IPT - Instituto Politécnico de Tomar
Permanent URI for this community
O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) é uma instituição de ensino superior politécnico, no espaço europeu do ensino superior, dotada de valências nas áreas das ciências, tecnologias, artes e humanidades que, desde a sua génese, concorrem complementarmente para a superior formação dos seus estudantes, produzindo conhecimento útil, capacidades, competências e aptidões, preparando-os para o mercado de trabalho e para o exercício de uma cidadania ativa numa sociedade democrática. O IPT assume ainda como sua missão: a expansão do acesso ao saber em benefício das pessoas e da sociedade, através da investigação, do ensino e da cooperação, num projeto de formação global do indivíduo; a participação ativa na construção de um espaço europeu de investigação e educação, e de um modelo de desenvolvimento regional assente na criação, inovação e valorização do conhecimento científico e tecnológico.
Browse
Browsing IPT - Instituto Politécnico de Tomar by Field of Science and Technology (FOS) "Área de Gestão de Auditoria e Análise Financeira"
Results Per Page
Sort Options
- Auditoria interna numa autarquia localPublication . Mendes, Nuno Filipe Sousa; Trigacheiro, Carlos; Figueiredo, MarisaA exigência do mundo atual, quer em termos sociais, quer em termos económicos, obriga a que sejam constantemente desenvolvidos novos indicadores de qualidade e transparência. Estes factos, associados a diferentes formas de organização e de suporte da informação, convocam novas medidas de controlo interno mitigadoras dos riscos, mais atuais e mais sustentadas legalmente, fazendo assim apelo a níveis profissionais elevados. É neste contexto que a auditoria interna vem ganhando uma importância crescente, tornando-se hoje uma ferramenta essencial e contemporânea, ajudando a que as organizações funcionem com os necessários patamares de exigência. Se esta realidade é importante no setor privado, porque os shareholders e os stakeholders assim o exigem, é igualmente relevante no setor público onde, cada vez mais, é necessário que os contribuintes acreditem na boa utilização dos seus impostos. Desta forma, os Municípios Portugueses não são exceção à regra e, apesar de muitos deles ainda não disporem de gabinetes de auditoria interna, são notórias as suas vantagens, sobretudo, a partir de certo nível de dimensão. Com efeito, existem diversas entidades que apoiam nestes gabinetes a sua avaliação do risco e a confiança nos relatos produzidos pela autarquia, tais como o Tribunal de Contas, a Inspeção-geral de Finanças, ou outros auditores externos, incluindo os próprios ROC’s. O gabinete de auditoria interna, deve considerar no seu plano anual de auditoria, áreas não financeiras (pelo menos, de forma direta), contribuindo para o funcionamento mais alargado do controlo interno e assegurando, desse modo, o respeito pelos procedimentos instituídos. É neste contexto que este estágio se enquadra, uma vez que as áreas escolhidas foram áreas nunca auditadas e também com preponderância não financeira. O estágio evidenciou diversas situações que carecem de melhoria, quer em matéria de procedimentos a adotar, quer quanto ao estrito cumprimento nas normas legais e regulamentares em vigor. De um modo geral, foram formuladas recomendações para reforço dos pontos fracos identificados, as quais serão objeto de follow-up dentro de um prazo razoável, no âmbito da normal atuação do gabinete de auditoria interna numa autarquia local.
- O efeito socioeconómico das insolvências nas famíliasPublication . Antunes, Dina Sandra Godinho Ferreira; Almeida, Paula; Bragança, PauloO panorama atual da economia portuguesa reveste-se de graves dificuldades por parte das empresas, e esta realidade conduz-nos para a instabilidade e insegurança com que vivem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são influenciados por estes eventos. É recorrente assistirmos, nos dias de hoje, à menção da palavra “Insolvência”, sem que tenhamos totalmente a noção do que ela representa, seja a nível das sociedades, seja no que diz respeito aos particulares. A investigação desta Dissertação assenta neste ponto, dado que permitirá averiguar até que ponto os particulares têm a exata noção do mecanismo de insolvência e das consequências que advém desse processo. A estrutura base desta Dissertação assenta em duas partes fundamentais para o objetivo da investigação: a componente empírica que se focaliza nos preceitos legais existentes sobre o processo de insolvência, e a componente prática que revela os resultados obtidos pela metodologia de investigação utilizada, além de encerrar as conclusões mais pertinentes que decorrem desses mesmos resultados. Assim, em primeiro lugar introduz-se o tema abordado, em que se refere o propósito e metodologia de investigação, e se mencionam os contributos do estudo efetuado. Após isto, apresenta-se uma revisão de literatura, na qual se desenvolvem conceitos importantes sobre a insolvência e outros complementares, que são relevantes para a investigação realizada, e para a compreensão dos resultados e das suas conclusões. No corpo do trabalho, será feita uma análise prática aos resultados obtidos decorrentes da investigação efetuada, e da metodologia utilizada através de inquéritos. Nesta fase, importa identificar ainda os principais indicadores que influenciam o processo de insolvência, e qual o impacto dos mesmos nas famílias e particulares envolvidos. Por fim, de referir, numa fase final, a elaboração das principais conclusões do estudo efetuado, e os contributos essenciais que a investigação proporciona aos interessados e público que se identifica como o foco deste trabalho.
