um contacto muito próximo com o meio marinho, torna-se um motivo de preocupação constante diminuir o impacto ambiental dos navios nas suas missões atribuídas. A correta implementação de um Sistema de Gestão de Resíduos a bordo dos navios contribui para minimizar a pegada ecológica, tendo este de estar em concordância com os regulamentos Nacionais e Internacionais, abordando todo o processo desde a recolha, separação, tipo de tratamento, até à descarga ou armazenamento dos resíduos produzidos. A Marinha Portuguesa tem uma esquadra um pouco envelhecida, pelo que, com o presente trabalho, se pretende saber qual o estado, em que condições, e, em que medida, é possível implementar, um Plano de Gestão de Resíduos a bordo dos seus navios. Também se procura perceber qual o estado das guarnições, na vertente da formação e sensibilização ambiental, face à realidade da gestão dos resíduos estar presente no nosso dia a dia. Em alguns casos, os militares com responsabilidades atribuídas neste âmbito, encontram-se pouco ou mal informados na vertente ambiental.
- Análise da Variabilidade Espácio-Temporal da Temperatura da Superfície do Mar nas Águas Marinhas PortuguesasPublication . Silva, Catarina de Jesus Pereira dos Santos da; Lamas, Luísa Andrade e Sousa; Moura, Ricardo PintoEste estudo foca-se na análise da variabilidade espácio-temporal da temperatura da superfície do mar (TSM) na costa de Portugal Continental dispondo de dados da TSM recolhidos in situ por sete boias (boias ondógrafo e meteo-oceanográficas) operadas pelo Instituto Hidrográfico, distribuídas ao longo e ao largo da costa Portuguesa. A motivação para este estudo surge no âmbito da análise de um dos parâmetros fundamentais no estudo do oceano, a TSM, considerando as mais recentes temáticas como é o caso das alterações climáticas, e como estas poderão estar a influenciar a dinâmica dos oceanos e os seus ecossistemas. Os períodos de estudo analisados para as boias ondógrafo foram cerca de 20 anos, e para as boias meteo-oceanográficas entre 5 e 10 anos. Os dados, depois de tratados e agregados, foram analisados mediante o cálculo de médias diárias, mensais e anuais. Através das séries temporais construída s estudou-se a variabilidade sazonal e interanual da TSM, com particular foco na caracterização climática das regiões de Leixões, Sines e Faro, tendo em consideração evidências de eventos de afloramento costeiro (upwelling) e anomalias térmicas. Observou-se um padrão oceânico quasi-periódico da TSM (2-3 anos), e que a TSM no território português descreve um padrão sazonal. Verificou-se uma tendência para um ligeiro aumento da TSM na região de Faro e um ligeiro decréscimo na região de Sines. A análise da última década (2010-2019), revelou uma tendência para o decréscimo da TSM em todo o território português, inclusive, entre as regiões costeiras e do largo. Este estudo permitiu caracterizar o regime térmico da costa Portuguesa nas últimas décadas, e verificar que a TSM não está, tendencialmente, a variar de igual forma na região de Portugal Continental. É, no entanto, necessário aprofundar este estudo, complementando com outras bases de dados (imagens satélite, flutuadores argo, etc.), para obter conclusões mais robustas.
