Browsing by Author "Teixeira, Maria Filomena da Silva Cândido"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Promoção de estilos de vida saudáveis em idade pré-escolar - alimentação e exercício físicoPublication . Teixeira, Maria Filomena da Silva Cândido; Major, AntónioPortugal constitui-se como um dos países com maior prevalência de obesidade infantil. Um programa de prevenção e controle da obesidade infantil deve incluir a promoção de hábitos alimentares saudáveis, combinados com a prática de atividade física, envolvendo pais e comunidade educativa e intervindo como prevenção primária ao nível da comunidade pré-escolar (Direção Geral de Saúde - DGS, 2006). O projeto realizado no ACES X – Cacém-Queluz teve como foco de intervenção as crianças dos 3 aos 6 anos, de um Jardim de Infância (JI) pertencente ao parque escolar da cidade do Cacém. O objetivo geral foi o de sensibilizar as crianças frequentadoras do JI e respetivos encarregados de educação para a promoção de estilos de vida saudáveis, na componente da alimentação e do exercício físico. Como referencial teórico, optou-se pelo Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender (2011) e como modelo de desenvolvimento cognitivo infantil, Piaget (1896-1980). Utilizou-se a Metodologia de Planeamento em Saúde de Imperatori e Giraldes (1993), Tavares (1990). Para o diagnóstico de situação aplicou-se o questionário utilizado pelo Núcleo Regional do Alentejo da Plataforma Contra a Obesidade (NRAPCO) durante a realização do Projeto ESPIGA (Estudo de Saúde da População Infantil da Região do Alentejo), com 58 respondentes dos 75 que constituíam a amostra de tipo não probabilístico. Os dados foram tratados utilizando estatística descritiva e revelando como resultados, convertidos em diagnósticos de enfermagem, elaborados com recurso à taxonomia de Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) Versão 2, o Comportamento alimentar infantil comprometido e o Padrão de exercício físico comprometido. A educação para a saúde foi a estratégia selecionada para a resolução destes problemas, com uma abordagem às 75 crianças e respetivos encarregados de educação. A realização do projeto contribuiu para o reconhecimento da importância da promoção da saúde e para o desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem comunitária.