ESAD - COM - Teses e Dissertações
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Browsing ESAD - COM - Teses e Dissertações by Field of Science and Technology (FOS) "design"
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- Beyond Perception: an interaction between graphic design and anamorphosisPublication . Duarte Ferreira, Miguel Ângelo; Raposo, AnaEste relatório mostra uma nova forma para, os designers e criadores de conteúdos, apresentarem o seu trabalho e interagirem com o público. Centra-se na criação do efeito anamórfico criado através de software de modelação 3D. O efeito anamórfico é conseguido através da utilização de meios bidimensionais para simular um resultado tridimensional que só pode ser percepcionado de um ponto de vista. Este processo criativo é descrito passo a passo para ajudar outros criativos conseguir esta ilusão, tendo em conta que este relatório se centra apenas na forma de obter o resultado para criar o efeito anamórfico. Outros pontos-chave e terminologia serão mencionados para dar um relatório mais abrangente. Esta ilusão digital pode ser apresentada de várias formas, mas a nossa atenção centrou-se na exploração da sua iteração com um projetor. A este meio de apresentação estão associadas características importantes, tais como: a capacidade de adaptar as imagens a qualquer superfície, a boa mobilidade e o baixo custo. Isto permitiu que as maquetas criadas fossem apresentadas não numa, mas em duas superfícies, o que ajudou este relatório a ser mais exponencial e permitiu uma exploração mais complexa desta técnica do ponto de vista do designer para desenvolver e mostrar exemplos do que poderia ser feito no design de comunicação. Para além destas simulações, são analisados outros exemplos de aplicações reais para demonstrar o que foi feito e o que pode ser alcançado quando existe colaboração entre diferentes áreas que utilizam esta técnica para criar o fator “uau” que a maioria dos criadores de conteúdos e nós, designers, procuramos sempre.
- Calepino: a herança do calendário de bolsoPublication . Madureira Morais, Bárbara; Santos, João TiagoO presente trabalho de investigação pretende dar a conhecer a revista Calepino, que nos anos 80 em Portugal, foi um contributo para a visibilidade dos Calendários de Bolso e incentivo ao seu colecionismo. A Calepino surgiu da necessidade que os colecionadores de calendários tinham de uma publicação que apoiasse esta prática, tendo como missão informar e dar a conhecer de uma forma completa e sustentada este material. O Calendário de Bolso, como o nome indica, de pequenas dimensões, tem a capacidade de ser transportado com facilidade durante o nosso dia-a-dias. Aliado ao desenvolvimento do consumismo e à necessidade de criação de meios de divulgação para esse fenomeno, o calendário de bolso deixou de ter uma função meramente instrutiva. Como exemplo, em Portugal, transformou-se na continuação dos cartões de visita e cartões comerciais que combinou numa febre nacional nos anos 70-80. A investigação, aplica, portanto, metodologias de exibição e análise do conteúdo da Calepino em paralelo com a investigação e organização das informações referentes aos calendários de bolso. Esta amostragem tem proveniência de diferentes colecionadores, num contexto histórico, a par de temáticas e vivências. O projeto editorial "Calepino: A Herança do Calendário de Bolso", surge com o propósito de ilustrar documentalmente todo o material recolhido durante a investigação.
- Design of a newpaper for people with dyslexiaPublication . Ebbing, Leonie; Howard, AndrewThe presented Master's project entitled "Design of a newspaper for people with dyslexia — An analysis of dyslexia-related newspaper characteristics with the addition of a digital newspaper template and a supportive style guide" was developed in the degree of Communication Design. The project focusses on the development of a newspaper design which is accessible for people with dyslexia. In addition to the newspaper, the project outcome includes a digital newspaper template and an assisting dyslexia design style guide which are intended be used by dyslexia organisations and publishers. The aim of this project is to improve the readability of newspapers for people with reading difficulties due to dyslexia. The research deals, a.o. with studies on layout and typography for people with dyslexia, as well as the design of newspapers. Quantitative and qualitative research tools such as self-initiated interviews and a survey were used to gain new insights into accessible newspaper design. The knowledge gained from the theoretical and practical investigation allows the conclusion to be drawn that a special approach to text and layout in newspaper design plays an essential role in readability for people with dyslexia. In summary, it can be said that the final newspaper design for people with dyslexia showed positively reassuring results in a feedback situation.
- Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visualPublication . Fabiana José da Silva Ferreira; Fernando, SusanaO presente trabalho de investigação surge com o propósito de dar a conhecer parte do espólio da indústria farmacêutica, através da análise visual do grafismo de uma amostra de embalagens de medicamentos. A amostra de embalagens de medicamentos foram selecionadas tendo em conta os seguintes critérios: medicamentos comercializados em farmácias e parafarmácias em Portugal, medicamentos não sujeitos a receita médica e o grafismo da embalagem tem de conter elementos verbais e não verbais. As embalagens de medicamentos têm como função proteger, condicionar, conservar e identificar o medicamento, mas, além disso, são através delas que há o primeiro contacto com os utentes e os profissionais de saúde. A comunicação visual presente nas embalagens é essencial para uma boa compreensão da informação e pelo bom uso por parte do utente. Transmite informações como: instruções de como tomar, alertas de perigo, aspetos relacionados com a posologia, entre outros. Esta investigação trata-se, portanto, de uma análise visual de alguns elementos que constituem uma embalagem de medicamentos, tais como: ilustração, cor, tipografia e formato. Procura abordar alguns pontos que foram considerados cruciais para compreender o objeto de estudo. O volume que apresenta a componente projectual, Embalagem de produtos farmacêuticos: uma análise visual, acompanha este documento escrito, surge com o objetivo de documentar, visualizar e comparar todo o material recolhido durante a investigação e permitir a consulta e análise de uma amostra do espólio da comunicação visual desta indústria.s
- Um estudo infográfico sobre os sintomas da doença de ParkinsonPublication . Martins Correia, Bruna Rafaela; Fernando, SusanaA presente investigação explora a relação interdisciplinar entre o Design e a Saúde e procura perceber como é que o Design Gráfico pode contribuir para a saúde pública, a partir do projeto provocativamente intitulado Can Graphic Design Save Your Life?. Esta investigação traduz-se num estudo infográfico sobre a doença de Parkinson, focado na evolução dos sintomas e na avaliação da progressão da doença de acordo com a escala Hoehn e Yahr, com o objetivo de informar, consciencializar e sensibilizar para a doen-ça, não só os doentes, mas a sociedade no geral. Com isto, o projeto visa reafirmar o papel mediador do designer e do Design Gráfico na comunicação visual colocando a visualização de informação ao serviço das ciências médicas.
- Ezipizi: A User Experience no Apoio à Gestão de Academias Desportivas e Comunidades OnlinePublication . Carvalho Pereira, Ema Patrícia; Varzim, MartaNas últimas décadas, o avanço exponencial da tecnologia transformou significativamente comportamentos e interações humanas, especialmente devido à evolução dos meios de comunicação digitais—que permitem uma rápida partilha de informações e promovem interações mais orientadas aos interesses dos utilizadores. O presente projeto aborda um tema relevante no contexto de escolas, academias e associações de dança em Portugal, onde a realidade que prevalece, devido à escassez de recursos, é a de serem muitas vezes geridas por profissionais apaixonados por dança, desporto ou cultura, mas que, infelizmente, carecem de conhecimentos sólidos em gestão—o que resulta em práticas administrativas desatualizadas, problemas financeiros e obstáculos na comunicação com os membros. Partindo da questão “Será possível desenvolver uma proposta de valor através da simplificação e automatização de diversos procedimentos, por meio da elaboração de uma app com funcionalidades projetadas para serem uma solução intuitiva e eficiente no contexto de negócios, enquanto estimula a interação com os clientes?”, o desígnio do projeto reside na conceção e no desenvolvimento de uma aplicação móvel como uma sugestão para resolver a problemática identificada, com o propósito de proporcionar um alívio significativo aos gestores dessas instituições—uma vez que este tipo de apoio ainda está pouco desenvolvido pelo mercado.
- Grunge Graphics: Influências e Aplicações GráficasPublication . Peixoto Araújo, Leonor; Marques, EliasO projeto tem como intuito a criação de uma revista que evidencie a inspiração gráfica na estética grunge, presente na década de 1990. Os objetivos passam por possibilitar a procura de informação na área do design gráfico de layout, bem como a melhor compreensão dos métodos de trabalho da época, tendo como objetivo a exploração plástica do tema, seguindo a sua investigação. Tendo em conta a pesquisa inicial efetuada, foram reunidas um conjunto de revistas e respetivos layouts – Raygun, Emigre, The Face, Wired, Arena – que evidenciaram a estética do movimento grunge no campo do design e tiveram um impacto significativo no mesmo. O plano de trabalho tem como base a realização inicial de uma pesquisa intensiva sobre o tema abordado e a realização de um projeto editorial, que reúna as informações necessárias para a criação do design de uma revista, com a estética grunge. A primeira fase deste plano de trabalho contempla uma pesquisa e análise de elementos visuais e textuais, que possam construir uma base de estudo que represente a estética grunge da década de 1990 e respetivas técnicas associadas. A segunda fase caracteriza-se pela análise de informação e conteúdos, numa tentativa de apurar o contexto histórico dos décadas finais do século XX, com o objetivo de identificar e compreender as referências e influências das quais surgiu o movimento grunge e a sua ligação ao design gráfico. A terceira fase consiste na realização de um objeto editorial, tendo como objectivo a criação e materialização de um suporte gráfico onde seja possível identificar referências, grafismos e imagens que se associem ao movimento grunge.