- Elaboração de um kit de auditoria interna para as PMEPublication . Rodrigues, Cristina Maria Ladeira; Trigacheiro, Carlos; Martins, Alfredo; Carvalho, FranciscoCom a evolução global da economia e as rápidas alterações nas formas de gerir e nos respetivos meios utilizados, cada vez mais, as empresas têm a necessidade de informação fiável e oportuna, de modo a nela poderem apoiar a tomada de decisões que permitam atingir os seus objetivos e perspetivar o seu futuro. Neste contexto, a auditoria interna tem vindo a assumir um papel crescente no seio das organizações, constituindo um meio de reforço do funcionamento do sistema de controlo interno, contribuindo para aumentar a eficiência e a eficácia na utilização dos recursos. A auditoria interna constitui, assim, um precioso auxiliar dos gestores, sobretudo, porque não limita o seu campo de atuação à componente financeira, mas entra em domínios mais amplos dentro da organização. O interesse da auditoria interna não se limita às grandes organizações, sendo igualmente de grande utilidade em pequenas entidades, designadamente, quanto ao apoio no desenvolvimento de adequados sistemas de controlo interno. Contudo, nas pequenas organizações não existem condições, nem se justificaria, a existência de um departamento próprio de auditoria interna. O presente projeto pretende analisar o contributo da auditoria interna nas PME, em particular, no setor do retalho de produtos alimentares (supermercados) e elaborar um Kit apropriado a essas empresas. Começou-se pela pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos, estruturas, riscos, normas, legislação e os procedimentos para implementação de um adequado sistema de controlo interno, tendo por base a metodologia COSO para o desenvolvimento desta temática. Paralelamente foram elaborados dois questionários. Um primeiro questionário foi entregue presencialmente a 43 PME representativas deste setor de atividade, que operam na região onde nos encontramos, com o objetivo de comprovar o contributo da auditoria interna para a sua gestão, através da opinião dos responsáveis. O segundo questionário foi elaborado através de recolha de dados reais de um supermercado. Em resultado desse trabalho, foi elaborado um Kit de auditoria interna, que será adaptado a cada organização, de acordo com as suas necessidades. Entre os vários domínios que poderiam ser abrangidos, optou-se pelo sistema de controlo interno para, em função dos respetivos resultados, poderem ser identificadas outras áreas de atuação. Espera-se que este trabalho constitua um ponto de partida para futuras etapas de melhoria no funcionamento do sistema de controlo nas PME, incluindo outros setores de atividade, tornando-se um possível instrumento de apoio para o atingimento dos seus objetivos.
- A evolução da contabilidade e o quotidiano num gabinete de contabilidadePublication . Batista, Catarina Isabel da Costa; Ferreira, António Anacleto ViegasO presente relatório tem por base um estágio curricular, cujo principal objetivo é aplicar e consolidar conhecimentos adquiridos ao longo do meu percurso académico a situações práticas num contexto laboral. Tendo o mesmo sido realizado no âmbito do Mestrado em Auditoria e Análise Financeira no Instituto Politécnico de Tomar, que decorreu na empresa Barquiconta – Contabilidade e Gestão, Lda., com sede em Vila Nova da Barquinha e cuja atividade principal é a prestação de serviços de contabilidade, gestão e consultoria e que se realizou na filial de Tomar, no período que decorreu de abril de 2014 a setembro do mesmo ano. Assim, no presente relatório, é feita uma introdução onde é descrita a entidade acolhedora, o motivo da escolha da modalidade de estágio, assim como o objetivo geral do estágio mas também os objetivos específicos do mesmo e ainda a forma como está estruturado o relatório de estágio. Seguidamente será apresentada uma revisão de literatura onde é evidenciada a origem e evolução do conceito da contabilidade e da sua profissão. Posteriormente será apresentado um estudo do setor da atividade de contabilidade, assim como a entidade acolhedora. Em seguida será feita referência à metodologia utilizada no trabalho de campo. Posteriormente serão descritas as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio, nomeadamente a organização e processo de contabilização de documentos, as práticas de controlo interno, sendo ainda feita referência às principais obrigações fiscais e não fiscais, mas também às operações de fim de exercício, sendo seguidamente apresentada uma análise crítica às tarefas desenvolvidas. Por último nas conclusões serão apresentadas as principais conclusões deste estágio, assim como as limitações encontradas no decorrer do estágio e ao longo da realização do relatório sobre o mesmo.