- Análise de operações SAR no espaço marítimo de Cabo VerdePublication . Moniz, Nuno Miguel de Pina; Martins, João José MaiaEsta tese de dissertação de mestrado tem por propósito descrever a atualidade do Serviço SAR _ “Search and Rescue” (Busca e Salvamento) facultado pelo Sistema SAR de Cabo Verde, dando ênfase as operações SAR no espaço marítimo nacional, através do estudo do modo de coordenação e da capacidade de resposta das entidades cabo-verdianas competentes na matéria SAR. O signatário escolheu partir do enquadramento a nível histórico do serviço SAR para fazer entender o surgimento do serviço SAR a nível mundial e a nível geostratégico de modo a demonstrar a importância do posicionamento geográfico de Cabo Verde e o “porquê” da preocupação em estruturar um serviço SAR no arquipélago. Posteriormente, procura-se descrever a organização e gestão SAR e as operações, SAR na perspetiva do Manual IAMSAR (International Aeronautical and Maritime Search and Rescue Manual _ Organization and Management) Prossegue-se com uma descrição do Sistema Nacional SAR de Cabo Verde e do Serviço SAR do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte, onde o signatário achou conveniente fazer uma comparação entre ambos, argumentando que a Guarda Costeira do Reino Unido possui uma vasta experiência SAR que possa ser aproveitado pela Guarda Costeira de Cabo Verde. O signatário achou conveniente prosseguir com uma análise das operações SAR coordenadas pelo Centro Conjunto de Operação e Salvamento de Cabo Verde, designado por JRCC-CV (Joint Rescue Center Coordination), descrevendo os procedimentos para a coordenação das operações SAR. Tendo em consideração que a maioria dos incidentes SAR em Cabo Verde são casos envolvendo embarcações de pesca de boca aberta, utilizou-se o caso da embarcação Binga, dado por desaparecido em 2016, como exemplo com o intuito de propor melhorias. Do estudo realizado, o signatário conclui que as entidades SAR de Cabo Verde têm feito grande esforço para alcançar a eficácia pretendida, porém ainda a muito esforço a se fazer, principalmente na coordenação entre entidades, em operacionalizar o JRCC-CV para garantir a eficiência no comando e controlo das operações e a aquisição de meios aéreos, em específico, um Helicóptero que possa participar nas operações de salvamento e a obrigação de utilização de meios de comunicações (no mínimo) para as embarcações de boca aberta.
- Análise do modelo de gestão do conhecimento para a Autoridade Marítima NacionalPublication . Mateus, Diogo Tiago Franquinho Almeida; Gorricha, Jorge Manuel LourençoA gestão do conhecimento é uma área que tem sido bastante desenvolvida ao longo das últimas décadas. Devido a uma acelerada mudança nos processos das organizações acompanhado de uma evolução da tecnologia, verifica-se um aumento de informação a todos os níveis e, consequentemente, do conhecimento que desta pode ser extraído, levando a que as organizações necessitem de evoluir, aprofundando as oportunidades daí resultantes com a finalidade de garantirem a sua vantagem competitiva. O presente trabalho de investigação, realizado no âmbito da Gestão de Conhecimento, e intitulado “Análise do modelo de Gestão do Conhecimento para a Autoridade Marítima Nacional”, tem como principal objetivo analisar o atual modelo de Gestão do Conhecimento implementado na Autoridade Marítima Nacional, contribuindo de uma forma ativa para o melhoramento do mesmo através da exposição de mecanismos de Gestão do Conhecimento que, interligados com o esclarecimento das dificuldades sentidas pelos colaboradores, possam colmatar pontos sensíveis da organização permitindo alcançar a vantagem competitiva. A investigação foi feita no âmbito da investigação aplicada utilizando o método dedutivo, tendo sido efetuada pesquisa em estudos previamente realizados, legislação e doutrina já implementada em organizações com características semelhantes. Recorreu-se ainda a um inquérito com a finalidade de analisar o estado atual da gestão de conhecimento na organização. Com a elaboração da presente dissertação de mestrado, conclui-se que apesar de não existir um modelo de Gestão de Conhecimento implementado, ou seja, formalizado, a organização faz uso de alguns mecanismos que facilitam o processo da gestão de conhecimento. Verificou-se ainda que os colaboradores estão despertos para a importância dessa formalização e implementação na organização
