Browsing by Author "Tavares, Eugénia Maria de Almeida"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Projecto “Crescer Passo a Passo”. Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos Autistas do segundo ciclo no ensino regularPublication . Tavares, Eugénia Maria de Almeida; Alves, Cândida Helena LopesNas últimas décadas, têm sido desenvolvidas políticas educativas tendentes à Inclusão. Tendo em conta os primórdios da escola inclusiva, qualquer professor poderá ter, em contexto sala de aula, um aluno autista com dificuldades de interação social com os seus pares, com comportamentos e interesses específicos, assim como dificuldades de comunicação. Foi sobre esta temática que incidiu este trabalho com a proposta do projeto intitulado ― Crescer passo a passo‖, a implementar no próximo ano letivo, tendo como objetivo geral - Promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos Autistas, do segundo ciclo no ensino regular. Para tal, foram elaborados alguns instrumentos de pesquisa, tais como: grelhas de observação e registo de comportamentos do aluno autista e dos restantes alunos da turma, um teste sociométrico para aplicar ao aluno autista e questionários para serem aplicados ao aluno autista, aos seus pais e colegas da turma de modo a identificar o conhecimento que têm da problemática. Foi, ainda, planificada uma ação de formação no sentido de sensibilizar os colegas do aluno em estudo para o voluntariado. Posteriormente, foi elaborado o projeto onde os alunos do ensino regular poderão interagir, a título de voluntariado, com o aluno autista, numa sala organizada e estruturada, para o efeito, segundo o método de Tratamento e Educação para Autistas e crianças com Deficits relacionados com a Comunicação (TEACCH) tendo como supervisão a presença de um professor. Com este projeto, pretende-se, criar novas formas de intervenção para melhorar a qualidade de vida dos alunos autistas preparando-os melhor para a vida ativa.