IPT - Instituto Politécnico de Tomar
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O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma instituição de ensino superior politécnico, no espaço europeu do ensino superior, dotada de valências nas áreas das ciências, tecnologias, artes e humanidades que, desde a sua génese, concorrem complementarmente para a superior formação dos seus estudantes, produzindo conhecimento útil, capacidades, competências e aptidões, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática. O IPT assume ainda como sua missão: a expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação, num projeto de formação global do indivíduo; a participação ativa na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na criação, inovação e valorização do conhecimento científico e tecnológico.
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Browsing IPT - Instituto Politécnico de Tomar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Economia e Gestão"
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- A aceitação dos sistemas de gestão de conteúdos nos municípiosPublication . Louraço, Daniela Gonçalves Estevão; Marques, Célio Gonçalo CardosoO evoluir das tecnologias e o aumento da quantidade de informação partilhada, revolucionaram a forma como atuamos e pensamos, mas também a forma como criamos, partilhamos e guardamos conteúdos. Este cenário, tornou-se especialmente desafiante para as organizações públicas que, nas últimas décadas, reconheceram a importância de tornar a gestão pública mais tecnológica e modernizada. Perante esta realidade, muito contribuíram e continuam a contribuir os Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS), consideradas ferramentas de sustento e apoio à gestão do trabalho dos profissionais e dos procedimentos administrativos e de gestão que lhe estão associados. Dada a sua relevância, o presente estudo analisa a aceitação dos CMSs pelos profissionais dos municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo (CIMLT), utilizando um modelo adaptado do Technology Acceptance Model (TAM), considerado o mais robusto na identificação dos determinantes da aceitação tecnológica. No processo de investigação, foi aplicado um questionário adaptado dos construtos do modelo, de forma a estabelecer conclusões sobre a aceitação dos CMSs pelos profissionais da CIMLT na execução das suas funções laborais. Para completar e contextualizar a investigação, foi efetuada uma entrevista ao responsável dos serviços informáticos da CIMLT, para esclarecer a génese do processo e a sua implementação. Concluiu-se que, a aceitação dos CMSs na CIMLT, é elevada em aspetos como perceção de utilidade, perceção de facilidade de utilização e relevância para o desempenho do trabalho, sendo a formação e a experiência, fatores potenciadores desta aceitação, mostrando-se fundamental a promoção e aplicação de ações de formação regulares. Continuar a promover e incentivar a utilização de tecnologias como os CMSs no setor público é essencial para a integração, eficiência e eficácia dos serviços prestados, mas sobretudo pela responsabilidade e transparência nas comunidades, ao permitir uma procura e usabilidade da informação e conteúdos, dinâmica, segura, atual e direta.
- A adaptabilidade das organizações do setor de logística face à situação COVID-19Publication . Soares, Sílvia Catarina Oliveira; Loureiro, Rúben Joaquim Pinto; Simões, Jorge Manuel MarquesAo longo dos últimos anos, verifica-se que as organizações estão inseridas em ambientes cada vez mais competitivos, sendo necessário que se destaquem tanto pela sua autenticidade como sensibilidade para os processos de otimização. Assim, torna-se imperativo o uso de uma estratégia digital para que consigam inovar e reduzir os custos, de modo a ganharem vantagem competitiva. As novas tecnologias são a base essencial para as empresas se tornarem diferenciadoras, e conseguirem realizar previsão de fluxos. O setor logístico é um exemplo disso mesmo, com o aparecimento da pandemia, foi necessário dar resposta, aos fenómenos de açambarcamento, em tempo útil, de modo a garantir a reposição de stock. O presente estudo tem como principal objetivo compreender de que forma as empresas de distribuição logística se adaptaram face à atual situação pandémica, particularmente em organizações que atuam na região centro. De modo a conseguir responder ao objetivo da investigação, realizou-se seis entrevistas semiestruturadas a profissionais da área de logística e distribuição, através de um guião previamente executado. De acordo com os resultados obtidos, verificou-se que as organizações do setor de logística possuem sistemas de informação robustos, e não verificaram constrangimentos de grande dimensão para enfrentarem a pandemia. No entanto, este resultado apenas foi possível através dos múltiplos investimentos e melhorias aos processos que se têm verificado nos últimos anos. Concluindo-se assim que a estratégia de qualquer organização deve passar pela digitalização e otimização de processos.
