ISAG - Dissertação de Mestrado
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Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais"
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- 2020: o impacto do teletrabalho antes, durante e pós COVID-19Publication . Macaire, Lucie; Mocetão, Maria CristinaUm dos ecossistemas que está em franca mutação é o do mundo do trabalho, sabemos que nos últimos anos poucas foram as situações que tiveram um impacto tão significativo como este último ano de pandemia. Para acompanharem a evolução da pandemia, as empresas tiveram de se adaptar e fornecer um acompanhamento mais digno aos colaboradores nas mudanças a nível individual. Neste contexto, considerando este tema ainda pouco explorado relacionando o teletrabalho e a COVID-19, esta investigação teve como principal objetivo aferir o impacto do teletrabalho na vida pessoal e profissional dos profissionais, estudando a influência que o teletrabalho teve no desenvolvimento da progressão de carreira, na satisfação no trabalho e no Work-Life Balance. Para alcançar o propósito deste estudo, na metodologia optou-se por uma pesquisa quantitativa com recurso a um questionário online de uma amostra de 156 respondentes. De realçar como resultados de relevo que os inquiridos do nosso estudo manifestam uma satisfação face à modalidade do teletrabalho em particular o género feminino. Em suma, concluímos que na globalidade os inquiridos, encontram-se satisfeitos com o teletrabalho, tendo estes uma vida pessoal e profissional equilibrada.
- Análise dos Efeitos do "Country of Origin" na Internacionalização da Indústria Portuguesa - O caso do Setor das Cutelarias de MesaPublication . Luís Manuel Rodrigues Pedra; Victor TavaresA presente dissertação estuda o setor de cutelaria de mesa em Portugal, em contexto de internacionalização. A caraterização do setor, a evolução e importância da internacionalização do mesmo e o reconhecimento de fenómenos atuais que poderão influenciar estratégias futuras, procuraram criar uma base de apoio, uma vez que não foi encontrada qualquer abordagem académica a nível bibliográfico neste domínio. O foco da investigação centrou-se em três dos efeitos do “Country-Of-Origin”: o “pricepremium”, o papel das subculturas e etnocentrismo, e a imagem de marca do produto como fator de alavancagem da imagem do país. A investigação tem por base o estudo de caso, tendo sido adotada uma metodologia qualitativa de natureza descritiva e exploratória, que nos permitiu uma melhor compreensão do setor e dos efeitos analisados. Foram realizadas onze entrevistas semiestruturadas, oito das quais a empresários/quadros superiores do setor (abarcando a totalidade do mesmo), duas a dois dos mais importantes “players” no mercado internacional e uma ao maior produtor de embalagens do setor. Para além das entrevistas, foram efetuados vários trabalhos de campo, nomeadamente visitas periódicas e consulta de várias fontes ligadas ao setor. A nível de análise e tratamento de dados foi utilizado o método da análise de conteúdo. As conclusões da investigação apontam implicações para a teoria e para a prática. Nesta última, foram efetuadas recomendações aos empresários do setor e a responsáveis setoriais e/ou governamentais.
- Anállise das motivações e intenções de revisita dos frequentadores do festival de música Meo-SudoestePublication . Renata Isabel Oliveira Vicente; Victor TavaresGerou-se uma clara proliferação dos ditos festivais de música de verão em Portugal nos últimos anos. Tendo em conta a popularidade destes eventos, e considerando-os como experiências com bastante destaque, as organizações e as empresas identificaram uma oportunidade para promover as suas marcas, produtos e serviços. Através das associações que os consumidores criam com determinadas marcas, os marketers viram nas experiências uma forma bastante eficiente, quando bem desenhada e aplicada, de aumentar a notoriedade das marcas. No contexto dos festivais de música de verão a nível nacional, o MEO Sudoeste destaca-se como um dos festivais de música mais antigos e badalados do panorama. Esta dissertação visa contribuir para o conhecimento de quais as motivações que estão por detrás da ida a um festival de música, nomeadamente, porquê este festival e não outro, o que o distingue, se estão satisfeitos com as condições e o que pode ser melhorado, para que exista a intenção de revisita aquele evento. Para este efeito, foi utilizada uma metodologia quantitativa de natureza exploratória e descritiva, que se concretizou através de um inquérito por questionário, aplicado aleatoriamente a 384 indivíduos no local do evento, entre os dias 5 e 9 de agosto de 2015. Concluíu-se que as principais motivações que estão por detrás da ida ao MEO Sudoeste são o cartaz e a socialização, e que os fatores pull têm, de facto, uma importância destacada. A intenção de revisita está relacionada com a satisfação e, neste caso concreto, existe uma satisfação que se traduz numa recomendação bastante evidenciada do evento a terceiros.
