ESEJD - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Ciências da Educação"
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- As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de DeusPublication . Guerreiro, Maria Izabel Mateus Oliveira Santos Correia; Vilhena, Joana da Cunha e Costa Consiglieri deO estudo apresentado “As Artes Visuais e a Abordagem à Escrita: Um contributo para a aprendizagem da escrita, pelo Método João de Deus” tem como propósito desenvolver e investigar a importância que as Artes Visuais podem representar na aprendizagem da linguagem escrita. Desta forma, esta investigação foi desenvolvida com o intuito em promover a interdisciplinaridade da prática das Artes Visuais com um método de aprendizagem da escrita e da leitura. Este método de aprendizagem de leitura segue a Cartilha Materna de João de Deus. Através da investigação sobre aprendizagem da linguagem da leitura e da escrita, houve primeiramente uma intenção de investigar estudos científicos para fundamentar a importância da aprendizagem da linguagem escrita e da oralidade. Em seguida, apresentou-se um enfoque desde a discriminação auditiva e fonológica ao desenvolvimento da consciência linguística. Relativo a esta temática, delineou-se diferentes perspetivas de vários investigadores, bem como a Metodologia João de Deus. Nas Artes Visuais, a pesquisa delineia-se o estudo como forma de compreender o seu envolvimento na interdisciplinaridade dos conteúdos abordados em sala de aula. Esta investigação foi então direcionada ao estudo do desenho infantil de um grupo de crianças da sala de cinco anos em contexto escolar, de forma a proporcionar-lhes a experimentação de quatro materiais diferentes – lápis de cor, lápis de cera, canetas de feltro e aguarelas. Com estes trabalhos, pretende-se interligar as Artes Visuais com a aprendizagem da escrita, como meio de enriquecer e diversificar estratégias, na fase inicial de aprendizagem de cada letra do alfabeto. Para cada criança, há um total de oito desenhos, quatro dos quais foram influenciados por quatro palavras. Mais quatro frases serviram de inspiração para mais quatro desenhos. Cada criança teve de escolher entre quatro materiais diferentes para cada caso. Este projeto surge na continuidade de uma nova metodologia criada e desenvolvida a partir do Método João de Deus, com o intuito em atualizar a prática educativa em contexto escolar, na Educação Pré-Escolar. Em suma, torna-se mais relevante o papel do Professor/Educador, cujo contributo deverá ser o de propor a atingir objetivos específicos. Conforme descrito nas Orientações Curriculares, os Professores/Educadores devem ir ao encontro dos interesses da criança, estimulando-a a aprender, de forma a desenvolver capacidades, destrezas, valores e atitudes.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Casinhas, Joana de Oliveira Baptista Antunes; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente trabalho foi realizado no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio Profissional I, II e III referentes ao Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. Ressalvo que, no ano letivo 2012/2013, estava a frequentar o Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico na ESEJD, faltando-me apenas a defesa do relatório de estágio. Nesse ano interrompi os estudos e recomecei na elaboração da tese de Mestrado este ano de 2019/2020 para finalizar assim, o mestrado de Educação Pré- Escolar. Por esta razão, o presente trabalho inclui relatos deste antigo percurso. O presente relatório encontra-se estruturado da seguinte forma: Introdução, Capítulo I – Relatos do Estágio Profissional; Capítulo II – Planificações; Capítulo III – Avaliações; Capítulo IV – Apresentação de um Projeto; Considerações Finais; Referências Bibliográficas e Anexos. No Capítulo I, encontram-se sete relatos de aulas observadas referentes à Educação Pré−Escolar de aulas observadas. Foram apresentados ainda relatos de aulas dadas por mim, na Educação Pré-Escolar que estão sustentados com fundamentações teóricas. No Capítulo II, após uma fundamentação teórica sobre a importância da Planificação, apresento e fundamento seis planificações relativas a diferentes áreas da Educação Pré-Escolar, nomeadamente, na área do Conhecimento do Mundo, no domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita, no domínio da Matemática. Posteriormente, foi abordado e fundamentado o tema dos Dispositivos de Avaliação, que contém três Dispositivos de Avaliação referentes ás áreas da Educação Pré−Escolar. Por último, no quarto capítulo, é apresentado um Trabalho de Projeto direcionado a crianças do Pré-Escolar envolvendo toda a comunidade escolar e a família das mesmas. O projeto chama-se “As Quatro Estações” e o objetivo deste projeto é que as crianças estejam em contacto com os subdomínios da música e das artes visuais em consonância.