- Adecco - Recursos HumanosPublication . Perdigão, Sofia Alexandra Marques; Pereira, Tânia; Brito, SílvioO presente relatório de estágio tem como principal objetivo expor os conteúdos apreendidos durante o decorrer do estágio, as metodologias de trabalho e relatar as tarefas desempenhadas. Para além disto, este relatório inclui um estudo caso coletivo, que tem como objetivo geral analisar a relação entre o trabalho temporário, a satisfação profissional e o equilíbrio laboral-pessoal. Desta forma, procuramos compreender os impactos do trabalho temporário e da satisfação profissional na vida pessoal, familiar e social dos trabalhadores temporários que trabalham por turnos. Neste estudo foi utilizada uma metodologia qualitativa, com recurso a entrevista semiestruturada. A amostra do estudo é constituída por treze indivíduos, de seis empresas utilizadoras de trabalho temporário (EUTT). A partir dos dados recolhidos, podemos concluir que o trabalho temporário é considerado como uma solução e uma oportunidade de aprendizagem, experiência e rendimento, originando satisfação profissional. No entanto, existe incerteza e insegurança devido à natureza do contrato temporário, e por isso, os trabalhadores ambicionam melhores condições e propostas de trabalho. A conciliação entre a vida profissional e a vida pessoal, familiar e social, exige uma articulação e adaptação constante e trabalhar em regime por turnos dificulta essa conciliação.
- Análise das relações de perceção de empregabilidade, tipologia de contrato, comprometimento organizacional e intenção de saída dos profissionais de recursos humanosPublication . Brás, Cristiana Filipa Francisco; Aparício, Maria Fernanda Pires; Brito, Sílvio ManuelA Perceção de Empregabilidade é definida como a perceção de um indivíduo sobre as oportunidades de conseguir ou suportar o emprego no mercado de trabalho a nível interno (organização) e externo (fora da organização), (De Cuyper et al., 2011). A Intenção de Saída caracteriza-se pela vontade ou pensamento de abandonar a empresa em que se encontram a trabalhar atualmente (Momani, 2017); (Tett & Meyer, 1993). O Compromisso Organizacional define-se pela vontade que o trabalhador tem de pertencer à organização onde se encontra, o desejo que o colaborador tem em esforçar-se em prol da sua organização (Luthans, 2002). A presente investigação tem como propósito estudar a relação entre a Perceção de Empregabilidade, Intenção de Saída e o Comprometimento Organizacional assim como, estudar a relação existente entre a influência do vínculo contratual e as dimensões de Perceção de Empregabilidade e da Intenção de Saída. Para o estudo foi aplicado um questionário, divulgado exclusivamente online, no qual participaram 253 profissionais de Recursos Humanos de diferentes organizações localizadas em Portugal. A análise dos resultados demonstra que não existe uma relação significativa entre a Perceção de Empregabilidade e a Intenção de Saída, nem se verifica a existência de uma relação significativa entre a variável moderadora vínculo contratual e as dimensões de empregabilidade e dimensões de saída. Relativamente à Intenção de Saída os resultados mostram que esta variável não se relaciona com o Comprometimento Organizacional em todas as suas dimensões das variáveis, contudo, relativamente ao Comprometimento Afetivo os resultados apontam-nos para uma associação negativa com a Intenção de Saída Voluntária. Os dados mostram também a existência de uma relação positiva e significativa entre a Perceção de Empregabilidade e o Comprometimento Organizacional.
- Análise e melhoria de processso de picking e layout de armazém numa empresa do ramo alimentarPublication . Silva, Pedro Manuel Mourão da; Nogueira, José Manuel de Barros PinheiroO picking é uma atividade muito importante do processo da cadeia de abastecimento. Esta atividade envolve custos significativos e pode influenciar e afetar os níveis de satisfação do cliente. As empresas têm ao seu dispor muitas melhorias do processo e novas propostas capaz de as apoiar na gestão da cadeia de abastecimento. O picking é considerado como a atividade mais dispendiosa e com uma utilização mais intensiva de mão-de-obra para a maioria dos armazéns; o custo de preparação das encomendas pode ascender a 55% da despesa operacional total do armazém. A importância deste, processo leva-nos a investir na elaboração dum estudo, para melhorar o atual processo nesta empresa do ramo agroalimentar e assim contribuir através de propostas para uma melhor organização. Ao mesmo tempo pretender contribuir com diretrizes para futuros casos de estudo. Na análise das condições e atividades do processo de picking e expedição, foram detetadas diversas falhas a nível dos circuitos de produtos com a ocorrência de congestionamentos, excessivas movimentações, paragens e tempos em espera. Suportado por uma revisão bibliográfica sobre os temas em estudo foi proposto, a implementação dum sistema de produção Lean através da metodologia Kaizen, criação de um sistema de planeamento da produção baseado na procura, etiquetagem de todos os produtos no final do abate, definição de novos circuitos de movimentação de produtos e definição de indicadores KPI’s para Expedição e Picking. A implementação das propostas de melhorias é bastante complexa e é ainda recente, começando a verificar-se algumas melhorias nos indicadores especialmente a nível dos circuitos, com a redução do lead time e também a redução das movimentações, cruzamentos e tempos em espera. O sistema de avaliação de desempenho ainda não é o mais adequado, contendo apenas alguns indicadores mais utilizados nos processos de expedição e picking. Sugere-se em trabalhos futuros a implementação dum Balanced Score Card ou um dashbord.
