Browsing by Author "Valente, Joana Isabel Dias Romeiro"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Questionamento e desenvolvimento cognitivo dos alunosPublication . Valente, Joana Isabel Dias Romeiro; Carvalho, Luísa; Rebola, FernandoO presente relatório divide-se em duas partes que se inter-relacionam. Na primeira parte do relatório apresenta-se uma investigação realizada no contexto das Práticas de Ensino Supervisionadas (PES) nos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, com o objetivo de compreender se o nível de exigência cognitiva das questões utilizadas nas aulas está adequado ao nível de desenvolvimento cognitivo dos alunos. Realizaram-se dois estudos de caso que permitiram constatar que, na maioria das áreas/disciplinas o nível de exigência cognitiva é mais baixo nas questões retiradas de fichas de avaliação que das questões retiradas de documentos de desenvolvimento; que há áreas/disciplinas que, em cada Ciclo, se destacam pelo nível de exigência cognitiva das questões muito baixo ou muito alto; e que há áreas científicas que baixam muito o nível de exigência cognitiva das questões do 1º para o 2º Ciclo. Na segunda parte do relatório identificam-se e caracterizam-se as duas escolas onde se realizaram as PES. Apresentam-se também experiências de ensino-aprendizagem realizadas durante as referidas PES e às quais se atribuiu especial relevo. Estas experiências serão apresentadas seguindo uma lógica de portefólio, associadas à reflexão crítica e fundamentada das mesmas. Nessa reflexão serão justificadas as escolhas, os critérios utilizados, assim como a análise crítica da sua implementação e as suas principais potencialidades.