- Análise e Previsão de Marés e Correntes de MaréPublication . Raimundo, Inês Cabanita; Costa, Carlos Nélson Lopes da; Moreira, Miguel Ângelo Pereira BentoA presente Dissertação de Mestrado visa a produção de uma ferramenta informática, em Matlab, para análise e previsão de marés e correntes de maré, a qual foi designada SeaTideWave. Pretende-se a partir de três métodos matemáticos - séries de Fourier e duas variantes de mínimos quadrados - Boon e Kiley (1978) e Boon (2004) – calcular os coeficientes de Fourier que ajustem o polinómio trigonométrico às observações e obter as constantes harmónicas, as quais serão alvo de uma avaliação de qualidade. Procura-se encontrar uma metodologia para detetar e avaliar a ocorrência de eventos de maré meteorológica, como storm surges. Foi criado um sistema de programas que envolvem: a análise harmónica e previsão com recurso àqueles métodos, a partir de registos temporais entre 29 a 369 dias; controlo de qualidade das constantes harmónicas conseguidas, de vários portos ou locais, envolvendo o tratamento estatístico dos resíduos temporais entre as observações e as correspondentes previsões, complementado por análise espectral; e deteção e avaliação de marés meteorológicas, a partir de processos de filtragem e espectros cruzados, de registos de Newport, EUA, que incluem registos de pressão atmosférica e ventos. Os resultados obtidos revelam a boa qualidade dos modelos preditivos para as alturas de maré, em portos costeiros onde os efeitos da propagação em pequenas profundidades não sejam significativos, e razoável qualidade no caso de correntes. A partir da metodologia inerente à deteção e avaliação de storm surges constata-se o efeito de «barómetro invertido», entre os episódios de maré meteorológica e da pressão atmosférica, bem como a consistência da teoria de Ekman para explicar esses episódios. Destaca-se vários aspetos inovadores, associados à ferramenta SeaTideWave, nomeadamente a implementação da análise por mínimos quadrados e a capacidade de previsão de correntes de maré, demonstrada pela «tabela de correntes» para 2022 e também na forma de «elementos de correntes de maré», para um local próximo da Trafaria, no estuário do Tejo
- Análise Exploratória da Pirataria no Séc. XXIPublication . Bretes, Iven Clésio dos Santos; Gorricha, Jorge Manuel LourençoA pirataria marítima é atualmente um fenómeno com forte impacto na atividade económica mundial. Atenta a sua natureza adaptativa e criminosa, tende a evoluir, quer seja no espaço e nas formas de ataque em função das medidas de segurança e proteção que são tomadas por parte dos estados costeiros e das potências marítimas que tomam a iniciativa de prevenir esses mesmos ataques. Regra geral, é possível afirmar que este fenómeno é mais comum em áreas que cruzam as rotas de comércio marítimo e onde se verifica pouco controlo dos estados costeiros. O presente estudo, efetuado com os dados disponibilizados pela InternationalMaritimeOrganization e pelo Centro de Gestão e Análise de Dados Operacionais da Marinha Portuguesa, relativos aos últimos doze anos, tem como objetivo apresentar uma análise exploratória dos dados e verificar se existem padrões nos ataques de pirataria que permitam induzir conhecimento sobre as caraterísticas do fenómeno, na perspectiva espacial e temporal. Para o efeito, foram utilizadas abordagens estatísticas descritivas, recurso a sistemas de informação geográfica e ao uso de Self-OrganizingMaps, definidos com uma, duas e três dimensões no espaço de output com vista à identificação de eventuais padrões existentes nos dados. Da análise efetuada foi possível relacionar os ataques de pirataria entre as áreas afetadas bem como as semelhanças existentes entre eles. Da análise temporal efetuada foi ainda possível analisar a evolução do fenómeno ao longo dos últimos anos.
- António Lopes da Costa e AlmeidaPublication . Rodrigues, Renato Gonçalves; Matos, Luís Jorge Semedo deNascido perante a azáfama das novas luzes, vindas sobretudo da Europa, António Lopes da Costa e Almeida, distinto oficial da Armada, não demoraria a tornar-se uma pessoa envolvida no conhecimento e procura das várias ciências que o rodeavam. Iniciando os seus estudos na Universidade de Coimbra, onde terminou os dois primeiros anos Matemáticos e Filosóficos, acabara de ingressar na carreira de Oficial da Armada, ao inscrever-se na Academia dos Guardas-Marinhas, local onde teria o seu primeiro contacto com a vida militar. Já como oficial, foi nomeado para diversas comissões, de onde se destacam as diversas idas ao Brasil, África e Europa e os diversos comandos que teve oportunidade de exercer, quer de unidades navais, quer de forças ligadas à defesa do país contra as invasões francesas. Quanto ao seu percurso literário, que foi o que mais deu frutos, deu o seu contributo a diversas instituições de relevo como a Academia Real das Ciências de Lisboa, a Associação Marítima e Colonial e a Escola Naval – na qual foi o seu primeiro Diretor, em 1845, quando a mesma recebeu este nome – através das obras que publicou, que foram consideradas de grande interesse e uso, principalmente dos navegantes, campo onde podemos afirmar que se destacou. Graças a estes trabalhos, aos quais dedicou grande parte da sua vida, foi agraciado com a Comenda de São Bento de Aviz, com o título de Barão de Reboredo e foi ainda nomeado conselheiro de D. Maria II.