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Arrojado, Daniela da Costa; Botelho, Ana Teresa Ivens Ferraz Colares Pereira da SilveiraO presente relatório reflete sobre os estágios realizados durante o período de fevereiro de 2016 a julho de 2017, inseridos nas unidades curriculares Prática Profissional I, II e II do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O Relatório de Estágio contemplará a apresentação de experiências de ensino e aprendizagens realizadas e observadas, abrangendo os vários níveis de ensino da Educação Pré-Escolar. Primeiramente é feita uma introdução onde são definidos os objetivos deste relatório, a pertinência da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei o estágio e a calendarização do mesmo. O segundo capítulo do presente relatório destina-se aos Registos de Estágio Profissional e está subdividido em três pontos, o primeiro remete para apresentação de sete relatos de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares em contextos educativos e três relatos de atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares bem como as diferentes faixas etárias. O segundo ponto deste capítulo destina-se às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre a importância de planificar, as atividades e são apresentadas planificações de seis atividades inseridas nas diferentes áreas da Educação Pré-Escolar realizadas durante os estágios realizados nas diferentes escolas. O terceiro e último ponto deste capítulo, incide sobre os Dispositivos de Avaliação onde reforço a pertinência da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças dos três aos cinco anos, respetivamente e avalio as mesmas, contemplando as aprendizagens, as capacidades e as atitudes. O terceiro capítulo do Relatório de Estágio, apresenta uma proposta de trabalho projeto que visa a interdisciplinaridade e o sucesso educativo, para a realização do mesmo escolhi um tema relacionado com a educação ambiental denominado por “Vamos salvar as praias!”. Por fim é feita uma apreciação crítica global de todo o trabalho realizado no presente relatório e da pertinência que o mesmo teve na minha formação enquanto vi docente. Após a reflexão final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei na elaboração do relatório bem como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Duque , Catarina Filipa Soares; Magalhães, ViolanteO Relatório de Estágio Profissional resulta do percurso que se insere na Prática Pedagógica, desenvolvida no Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação João de Deus, durante os anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O Relatório está dividido em quatro capítulos. No Capítulo 1, apresento sete relatos de atividades ou situações observadas (conduzidas quer pelas Educadoras Orientadoras quer por colegas de Estágio) em contexto de estágio e três relatos de atividades realizadas por mim enquanto estagiária. Cada relato contém ainda uma pequena reflexão e a fundamentação teórica oriunda da investigação. No Capítulo 2, apresento seis planificações realizadas junto de grupos de crianças de três diferentes faixas etárias da Educação Pré-Escolar (três, quatro e cinco anos). Para cada grupo, são apresentadas duas planificações, bem como a justificação das estratégias e recursos utilizados. No Capítulo 3, são apresentadas três avaliações de atividades realizadas por mim enquanto estagiária; descrevo parâmetros e critérios de avaliação, bem como a análise dos seus resultados. Por último, no Capítulo 4, é apresentada a proposta de um projeto educativo, intitulado “Adoro perguntar, pesquisar, responder”. O projeto tem como objetivo criar um Cantinho da Pesquisa na sala de um grupo de 5 anos, de forma a estimular a curiosidade da criança com diferentes fontes e meios para apoiar o processo de descoberta (equipamentos mobiliário e informático/ digital, materiais de consulta, de expressão plástica), que contará com o envolvimento dos familiares das crianças e da comunidade escolar. O Relatório termina com uma reflexão sobre as práticas observadas e sobre as que foram realizadas por mim, bem como sobre a importância do Estágio na minha futura vida profissional.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Bentes, Joana Catarina Sintra; Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dosO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III engloba a informação mais significativa ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar, iniciado em setembro de 2018 e terminado em fevereiro de 2019. Este Relatório está dividido em 4 capítulos. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. São apresentados dez relatos da Prática Pedagógica, onde três deles são atividades realizadas por mim e as outras sete são atividades são observadas em diferentes faixas etárias. O segundo capítulo são apresentadas seis planificações de atividades realizadas por mim. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a aula, os recursos que utilizei e por vezes as dificuldades que senti na realização da mesma. O terceiro capítulo apresenta os Dispositivos de Avaliação, onde refiro qual a importância da avaliação, e onde apresento três atividades realizadas com diferentes faixas etárias e uma análise dos mesmos. No quarto capítulo, apresento o projeto “Presentes no chão é que não!”