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- Comunicação e Autenticidade: o caso do Palácio Nacional de MafraPublication . Francisco, Maria Inês Jorge; Conceição, Cristina Maria Palma daO presente estudo atende às questões de autenticidade no turismo cultural, tendo como objetivo contribuir para a discussão sobre esta temática na vertente patrimonial do turismo cultural e considerando as formas de comunicação utilizadas pelo Palácio Nacional de Mafra, aqui assumido como caso de estudo. Numa primeira abordagem, torna-se premente compreender a relação entre comunicação e cultura, património e identidade cultural, e autenticidade nas experiências turísticas. No plano empírico, recorre-se à análise documental, realização de entrevistas e observação direta. Este estudo permite a análise das estratégias de comunicação protagonizadas pelo Palácio Nacional de Mafra, designadamente no que toca à apresentação deste património cultural como recurso turístico, à organização dos espaços visitáveis e das visitas, e à consequente construção de significados. Percebe-se que o primordial objetivo dos órgãos profissionais é provocar a revigoração da identidade cultural. Para tal, dá-se enfoque à comunicação para o público nacional. Promove-se cultura no sentido documental e humanista do termo, conseguida através da patrimonialização, enfatizando essencialmente os aspetos factuais, e utilizando, para isso, a autenticidade do edifício e o carater nele expostos, sendo essa a forma mais utilizada para atrair o visitante aquando da comunicação e construção de ofertas turísticas. Contudo, está implícita a encenação da autenticidade, acabando por colocar em questão todas as formas de perceção do significado do termo. A discussão da relação entre comunicação e autenticidade no turismo cultural patrimonial torna-se, assim, fulcral para o entendimento do envolvimento entre ambos os conceitos para a anuência entre experiências turísticas e o visitante, e desenvolvimento turístico.
- O poder político no jornalismo de proximidade: o caso dos jornais madeirensesPublication . Neves, Lígia José Santos; Guimarães, Adriana MelloEsta dissertação tem por objetivo compreender a forma como o poder político é tratado nas páginas de dois jornais regionais: o Jornal da Madeira e o Diário de Notícias da Madeira. Todos os assuntos de interesse público são passíveis de ser noticiados. Não seria a política uma exceção. Desde os primórdios do jornalismo que a política tem vindo a desempenhar um papel de destaque no mundo dos média. Cabe-nos a nós, com a elaboração desta dissertação, procurar compreender de que forma é que esse papel é desempenhado e que adversidades se apresentam aos jornalistas para fazer chegar ao público as informações de foro político. Sendo a imprensa local dotada de uma proximidade alheia aos média nacionais, importa compreender como funciona esta relação entre jornalismo e política num território onde fontes e jornalistas partilham um elo ainda mais evidente. Com esta dissertação procuramos perceber o jornalismo político existente na Região Autónoma da Madeira. Para tal procedemos à análise de notícias de índole política, em dois espaços temporais distintos: antes e durante a pandemia da Covid-19, com a qual viemos a constatar que, em ambos os periódicos, as informações publicadas são sobretudo fornecidas pelas próprias fontes e que a pandemia não causou grandes alterações no jornalismo praticado por estes jornais.