Browsing by Author "Vieira, Maria de Fátima Marques"
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- Qual o impacto da auditoria numa certificação em responsabilidade socialPublication . Vieira, Maria de Fátima Marques; Morais, Maria Georgina da Costa TamborinoA auditoria é uma “ciência” com um forte impacto nas organizações. É na sua plenitude um tema simultaneamente de caráter técnico e comportamental. O objetivo fulcral da auditoria é apoiar, controlar, eliminar falhas, reduzir riscos, melhorando o controlo e a capacidade das organizações para atingir o sucesso na procura da excelência. A auditoria que já existe há muitos anos (Morais e Martins, (2007)) é muito abrangente e está sempre presente nas organizações, independentemente do seu tamanho. Nos seus diversos ramos tem como objetivo estratégico informar (Leite,2010). Com a globalização, as empresas ganharam novas noções de espaço e de tempo. A Responsabilidade Social das Empresas é o contínuo compromisso (Holme e Watt (2002)), sem ter uma definição única (Stigson, 2004)). A Responsabilidade Social das Empresas tem vindo a ter uma maior visibilidade, facto provocado pelo esforço de algumas empresas multinacionais melhorarem a sua reputação e imagem desmarcando-se de práticas inaceitáveis relacionadas com a exploração de mão de obra infantil, catástrofes ambientais, encerramentos polémicos de empresas, fraudes contabilísticas e fiscais em grande escala. O objetivo desta dissertação consiste em verificar, no distrito de Leiria qual o papel e impacto da auditoria numa certificação em Responsabilidade Social. Pretende-se ainda verificar qual a perceção dos empresários relativamente à responsabilidade social. Quantas empresas se encontram certificadas em Leiria em responsabilidade social, e perceber se as que não são certificadas estão disponíveis para o fazer num futuro próximo, ou se, pelo menos, já usam práticas de Responsabilidade Social, ainda que não as reconheçam como tal. Esta investigação foi efetuada através da pesquisa bibliográfica, utilizando o método do estudo de caso, com recurso à utilização de entrevistas face a face e questionários. A investigação permite concluir que apenas uma empresa é certificada em Responsabilidade Social. Embora as empresas do distrito tenham a noção de que os aspetos sociais e ambientais são uma condição essencial para o seu sucesso, e incorporarem práticas de responsabilidade social, não as reconhecem como tal.