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças para os dejetos dos animais que ficam no chão e que os donos não apanham, e quais são, os perigos que podem causar. Por fim, o relatório termina com uma reflexão sobre todo o meu percurso de mestrado, e a importância do mesmo para a minha formação como futura educadora. Após a reflexão, apresento as referências bibliográficas que utilizei para a realização do relatório, tal como todos os anexos.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Figueiredo, Maria da Luz Costa de Vasconcelos e Sousa de; Reis, Paula Colares Pereira dosO trabalho aqui apresentado, “Relatório de Estágio Profissional I, II e III”, pretende aprofundar as práticas experienciadas e observadas na realidade educativa, através de relatos realizados e de fundamentação teórica. O relatório está dividido em 4 capítulos: 10 relatos de estágio; 4 planificações; 3 dispositivos de avaliação e um trabalho de projeto. No primeiro capítulo é possível verificar várias práticas, não só das educadoras, onde realizei o estágio, como também pessoais, e observar ainda a descrição de diversos materiais lúdicos e didáticos que foram utilizados ao longo do período de estágio. No segundo capítulo, apresento planificações de atividades realizadas com crianças de diferentes idades, em que as estratégias, os recursos e os componentes desenvolvidos e trabalhados são diversificados. No capítulo da avaliação, desenvolvi propostas de trabalho de diferentes áreas que apliquei em diferentes grupos, para realizar a avaliação das mesmas. Por último, no capítulo 4 apresento um trabalho de projeto intitulado “A magia do livro” que contempla todas as etapas que um trabalho de projeto exige para ser aplicado na Educação Pré-Escolar. Esta fase da vida é decisiva e sabemos que os benefícios que o contacto com os livros podem trazer a uma criança são imensos. Os livros podem e devem acompanhar a criança desde cedo. A execução deste relatório, presenteia todo o processo formativo enquanto estagiária e futura educadora/professora.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Mateus , Mafalda Sofia Pedro; Magalhães, ViolanteO presente Relatório de Estágio Profissional foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação João de Deus. Tem como objetivo apresentar as diversas experiências e aprendizagens adquiridas ao longo de três semestres, durante os Estágios I, II e III. Este Relatório, para além da Introdução e da Reflexão Final, está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, Relatos de Estágio, são apresentados dez relatos, sendo que sete são de atividades observadas por mim e conduzidas pelas educadoras cooperantes e por uma colega; os restantes são de atividades dinamizadas por mim. Cada relato tem a sua fundamentação teórica incorporada. O segundo capítulo, Planificações, engloba seis planificações, todas planificadas e postas em prática por mim ao longo do estágio; as estratégias utilizadas encontram-se devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo, Dispositivos de Avaliação, apresenta três dispositivos implementados em duas faixas etárias (3 e 5 anos). Por último, no quarto capítulo, Trabalho de Projeto Plantar o carinho animal, apresento uma proposta de projeto, que espero vir a poder implementar numa escola, com crianças do Pré-Escolar, envolvendo a comunidade escolar e a família das crianças. Este projeto pretende desenvolver nas crianças o respeito pelos animais, em particular pelos animais domésticos, articulando assim vários conteúdos e componentes das várias áreas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Fonseca, Patrícia Pote; Almeida, José Maria deEste relatório de estágio profissional está dividido em 4 capítulos. No início de cada capítulo existirá uma pequena descrição do mesmo e, de seguida, são desenvolvidos os tópicos correspondentes a cada capítulo. Antes da apresentação de cada capítulo, este relatório identifica a contextualização do Estágio Profissional, bem como a calendarização e cronograma de todos os momentos da prática pedagógica durante o Estágio Profissional. No Capítulo 1, descrevemos e fundamentamos teoricamente 10 relatos diários das práticas observadas e realizadas. Dos 10 registos, 7 correspondem a práticas observadas com crianças entre os 3 e os 5 anos e as restantes 3 narrativas, dizem respeito a atividades realizadas por mim e/ou avaliadas pelas orientadoras da equipa pedagógica, bem como pelas educadoras titulares de cada grupo. O Capítulo 2 corresponde à apresentação de 6 planos de atividades propostas por mim com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Nestas planificações constam os conteúdos que vamos abordar, a duração da atividade, as estratégias utilizadas bem como os recursos usados. As estratégias e os recursos utilizados durante a atividade serão fundamentados teoricamente. No Capítulo 3 serão apresentadas 3 dispositivos de avaliação que utilizámos em 3 atividades realizadas com os diferentes grupos da Educação Pré-Escolar, bem como a análise dos resultados. No Capítulo 4, está presente uma proposta de um projeto, elaborado por mim (Higiene Oral), à qual explico, através da metodologia de trabalho de projeto, várias atividades a realizar de modo a que as crianças melhorem a sua higiene pessoal, compreendendo, mais especificamente, a importância da Higiene Oral. Por último, é apresentada uma reflexão final e as referências bibliográficas utilizadas para toda a fundamentação teórica do meu relatório de estágio.