Browsing by Author "Silva, Silvana Isabel Miranda da"
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- Os olhos também comem?Publication . Silva, Silvana Isabel Miranda daEste estudo enquadrou-se na área do marketing, mais concretamente, do marketing digital, e teve como tema os efeitos dos diferentes estímulos ao appetite appeal em redes sociais. Abordou conceitos como o comportamento do consumidor em produtos de pastelaria, como funciona este mercado em Portugal, a escolha do consumidor e ainda a comunicação e marketing aplicada aos alimentos. O objetivo principal era perceber de que forma o appetite appeal, em produtos de pastelaria, pode contribuir para melhorar a forma como as empresas apresentam os seus produtos nas redes sociais. A fim de perceber o processo de tomada de decisão que o consumidor faz nas redes sociais, no que diz respeito a produtos de pastelaria, foi tido como referência a rede social Facebook e ainda a empresa Açúcar da Silvana, a qual produz produtos de pastelaria e promove-os por esta rede social. Foi adotada uma metodologia qualitativa, que assentou na realização de 12 entrevistas semiestruturadas, a utilizadores desta rede social, de ambos os sexos, e com idades compreendidas entre os 18 e os 54 anos. Os dados foram organizados e analisados com a ajuda do software de análise qualitativa, o webQDA. Segundo os dados obtidos, verifica-se que, na apresentação de uma publicação de um prato/bolo, existem diferenças exigidas por parte do consumidor, nomeadamente, para publicações de empresas, destaque para os ingredientes visíveis e para a decoração/empratamento, já para as publicações dos amigos destaca-se o aspeto do bolo, alguma ação que se desenrole na foto ou que provoque à ação. Verifica-se também que as características de mais interesse nas publicações são falar do bolo, a decoração/ empratamento e o bom aspeto. Já as menos interessantes são ser demasiado pessoais, o gosto pessoal pelo bolo, quando falam de gordura ou quando a decoração/empratamento são desinteressantes. Por último, verifica-se que as características que mais levam à recordação são a decoração do bolo, o tipo de bolo apresentado e quem o partilhou.