Browsing by Author "Valente, Jessica Andreia Catarino"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mentalPublication . Valente, Jessica Andreia Catarino; Nabais, AntónioO Relatório de Estágio pretende apresentar todo o percurso delineado ao longo do estágio para o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, sendo desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na Área de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Visa documentar a minha experiência e reflete um trabalho de cariz científico, realizado durante o estágio profissional, que decorreu entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, numa Consulta de Pedopsiquiatria e numa Unidade de Internamento de Pedopsiquiatria. A temática em estudo é a prevenção e gestão do comportamento agressivo no adolescente com problemas de saúde mental. Desenvolve-se em cinco módulos, fundamentados no conhecimento experiencial e científico, onde é apresentado o enquadramento conceptual, o enquadramento metodológico, como se procedeu à implementação e à avaliação do projeto de estágio, aborda as questões éticas do trabalho e como se desenvolveram as competências ao longo do estágio, sendo apresentadas as principais atividades desenvolvidas para dar resposta aos objetivos delineados e quais os resultados obtidos. A Teoria das Transições de Afaf Meleis foi escolhida como a Teoria de Enfermagem que dá sustento ao trabalho desenvolvido com os adolescentes, uma vez que, nesta fase do ciclo de vida, surgem diversas transições que podem ser geradoras de conflitos. A prevenção é o elemento-chave quando falamos de comportamentos agressivos, sendo que a intervenção de enfermagem é fundamental para que tal seja possível. Neste sentido, houve uma envolvência nas dinâmicas de grupo desenvolvidas nos dois contextos de estágio, onde se pôs em prática um conjunto de atividades, com recurso a diferentes técnicas para a prevenção e gestão do comportamento agressivo. Os resultados obtidos foram analisados através de uma avaliação qualitativa, onde os adolescentes partilharam emoções, sentimentos e pensamentos, e durante a partilha nas dinâmicas desenvolvidas.