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Leite, Mariana Sá; Cortez, Mariana Isabel Maruta GrazinaO presente relatório de estágio profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar em vigor na Escola Superior de Educação João de Deus. Este relatório é referente à unidade curricular de Prática Profissional I, II e III ocorrentes nos 3 semestres que compõem o presente mestrado. Neste relatório pretende-se que se relate, reflita e avalie determinadas ocorrências durante as unidades curriculares ao longo dos semestres. O relatório profissional divide-se em quatro capítulos. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de estágio onde são evidenciadas observações que considerei significativas ao longo da minha aprendizagem e também são relatadas atividades elaboradas por mim, as quais considerei mais relevantes. Sendo que sete desses relatos pertencem às observações significativas quer sejam das educadoras ou colegas/parceiras de estágio e as restantes três de atividades da minha autoria, todos estes relatos são complementados por fundamentação teórica. No segundo capítulo são apresentados seis planificações elaboradas por mim, sendo que são compostas por duas de cada faixa etária da educação pré-escolar. Nestas mesmas planificações são apresentadas estratégias e recursos para lecionar determinadas áreas ou domínios, as quais defendo através da pesquisa de autores que assim o defendem, No terceiro capítulo são apresentados três dispositivos de avaliação, sendo um para cada faixa etária. Esta avaliação é elaborada com base em propostas de atividades que realizei com o grupo. Após a elaboração das mesmas, foram criados critérios de avaliação às quais as propostas foram submetidas. Após a análise das propostas são apresentados os resultados do grupo. Por fim, o quarto capítulo apresenta um trabalho de projeto da minha autoria. Neste capítulo através da metodologia de trabalho projeto exploro uma ideia que visa desenvolver e melhorar o desempenho escolar da criança. Este relatório profissional tem uma extrema importância na reflexão da prática profissional realizada ao longo dos semestres. Este relatório contribuiu para o meu desenvolvimento pessoal e profissional uma vez que me fez refletir diversas vezes sobre o quão adequadas são certas estratégias e ideias para melhorar enquanto futura educadora que pretendo ser.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Cerejo, Inês Gomes; Boaventura, DianaEste relatório apresenta os estágios realizados durante o período compreendido entre de outubro de 2016 e fevereiro de 2018, inseridos nas unidades curriculares de Prática Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação João de Deus. O presente relatório inclui as minhas experiências de ensino aprendizagem realizadas e observadas na Educação Pré-Escolar. Numa primeira parte é feita uma breve introdução onde se definem os objetivos deste relatório, e onde se aborda a importância da prática profissional, a identificação e contextualização das escolas onde realizei a prática pedagógica e a calendarização da mesma. O primeiro capítulo é destinado aos Relatos de Estágio Profissional. Nele são apresentados dez relatos da prática pedagógica, sendo que sete desses relatos são de observações de situações significativas lecionadas pelas educadoras titulares e colegas de estágio, e três dos relatos correspondem a atividades planificadas e realizadas por mim, abrangendo as várias áreas curriculares, bem como as diferentes faixas etárias. O segundo capítulo é reservado às Planificações, onde é feita uma reflexão sobre o que é planificar e a importância de o fazer. Nele são apresentadas seis atividades planificadas e realizadas durante a prática profissinal nas diferentes escolas, inseridas nas diferentes áreas curriculares da Educação Pré-Escolar e faixas etárias. O terceiro capítulo apresentado corresponde aos Dispositivos de Avaliação onde reforço a significância da avaliação formativa nestas faixas etárias e apresento três atividades realizadas com crianças nas faixas etárias da Educação Pré-Escolar. Avalio as mesmas analisando as aprendizagens, as capacidades, as destrezas e atitudes. No quarto capítulo e último, do Relatório de Estágio, apresento uma proposta de trabalho de projeto que objetiva a interdisciplinaridade nas várias áreas curriculares da Educação Pré-Escolar. Para a realização desta proposta escolhi um tema relacionado com a educação ambiental cujo o nome é “Quem recicla, amigo é”. Por fim, efetiva-se uma perspetiva final sobre todo o trabalho realizado no presente relatório e sobre o valor da sua importância na minha formação enquanto futura educadora. Após esta reflexão crítica final são apresentadas as referências bibliográficas que utilizei para a elaboração do relatório tal como todos os anexos.
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