IPAM - Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Lisboa by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais: Economia e Gestão"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Criação de um novo modelo de negócio no ramo da reparação e manutenção automóvelPublication . Teles, João Pedro; Romão, IsabelO estudo que se segue pretende aferir a viabilidade da criação de um novo modelo de negócio no ramo automóvel. Trata-se de uma nova reparadora que, tal como se poderá verificar no decorrer do estudo, funciona de forma diferente e inovadora. Esta pretende, não só, criar valor para si mesma mas também resolver alguns problemas das oficinas já existentes, tais como os grandes encargos fiscais, despesas com funcionários, etc… Esta ideia surgiu com a observação directa desse mesmo problema e com a própria experiência e gosto do autor pela área em questão. Falando um pouco sobre o conceito em si, trata-se de um departamento que seria criado dentro das reparadoras independentes Mercedes-Benz já existentes, com o objectivo de reparar viaturas de marca Smart. Todos os aspectos, incluindo a ligação entre estas duas marcas serão abordados no decorrer do estudo. Escolhi este tema, não só por acompanhar de perto este mercado e as marcas em causa mas também por ser um assunto do meu interesse e um mercado no qual gostaria de me estabelecer profissionalmente. Para obter respostas foi levantada uma pesquisa bibliográfica e foram efectuados 2 questionários diferentes, inquirindo no total 125 proprietários de viaturas Smart. Foram também efectuadas entrevistas presenciais a gerentes e proprietários de reparadoras independentes Mercedes-Benz. No final foram analisados os dados recolhidos e obtiveram-se as respostas aos objectivos aos quais me propus responder.
- O impacto dos patrocínios desportivos no Brand EquityPublication . Cardoso, Madalena; Farinha, NunoA indústria dos patrocínios desportivos em Portugal é alvo de investimento de milhões de euros por parte das marcas, representando muitas vezes uma das maiores rubricas de investimento em marketing para estas empresas. O futebol surge como ferramenta de marketing que permite a comunicação das marcas para um público segmentado, aproximando-se do seu consumidor no espaço onde vive as emoções do desporto. Neste contexto, a presente investigação procura medir o impacto dos patrocínios na perspectiva do consumidor, utilizando como critérios de avaliação os principais factores que afectam a percepção de valor de marca: Notoriedade da marca, Imagem da marca e Lealdade à marca. A aplicação empírica dos conceitos sistematizados na revisão da literatura será realizada através do estudo de caso da marca Sagres que se apresenta como uma das marcas com maior número de activos no Futebol e que integra uma estratégia central para a construção de identidade da marca.
- Implementação da nova marca "Barata Design"Publication . Barata, Marta; Farinha, NunoA evolução que o marketing tem conhecido ao longo do tempo deu origem a grandes mudanças nas relações entre os produtos/marcas e os consumidores, que hoje participam de foema ativa na estratégia seguida pelas empresas para a promoção de uma determinada marca, produto e/ou serviço. O avanço tecnológico teve um papel crucial nesta evolução uma vez que possibilitou ao consumidor ter diversos meios de conhecer melhor as diversas marcas existentes no mercado, tornando-se assim mais exigente, o que obriga as marcas a enfrentarem cada vez mais desafios para superar a concorrência. Este projeto profissional procura demonstrar, os passos dados na criação de uma marca - "Barata Design" -, que neste caso é uma marca ligada à área do mobiliário e decoração. Neste negócio, procura-se reutilizar materiais e objetos, ao mesmo tempo que se propõe criar peças novas e apresentar projetos de organização/decoração de espaços. Assim, a "Barata Design" aposta em produtos/espaços personalizados de modo a responder às necessidades de cada cliente, na criação dos ambientes e peças que o mesmo procura. Procura-se também analisar as várias etapas necessárias para se estabelecer uma marca, fazer o seu registo e a sua implementação, comunicação e planificação de modo a garantir o seu sucesso comercial. No trabalho apresenta-se ainda a marca que se pretende registar e que pretende ser uma marca jovem, atual e defensora de ecodesign, que responda aos interesses de vários grupos de possíveis consumidores.
- As tecnologias self-service e sua relevância na avaliação da qualidade de serviçoPublication . Ferreira, Susana; Freire, JoãoNos últimos anos temos assistido a um novo paradigma tecnológico que tem revolucionado a natureza do sector dos serviços. As tecnologias self-service (TSS), em particular, têm revolucionado a forma como os consumidores se relacionam com os prestadores de serviço. Com a sua utilização os consumidores produzem o seu próprio serviço independentemente do envolvimento direto do prestador de serviço, fazendo assim parte da cocriação de valor. O objetivo desta dissertação é analisar a perceção dos prestadores de serviço e consumidores acerca da implementação das TSS nos hóteis de luxo, caracterizados pelo elevado nível de personalização de serviço. Pretende-se igualmente avaliar a influência que a motivação para a viagem - negócios ou lazer - pode ter na predisposição dos consumidores para utilizarem as TSS. Nesse sentido, comecou-se por rever alguns conceitos associados aos serviços e à utilização das TSS nos hóteis de luxo, e por analisar as consequências resultantes da sua implementação. Posteriormente, foram realizadas entrevistas a prestadores de serviço e consumidores identificando realidades presentes no mercado, bem como a perceção dos intervenientes sobre a influência da TSS na avaliação da qualidade de serviço. Por fim, e tendo por base a literatura revista e os resultados obtidos confrontaram-se as diferentes perceções dos intervenientes, verificando-se pontos em comum e possíveis disparidades. O estudo demonstrou que a utilização das TSS pode ser um importante fator de diferenciação e que, atualmente, os hotéis de luxo ainda não dão a devida importância à sua implementação como complemento do serviço. Foi possível perceber que neste sector, e ao contrário do que sucede em outros sectores, as TSS ainda não são encaradas como alternativas exclusivas ao método de prestação de serviços convencional. Verificou-se ainda que os consumidores que viajam em negócios estão mais predispostos a utilizar as TSS por valorizarem a rapidez, controlo e prazer percebido que advêm da sua utilização.