- Aplicações da equação de Duffing-Holmes à identificação de sinais periódicos ténues na presença de ruídoPublication . Sacramento, Marta Sofia Portela Roliz Alambre; Moreira, Miguel Ângelo Pereira Bento; Correia, Ana LuísaA equação de Du¢ ng-Holmes é uma equação diferencial não linear de segunda ordem que apresenta um termo de rigidez não linear polinomial de ordem três e um termo dissipativo de natureza viscosa. Esta equação, introduzida por Georg Du¢ ng, em 1918, no contexto do estudo de sistemas com amortecimento não linear, apresenta propriedades físico-matemáticas extremamente interessantes. A equação de Du¢ ng-Holmes quando forçada harmonicamente revela a existência de órbitas sub-harmónicas, bifurcações associadas à duplicação do período, ciclos limite, estados periódicos críticos e comportamento caótico. A equação de Du¢ ng-Holmes é atualmente utilizada para desenvolver algoritmos de identificação de sinais periódicos ténues na presença de ruído. Os algoritmos desenvolvidos para esse efeito baseiam-se na sensibilidade da resposta desta equação. As aplicações dos algoritmos referidos têm tido lugar em áreas relacionadas com a identi cação e análise de assinaturas acústicas de navios, identi cação e análise de sinais de GPS, deteção precoce de dano, entre muitas outras. Neste trabalho efetuar-se-á o estudo exploratório desta equação e das aplicações práticas que têm sido desenvolvidas até ao presente. O estudo analítico e as simulações preliminares, servirão para escolher de entre as diversas configurações da equação de Du¢ ng-Holmes, aquela que é capaz de realizar a deteção de sinais periódicos acústicos mesmo na presença de ruído. Os resultados das simulações foram satisfatórios, sendo possível concluir que as ferramentas criadas poderão ser usadas futuramente em sinais hidrofónicos acústicos reais.
- ARESIBO – Development of demonstrating scenarios based on CONOPSPublication . Brioso, Sara Andreia Presado; Conceição, Plácido da; Correia, Cortez eNos últimos anos, a emergente dos crimes transfronteiriços nas fronteiras exteriores da Europa tem-se constatado um desafio exigente na forma de atuação das agências europeias de segurança das fronteiras. O projeto Europeu “Augmented Reality for Enriched Situation awareness for Border security – ARESIBO” (GA 833805) pretende desenvolver uma solução inovadora para a contribuição da melhoria do conhecimento situacional nas operações de segurança no domínio das fronteiras. O problema inerente a esta dissertação surge no âmbito da Tarefa 2.5 do projeto: A definição de 4 Casos de Uso Piloto que demonstrem um conhecimento situacional integrado com a adoção de tecnologias de Realidade Aumentada, num domínio terrestre, marítimo, e misto. Assim sendo, o principal objetivo da presente investigação é a conce- ção de uma metodologia para desenvolver e validar casos de uso e cenários de demonstração, baseados na análise do Conceito de Operações (CONOPS) do sistema ARESIBO. O método usado compreende o uso de duas abordagens, a tradicional Engenharia de Sistemas, e a Engenharia de Sistemas baseada em modelos, para guiar o desenvolvimento dos Casos de Uso e cenários a partir da análise do CONOPS. A arquitetura e o design dos cenários são definidos pela combinação do NATO Architecture Framework (NAF) com o método Object-Oriented Systems Engineering (OOSE), que possibilita a construção de diagramas UML comportamentais. A descrição dos Casos de Uso e cená- rios é feita através da Activity Theory e do processo de Intelligence utilizado pela agência FRONTEX, de forma a apresentar claramente quais as atividades realizadas pelas comunidades ilícitas e as agências de segurança de fronteiras. O resultado consiste na definição de uma metodologia que permite desenvolver e validar quatro Casos de Uso Piloto, conforme explicado na definição do problema: Um caso de trespasse de uma fronteira terrestre, um caso de tráfico ilegal de mercadorias, de humanos e por fim de droga.