- Evolução do seguro de saúde em Portugal nos últimos 15 anosPublication . Martinho, Adelaide Raquel Correia; Francisco, Luís; Barroso, Pedro
- Planeamento fiscalPublication . Fortes, Paulo Renato Lopes; Farinha, José; Oliveira, Daniel; Dinis, ArlindoA presente dissertação apresenta como objeto de estudo o Planeamento Fiscal, como uma ferramenta de gestão e não como uma ferramenta de evasão fiscal. Durante a elaboração desta dissertação poder-se-á ver que o sistema fiscal português aceita e até compactua com determinadas práticas de Planeamento Fiscal, como se pode verificar nos casos das deduções à coleta, das isenções e dos benefícios fiscais que a lei atribui. De modo a perceber o tema e o seu enquadramento no sistema fiscal português o primeiro capítulo é dedicado a uma análise genérica deste sistema e da sua evolução entre outras questões pertinentes. Deste capítulo dois subcapítulos são dedicadas exclusivamente ao IRC mais especificamente a tributação dos residentes e dos não residentes. A dissertação começa a definir-se nestes dois subcapítulos Tributação dos Residentes e a Tributação dos não Residentes. Com estes dois subcapítulos começa a perceber-se que o planeamento fiscal é um fenómeno mundial e que vai além deduções a coleta, das isenções e dos benefícios fiscais atribuídos pela legislação nacional. Após perceber o sistema fiscal português, partimos para uma análise do tema planeamento fiscal. Na análise do tema iremos verificar as principais questões que estão na origem da elaboração de um plano fiscal. Durante esta análise levanta-se a questão da legitimidade do planeamento a confusão com outros conceitos e também a problemática dos paraísos fiscais e do planeamento fiscal internacional
- Procedimentos substantivos em auditoria financeiraPublication . Santos, Ana Sofia Pires dos; Trigacheiro, Carlos; Oliveira, DanielO presente relatório visa a conclusão do mestrado em Auditoria e Análise Financeira, cujo tema é Auditoria Financeira e procura apresentar as tarefas desenvolvidas por mim, durante o estágio curricular, enquanto assistente de auditoria na empresa Rosa Lopes Gonçalves Mendes & Associados, SROC, Lda., no Entroncamento durante 22 semanas. O relatório é composto por quatro capítulos em que nos primeiros três capítulos faço uma abordagem teórica geral à auditoria financeira, cujo objetivo é a introdução de conceitos base necessários ao trabalho de auditoria. Por fim, no quarto capítulo apresento uma descrição dos procedimentos efetuados por mim nas diversas áreas de trabalho, no desenvolvimento da auditoria financeira. O primeiro capítulo pretende ser uma introdução teórica da auditoria financeira, suportada por diversas bibliografias, que integra: definições, objetivos e limitações da auditoria, o papel do auditor, a sua independência e os normativos utilizados em Portugal que servem de suporte à prática de auditoria. O segundo capítulo aborda as fases de uma auditoria, desde o planeamento, com a relação entre materialidade, risco e prova de auditoria, assim como a importância dos papéis de trabalho tanto para a auditoria como para o auditor. O terceiro capítulo integra os procedimentos analíticos e a relevância da amostragem como base num trabalho de auditoria, assim como os diversos relatórios que culminam o trabalho de um auditor. Neste capítulo abordo sobre o caminho a percorrer quando se tornam conhecidos eventos após a emissão e divulgação das demonstrações financeiras e respetivo relatório. No quarto capítulo é feita uma breve apresentação da entidade de acolhimento, assim como das tarefas realizadas enquanto assistente de auditoria. Além dos objetivos elencados no plano/proposta de estágio, foi-me permitido desenvolver outros trabalhos que descrevo no final deste capítulo. Finalizarei o relatório com uma análise critica ao trabalho realizado.