- It´s bigger that hip-hop: uma análise semiótica do conflito racial através do grafismo musicalPublication . Ferreira Amorim, Francisca; Raposo, AnaA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Artes e Design e tem como objectivo explorar o lado gráfico da subcultura do Hip-Hop. Tendo em consideração objetos de design gráfico provenientes desta subcultura, nomeadamente capas de álbuns, foi possível explorar de que forma o conflito racial é representado visualmente e em simultâneo, obter uma melhor compreensão da utilização do design gráfico aplicado em objetos de design gráfico no contexto musical. Tendo como foco objetos de design gráfico originários de um período temporal compreendido entre as décadas de 1987 e 2022, a investigação centrou-se na exploração da representação do conflito racial apresentado através de diversos temas como por exemplo, o racismo, o conflito policial, o conflito entre costas vivido na subcultura, a cultura dos gangues, entre outros, tendo em consideração os contextos social, cultural, económico e político. De forma a obter as respostas necessárias e numa abordagem transdisciplinar foi desenvolvido um trabalho de investigação sobre métodos e ferramentas de análise que permitiram realizar diversas matrizes visuais que, posteriormente, serviram como suporte para a realização de uma análise qualitativa por meio da semiótica da coleção de álbuns selecionada que permitiu a desconstrução das composições presentes nos objetos de design gráfico.
- Materialização da Internet: do digital para o analógico uma reflexão sobre a sociedade de consumo contemporâneaPublication . Ferreira Azevedo Matos, Ana Sofia; Correia, SérgioSe inicialmente a partilha de informação dependia do papel impresso, hoje em dia as plataformas digitais ocupam o terreno. Scrolls infinitos de navegação e cliques fáceis e rápidos tornaram-se aspetos dominantes do dia a dia moderno, transformando profundamente a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com a informação. Este projeto reflete acerca destas questões, explorando a relação entre os meios analógico e digital no contexto capitalista contemporâneo. Com recurso a ferramentas e métodos de investigação, representação e mediação de informação característicos do Design editorial desconstroem-se as práticas de navegação do Twitter em matéria tangível. Este não é um simples ato de impressão. Nesta investigação entende-se o livro como um lugar para reinterpretar e materializar a cultura Web, desafiando os seus limites formais bem como a sua função e intenção originais. Valorizam-se os métodos e o processo, cruzando metodologias subjetivas com lógicas sistemáticas e algorítmicas. O projeto resulta num objeto híbrido singular,
- A Representatividade da Mulher no Selo Postal Português: Do Estado Novo à Entrada do Euro em Portugal 1933-2001Publication . Maia Guedes, Beatriz; Santos, João TiagoO presente trabalho de investigação aborda dois temas relevantes: o selo postal português e a representatividade da mulher. Numa análise a 675 emissões postais, emitidas em Portugal entre 1933 e 2001, pretende-se refletir sobre a imagem construída para a mulher portuguesa através do selo postal e constatar de que forma esteve envolvida no desenho de emissões durante o período de tempo acima mencionado. Através do selo postal, no espaço temporal de cerca de 68 anos que compreende esta investigação, conseguimos assistir às mudanças sociais de um país que se encontrava propositadamente fechado a qualquer contacto internacional “para que não houvesse interferência na orientação autárcica do regime” (Almeida, 2016) para um país integrado na Europa e no mundo. Todas estas mudanças sociais tiveram um enorme impacto no papel que a mulher ocupa na sociedade. A investigação deu origem à publicação A Representatividade da Mulher no selo Postal Português. Do Estado Novo à Entrada do Euro em Portugal e encontra-se dividida em três partes que correspondem a diferentes momentos marcantes para o país: Estado Novo (1933-1973), revolução e pós 25 de abril até à entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia (1974-1986), e, desde então, até à adesão ao Euro (1987-2001). O resultado é uma publicação que contextualiza e reflete sobre o papel da mulher e ao mesmo tempo mostra os selos postais que contribuíram para que tal imagem fosse formada. Além do mencionado, são apresentadas todas as contribuições da mulher no desenho de selos postais durante o período de tempo acima referido. Palavras-chave Design Gráfico; Estado Novo; Pós 25 de Abril; Representatividade da Mulher; Selo Postal.