- A atitude do consumidor europeu face ao "made in" Portugal e consequente influência na decisão de compraPublication . Bazan, Bárbara; Fonseca, ManuelA constante mutação dos mercados mundiais e consequente multinacionalização são fenómenos com repercussões e exigências constantes para as marcas, não sendo exceção as marcas-país. O objetivo do presente estudo passa por estabelecer um paralelo entre os produtos “made in Portugal” e a imagem de Portugal como uma marca em si. Numa época em que os consumidores procuram muito mais além da utilidade de um produto, exigindo uma experiência de consumo que, de alguma forma, lhes proporcione valor acrescentado, é fundamental compreender, estudar e pôr em prática uma comunicação que crie um vínculo emocional com o público-alvo. Nesta ótica, a presente dissertação através de uma metodologia quantitativa, mais especificamente, pela aplicação de questionários online, pretende aferir qual a perceção e atitude dos consumidores oriundos dos quatro maiores importadores de Portugal (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra), relativamente à imagem que estes têm sobre Portugal, sobre os produtos portugueses e dos consumidores de produtos de origem portuguesa. De modo geral, conclui-se que os consumidores europeus reconhecem e atribuem pontuações elevadas à imagem e atratividade de Portugal como um todo, no entanto, atribuem aos produtos portugueses conotações menos positivas. No entanto, salientase que se verificou uma transversalidade de apreciações nos consumidores espanhóis, franceses e ingleses, tendo-se verificado uma maior discrepância nos consumidores alemães, já que estes conferem ao país associações mais negativas, sendo fundamental trabalhar este público, a fim de alterar a perceção que este possui sobre o país, revigorando e fortificando a ligação entre ambos.
- Avaliação da Perceção do Consumidor das Práticas de Responsabilidade Social: Estudo de Caso Aplicado à Marca BMWPublication . Moreira, Ana Catarina Rocha; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoNo presente trabalho avalia-se a perceção dos consumidores sobre as práticas de responsabilidade social da marca BMW. Para fazer face a este objetivo, recorreu-se à metodologia quantitativa através da aplicação de inquérito por questionário. A recolha de dados ocorreu online, com recurso a redes sociais, nomeadamente Facebook e LinkedIn, e através de correio eletrónico. A aplicação do inquérito decorreu durante os meses de janeiro e fevereiro de 2018 e foi possível recolher 406 respostas válidas. Da amostra recolhida conclui-se que as características sociodemográficas, apenas o nível de rendimento líquido mensal do agregado familiar influencia positivamente o conhecimento sobre as práticas de responsabilidade social aplicadas pela marca BMW. O nível de conhecimento também é influenciado pela utilização de veículo próprio e pelo tipo de veículo utilizado pelo respondente. Verificou-se também que os respondentes para além de demonstrarem a preocupação com a proteção do ambiente, indicaram que estão a percecionar a aposta da marca BMW em ser socialmente responsável. Uma vez que a marca BMW vende automóveis que, com as emissões de gases poluentes, podem prejudicar o ambiente, a principal aposta da marca é notoriamente evitar esses danos. Com o presente estudo foi possível concluir que os consumidores estão a percecionar as práticas de responsabilidade social da marca BMW no que diz respeito á área ambiental.
