Percorrer por data de Publicação, começado por "2019-02-06"
A mostrar 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de ordenação
- Quantum mappings acting by coordinate transformations on Wigner distributionsPublication . Dias, N. C.; Prata, J. N
- Atividade física, aptidão física, desempenho académico, maturação, morfologia, hábitos alimentares e estatuto socioeconómico em alunos do agrupamento de escolas das LaranjeirasPublication . Félix, João; Rebolo, Maria AmáliaO presente trabalho de investigação contempla a relação entre atividade física, aptidão física, desempenho académico, maturação, morfologia, hábitos alimentares e estatuto socioeconómico em alunos do agrupamento de escolas das laranjeiras. Foi utilizada uma amostra de 408 alunos contando com 208 rapazes e 200 raparigas com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. O Estatuto Socioeconómico foi calculado através da Escala de Graffar, o desempenho académico foi recolhido com base nas avaliações finais dos alunos (em forma de percentagem), os dados referentes à aptidão física foram obtidos através da aplicação da bateria de testes FitEscola, a percentagem de massa gorda foi calculada com recurso à média entre as às equações de Lhoman (1986) e de Slaughter (1988) utilizando as pregas adiposas tricipital, subescapular e geminal. A maturidade (idade óssea) foi calculada com recurso a uma radiografia ao pulso esquerdo (TW3), a adesão à dieta mediterrânica foi avaliada através do protocolo KidMed e os níveis de atividade física foram obtidos com recurso a acelerómetros ActiGraph GT3X. Todos os dados estatísticos foram tratados com o programa SPSS 25.0 (p≤.05). O estudo mostrou que existem diferenças no peso, na altura, e na percentagem de massa gorda entre os rapazes e as raparigas, e que existem diferenças no desempenho académico entre grupos de consumo energético, diferenças no desempenho académico entre a grupos de aptidão cardiorrespiratória, diferenças na percentagem de massa gorda entre grupos de aptidão física, diferenças no desempenho académico em função do tempo despendido em cada grupo de atividade física e diferenças no desempenho académico em função do nível de aptidão física.
- Efeitos do género na coordenação motora em alunos do ensino básico. estudo com M-ABCPublication . Chambel, Ricardo; Rodrigues, PaulaO presente trabalho enquadra-se na área IV do relatório final de estágio, nomeadamente na área do desenvolvimento profissional ao longo da vida. Sob influência da falta de consenso no que diz respeito a estudos das diferenças de género, ao nível da coordenação motora, foi desenvolvido o presente estudo com o objetivo de identificar diferenças na performance de coordenação entre géneros de jovens a frequentarem os 7º e 9º anos de escolaridade, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos. Para a recolha de dados foi aplicada a bateria de testes Movement Assessment Batery for Children 2 (MABC-2), com o intuito de avaliar a coordenação motora, a uma amostra de 60 crianças (30 ♀ e 30 ♂) provenientes de escolas de Portugal continental. Do tratamento estatistico realizado através do teste de Mann-Whitney, ficou evidenciada a existência de diferenças de género estatisticamente significativas (p<0,050), na coordenação motora ao nível da Destreza Manual (p=0,017) e Habilidades com Bolas (p=0,001). Em ambas as áreas, os rapazes demonstraram melhores resultados que as raparigas. Ao nível do Score Total e do Equilíbrio, não foram reveladas diferenças estatisticamente significativas. Os resultados vêm refutar os resultados evidenciados em alguns estudos, que revelam que as raparigas demonstram melhor performance nas habilidades motoras finas que os rapazes. Estes resultados poderão ser devido à existência no total da amostra de cerca de um quinto da mesma, ter provável diagnóstico de Perturbação do Desenvolvimento da Coordenação Motora, sendo o género feminino o mais afetado.
- Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão CidadãoPublication . Ribeiro, Lais Conceição; Farinha, NunoO marketing ultrapassou os limites da esfera privada e se tornou essencial para qualquer tipo de sistema organizacional. É considerado como uma das melhores estratégias de planeamento que uma organização poderia aplicar. No setor público, possui objetivos que se convergem no quesito de valorizar e satisfazer as necessidades do cliente, que neste caso, é o cidadão. Deste modo, se demonstra no Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, com mais de 70 anos de existência e com abrangência nacional, a necessidade de acompanhar as novas exigências do mercado atual. E o planeamento de marketing é essencial para o alcance dos objetivos organizacionais, devido seu método ser uma forma capaz de aglomerar em uma sequência lógica todos os pensamentos, estudos e ações de marketing, seja para um produto ou para a organização inteira, em um documento escrito. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver o primeiro Plano de Marketing para o IRN para seu produto Cartão Cidadão, com ênfase na comunicação externa e fortalecimento da marca, bem como fornecer os insumos para futuros planos de marketing para a instituição. Para isso, foram realizadas análises de dados secundários e primários descritos ao longo do projeto, com a intenção de viabilizar a execução do plano de marketing proposto. Sendo eles: Levantamento histórico; Estudo do macro e microambiente; Inquérito com consumidores; e Revisão da literatura. Se espera que com os resultados apresentados á organização em estudo, se possibilite o a implementação do planeamento para o produto específico, bem como para qualquer outro que o organismo queira. E desta forma, gerar melhorias constantes, tanto aos colaboradores, quanto aos clientes – cidadãos.