- Aplicação do balanced scorecard num colégio privadoPublication . Oliveira, João Pedro Prates de; Francisco, Luís António AntunesA sociedade em que vivemos ao longo dos tempos tem sofrido inúmeras transformações, e o setor da educação em Portugal não foi exceção com a clarificação em 1986, relativamente ao ensino privado na Lei de Bases do Sistema Educativo. Todas estas alterações ao longo dos anos, despertou no culminar de muitos investidores no setor da educação, investimentos esses que criaram uma maior oferta de vagas e consequentemente uma maior dificuldade na sua ocupação. Desta forma, o setor da educação ficou mais competitivo, o que leva às instituições a fazer uma procura constante na melhoria dos seus modelos de gestão. Desta forma, este projeto tem como objetivo propor um modelo de balanced scorecard para uma instituição do ensino privado, composta por creche, jardim-de-infância e 1º ciclo, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa baseada na análise documental e no estudo de caso, através de observação e entrevistas. Foi efetuada uma revisão da literatura do modelo de balanced scorecard já implementados em ensino do 1º ciclo público e ensino superior privado que servem como base na elaboração da proposta. A análise dos resultados permite evidenciar a proposta do modelo do balanced scorecard, assim como são percetíveis e relevantes os impactos da intervenção na gestão da instituição, como clarificar a estratégia e o que é pretendido a médio longo prazo, existindo uma maior partilha de informação, melhorando processos de funcionamento e fazendo perceber ao gerente/proprietário do colégio da importância de se ter uma ferramenta de controlo de gestão que proporcione a execução da estratégia. Pode-se concluir que este projeto traz como contributo a possibilidade de utilização do balanced scorecard mesmo em instituições que não tenham pré-estabelecidos indicadores de desempenho monetário, dando um papel principal ao estabelecimento de indicadores de desempenho, a aplicação do mesmo permite uma melhor avaliação e controlo de gestão, para que atinja a estratégia. O modelo proposto de balanced scorecard, passa a ser uma referência em outros colégios que tenham o ensino até ao 1º ciclo.
- A avaliação (SIADAP)Publication . Carvalho, Maria Leonor Cláudio; Aparício, Maria Fernanda PiresA presente investigação teve como objetivos avaliar a perceção de justiça dos trabalhadores da Câmara Municipal do Entroncamento sobre os resultados da sua avaliação de desempenho, e verificar a sua relação com a motivação para o desempenho e a motivação para o envolvimento. A metodologia usada foi de cariz quantitativo, utilizando para o efeito um questionário a que responderam 76 trabalhadores da Câmara Municipal do Entroncamento. Os resultados indicam que, de um modo geral os funcionários reconhecem a importância da existência de um sistema de avaliação de desempenho e têm uma opinião positiva quanto à sua eficácia e contributo, tanto para a realização dos seus próprios objetivos como para a concretização dos objetivos da organização. As perceções de justiça distributiva e procedimental dos trabalhadores inquiridos são maioritariamente baixas. Quanto aos níveis de motivação para o envolvimento os valores apurados são elevados, sendo que os níveis de motivação para o desempenho são ainda mais elevados. Através da análise correlacional, foi possível apurar uma correlação positiva muito forte entre a justiça distributiva e a justiça procedimental.
- Avaliação da gestão dos serviços de saúde na visão dos agentes comunitários e representantesdo conselho municipal de saúde em um município do estado do MaranhãoPublication . Oliveira, Verisleine Aranha de; Brou, Eduardo Fontão Mont'AlverneA gestão em saúde é de suma importância por muitos fatores que regem o andamento da saúde de um município, estado ou federação. Portanto, essa dissertação tem como objetivo geral verificar como os agentes comunitários e os membros do conselho municipal percebem a gestão dos serviços de saúde em um município do Estado do Maranhão, com vistas a, à luz da Teoria da Gestão de Organizações de saúde, sugerir propostas de melhorias organizacionais/processuais. Com o propósito de atingir os objetivos desta dissertação, recorreu-se a diferentes procedimentos, nomeadamente, revisão bibliográfica e estudo de caso envolvendo agentes comunitários e conselho municipal de saúde de um município do Estado do Maranhão no período de 2018 a 2019. Os resultados obtidos através do estudo de caso revelam que a gestão municipal na visão dos agentes comunitários e conselho municipal de saúde, em sua grande maioria realiza o acompanhamento da situação de saúde, ações intersetoriais, garante equipe de apoio institucional ou similar, estratégia de garantia do cuidado continuado, disponibiliza canais de comunicação, possui programa ou política de educação permanente, utiliza instrumentos de integração dos serviços de saúde, apoia e promove a formação de espaços locais de participação popular e, apoia o funcionamento regular e autônomo do conselho municipal de saúde. Entretanto, no que tange ao desenvolvimento de processos de pesquisa e análise de satisfação do usuário, momento de participação nas discussões da gestão dos serviços e nível de satisfação com a gestão dos serviços de saúde, observa-se um menor percentual de respostas positivas. Em relação aos pontos positivos, observa-se a realização de ações de combate as arboviroses, atividades para público alvo e realização das visitas domiciliares e equipe técnica capacitada. Quanto aos pontos negativos, observa-se falta de materiais para os funcionários, melhor condição para o atendimento, falta de medicamentos e falta de transporte para visita domiciliares. A realização desse estudo e a análise das respostas permitiram sustentar sugestões de melhoria para a gestão municipal.