- Avaliação das atitudes empreendedoras dos estudantesPublication . Catarina Margarida Guedes Pinto de Carvalho; Ana Pinto BorgesO empreendedorismo é, amplamente considerado, como um importante mecanismo para o desenvolvimento económico dos países e, nos últimos anos, o empreendedorismo jovem tem merecido especial atenção. Vários autores têm demonstrado interesse em analisar o potencial empreendedor bem como a atitude dos jovens, como nos mostra a literatura existente. No entanto, estudos relativos à atitude dos estudantes universitários apontam ainda para números desanimadores, o que sugere que a educação voltada para o empreendedorismo poderá ajudar a mudar. O presente estudo, baseou-se num inquérito por questionário aplicado aos estudantes do ensino superior e, mais concretamente, aos estudantes do ISAG - European Business School. Da análise dos resultados, retira-se que a maioria dos inquiridos é do género feminino, relativamente à idade 69,74% têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos e conclui-se que o curso mais frequentado é a licenciatura em gestão de empresa, seguido da licenciatura em gestão hoteleira. No que diz respeito à pergunta “Vê o empreendedorismo como primeira opção no momento de integrar o mercado de trabalho?”, mais de metade dos inquiridos responderam que sim, tendo sido as áreas mais identificadas Turismo e Hotelaria e Financeira. Contudo, quanto à pergunta se os inquiridos se sentem preparados para ter um negócio mais de metade dos inquiridos responderam que não. A partir deste questionário, foi possível através da análise fatorial, encontrar quatro dimensões que caracterizam a atitude empreendedora dos alunos: liderança, realização, controlo e ética de trabalho adaptadas do modelo de Athayde (2009).
- Avaliação de Desempenho: Em Empresas de Prestação de Serviços e VendasPublication . Maximino, Inês Soares; Pires, HenriqueNo modelo atual de Gestão de Recursos Humanos, as organizações procuram garantir o bom funcionamento dos seus Recursos Humanos pelo facto de que o desempenho do capital humano garante cada vez mais a maximização de resultados para uma determinada organização. Neste sentido o presente estudo tem como objetivo observar e analisar o sistema de Avaliação de Desempenho implementado em diversas organizações, mais concretamente, incidiu-se em 6 organizações distintas pertencentes à área de vendas e prestação de serviços. A partir da revisão da literatura presente na investigação, foi possível conhecer e analisar o sistema de Avaliação de Desempenho. Através da sua evolução nas últimas décadas, procurou-se definir o conceito de Avaliação de Desempenho, bem como os objetivos que a compõem e os métodos adotados que conduzem a uma Avaliação de Desempenho eficaz. Em termos de metodologia recorreu-se à metodologia qualitativa na qual foram realizadas entrevistas a membros do departamento de Recursos Humanos das organizações que se voluntariaram para participar na recolha de dados. Atendendo aos resultados obtidos, os participantes identificaram um conjunto de categorias que direta ou indiretamente influenciam a Avaliação de Desempenho da organização em que exercem funções. Como pontos positivos foram evidenciados os seguintes itens: qualidade, eficácia e importância da Avaliação de Desempenho em contexto organizacional. Como pontos negativos foram realçados os seguintes: necessidade de definir parâmetros adequados a todos os colaboradores pertencentes à organização e também a insatisfação verificada referente ao modelo atual de avaliação implementado na organização.
- Barreiras ao desenvolvimento da intenção empreendedora sustentávelPublication . Rocha, Daniela Filipa Mendes da; Oliveira, António deO Modelo da Triple Helix é considerado por muitos um modelo de causalidade relacional. Com este estudo, pretendemos compreender se a causalidade definida neste modelo está a ser verificada na prática ou não. As questões de investigação foram definidas a partir da revisão de literatura. A metodologia de investigação tem na sua base o trabalho de Creswell & Creswell (2018). Assumimos o Pós-positivismo como conceito filosófico estrutural. A partir deste, adotamos uma metodologia quantitativa de investigação. A recolha de dados estruturou se em dois eixos: 1) Pesquisa de Levantamento e 2) Observação. Os principais resultados deste estudo demonstram que a causalidade relacional proposta pelo Modelo da Triple Helix não está na realidade a ser cumprida, isto é, o financiamento que o Estado disponibiliza para promover a realização de eventos como o da Web Summit não está a cumprir o seu principal propósito, que é o de promover o empreendedorismo. Se o objetivo do Estado é promover o empreendedorismo, então deve voltar ao modelo anterior, que passa por apoiar diretamente as empresas e fazer parcerias – Modelo da Triple Helix.
