Browsing by Author "Silva, Telma Sofia Rodrigues dos Santos"
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- O papel da empregabilidade percebida na relação entre a qualidade do estágio e a autoeficácia na transição para o trabalhoPublication . Silva, Telma Sofia Rodrigues dos Santos; Fontes, AndreaO fenómeno da transição entre o mundo académico e o mercado de trabalho constitui um marco importante na vida dos mais jovens. Para que essa fase seja bem-sucedida, as instituições de ensino superior e as empresas auxiliam os jovens na sua inserção no mercado de trabalho, através dos estágios. Com o presente estudo, procurou-se averiguar qual o papel da Empregabilidade Percebida na relação entre a Qualidade do Estágio e da Autoeficácia na Transição para o Trabalho. Num estudo transversal, foi analisada uma amostra de 237 indivíduos, que se encontravam ainda a estudar no ensino superior e/ou que tinham já concluído os seus estudos de ensino superior, com idades até aos 40 anos. Também se procurou averiguar em que medida, a realização ou não de estágio, apresenta diferenças significativas, em relação às variáveis Autoeficácia na Transição para o Trabalho e Empregabilidade Percebida. Os resultados obtidos apontam para a relevância da qualidade da experiência de estágio, e não apenas para o facto de este ter sido realizado, ou seja, não foram encontradas diferenças significativas nas variáveis em estudo, apenas pelo facto de o estágio ter existido. Foram, no entanto, comprovados os efeitos significativos da qualidade do estágio (para aqueles que o fizeram) na Autoeficácia na Transição para o Trabalho e na Empregabilidade Percebida. Foi também possível comprovar que a Empregabilidade Percebida medeia, de forma parcial e significativa, a relação entre a qualidade do estágio e a Autoeficácia na Transição para o Trabalho. Este estudo vem assim evidenciar, o papel dos estágios, particularmente os que oferecem qualidade ao nível de suporte e encorajamento, ligado à supervisão do tutor de estágio, e ainda aspetos psicossociais como a variedade de tarefas e as oportunidades de aprendizagem. A qualidade de estágio evidencia-se assim, como uma variável essencial na construção da autoeficácia dos recém-diplomados, aquando da sua inserção no mercado laboral.