- Avaliação da segurança de sistemas de informação nas autarquias locaisPublication . Santos, Ana Sofia Cassis; Trigacheiro, Carlos Fernando Calhau; Marques, Célio Gonçalo CardosoNuma Era caracterizada pela importância da informação, a generalidade das organizações depende fortemente dos Sistemas de Informação para o desempenho da sua missão. Para as Autarquias Locais, onde se verificam constantes mudanças nos processos organizacionais com o objetivo de uma melhor utilização económica, eficiente e equitativa dos recursos públicos, os Sistemas de Informação são um fator-chave. Ao lidarem diariamente com informação confidencial estão sujeitas a obrigações de conformidade ética e legal que geram grande responsabilidade na gestão da informação que tratam e produzem. A par com a evolução das tecnologias de informação e da dependência crescente entre bom funcionamento das instituições e o normal funcionamento dos Sistemas de Informação está o aumento da criminalidade informática que se manifesta através de técnicas de intrusão e aproveitamento de vulnerabilidades, o que impõe melhorias aos paradigmas da segurança. Por sua vez, a Segurança da Informação trata da proteção dos Sistemas de Informação impedindo o acesso, utilização, divulgação, interrupção, modificação ou destruição não autorizados da informação, de forma a preservar a confidencialidade, integridade/autenticidade e disponibilidade da mesma. De facto, no domínio da investigação observa-se a existência de um número razoável de estudos sobre Segurança de Sistemas de Informação e sobre a aplicação da ISO/IEC 27002:2013, contudo, o número de estudos aplicados a Autarquias Locais em Portugal é praticamente inexistente, com este trabalho visa contribuir-se para colmatar esta lacuna. Com este estudo de caso pretendeu-se aferir, através da aplicação de um inquérito por questionário baseado na ISO/IEC 27002:2013 associado a um modelo de maturidade qual o grau de maturidade dos controlos de segurança do Sistema de Informação no Município de Torres Novas. A aplicação destas duas ferramentas em conjunto permitiu medir o nível de maturidade dos controlos se segurança do Sistema de Informação do Município e identificar de forma quantitativa quais as áreas mais críticas.
- Avaliação institucional junto aos enfermeiros em relação a infecção hospitalarPublication . Portella, Talita Raquel Almeida; Brou, Eduardo Fontão Mont' AlverneInfecção Hospitalar é aquela adquirida após a internação do paciente e que se manifesta durante a internação ou mesmo após a alta, quando essa puder ser relacionada com a internação ou procedimentos hospitalares. Pacientes internados em instituições de saúde estão expostos a uma ampla variedade de microorganismos patogênicos, principalmente nos setores onde os procedimentos invasivos são rotina, por este motivo é de suma importância que os profissionais de saúde estejam aptos a prestarem uma melhor assistência ao paciente acometido por Infecção Hospitalar. A pesquisa em questão tem como objetivo principal fazer uma avaliação acerca do nível de conhecimento dos enfermeiros acerca das infecções hospitalares. Para atingir o objetivo principal, primeiro foi realizado uma pesquisa bibliográfica no sentido de enquadrar a temática da Infecção Hospitalar, segundo uma pesquisa de caso controle onde alguns profissionais de enfermagem de nível superior participaram e terceiro foi realizado um estudo de caso, sobre dados coletados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Os resultados obtidos mostraram que os enfermeiros na sua maioria sabem a definição de Infecção Hospitalar, sabem as medidas de prevenção e controle, mas falta adesão por parte deles. Diante disso, concluímos que o nível de conhecimento dos enfermeiros acerca das Infecções Hospitalares é grande, porem eles subestimam suas consequências, que embora eles saibam de sua definição e de suas medidas de prevenção e controle, falta que estes mesmos profissionais entendam a importância da adesão dessas medidas e de serem meios de continuidade de todo esse processo de controle.