- Brand equity: a influência do valor damarca Areal Editores na escolha do ConsumidorPublication . Rego, Paula Cristina Lopes Brandão; Cairrão, ÁlvaroNas últimas décadas, um dos construtos que têm atraído a atenção particular entre os estudiosos que lidam com gestão de marcas é o brand equity. Este é um tema fundamental para o Marketing e um ativo valioso para as empresas (Aaker, 1991). O brand equity é composto por uma combinação de associações positivas referentes à marca e à própria empresa e refletem-se em benefícios intangíveis como a assentimento, satisfação e privilégios, por conseguinte, estes resultados transformam-se em resultados tangíveis, onde é possível verificar o retorno sobre os investimentos e os esforços do marketing. Assim, este trabalho procura analisar os fatores explicativos do brand equity, aplicados a um caso de estudo do mercado editorial de manuais escolares, nomeadamente da empresa Areal Editores. Assim, a pesquisa que se pretende executar, de natureza exploratória, permitirá identificar quais os fatores determinantes do brand equity da marca Areal que influenciam a escolha dos consumidores. Para avaliar a importância das dimensões do modelo proposto por Yoo et al. (2000), optou-se por uma metodologia quantitativa, para isso desenvolveu-se um questionário online. Os resultados conseguidos revelam que o brand equity da marca Areal Editores está suportado pela Lealdade à marca que assume valores significativos na formação de valor da marca. Um brand equity elevado acarreta um comportamento favorável na intenção de compra. Neste contexto, a gestão da marca tem, mais do que nunca, uma grande relevância para as empresas em geral e em particular para o mercado editorial.
- Caracterização do cliente potencial - empresas de respostas sociais aos novos reformadosPublication . Ana Isabel Moreira de Passos Borges da Silva; Ana Pinto BorgesA população portuguesa vivencia o fenómeno atual de envelhecimento demográfico mundial. Observa-se que os idosos são mais ativos, reformando-se na plenitude das suas capacidades físicas e mentais. Estes demonstram ter novas expetativas de vida o que, possivelmente, leva à criação de um novo nicho de mercado. Como tal, o objetivo desta dissertação é conhecer os novos reformados, o seu processo de envelhecimento bem-sucedido e salientar os seus desejos e motivações para se definir um conjunto de os serviços necessários de uma empresa de apoio gerontológico socialmente proactiva. O presente estudo é concebido com uma metodologia de investigação quantitativa em que os dados empíricos são recolhidos através da realização de um inquérito por questionário a reformados com mais de 60 anos de idade, residentes no Grande Porto, manifestamente ativos. Os dados são analisados através de métodos estatísticos e inferenciais. A amostra considerada é constituída por 384 indivíduos, 232 do sexo feminino e 152 do sexo masculino. Em média, os indivíduos que compõem a amostra têm 70 anos de idade, são casados e auferem reformas até 1.000€. Em geral, realizam atividades quotidianas sedentárias mas são socialmente ativos e consideram que a sua saúde é razoável e boa, o que leva a que as autoavaliações mais frequentes correspondam a um envelhecimento bem-sucedido. Para além disso, cerca de um terço dos inquiridos requerem algum tipo de apoio na realização de atividades de organização do seu diaa-dia, refletindo-se em possíveis serviços de acompanhamento médico, administração do quotidiano, procedimentos legais e tributários e seleção de uma agenda social ativa. Conclui-se, assim, que as potencialidades dos novos reformados enquanto clientes se centram no desenvolvimento de serviços inovadores para manutenção da sua autonomia e em serviços de apoio burocrático para a organização do seu quotidiano.