Browsing by Author "Silva, Isabel Margarida do Rosário Nunes da"
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- Formação para avaliação do desempenho docente. Perceções dos avaliadores do grupo disciplinar de Artes Visuais - 600Publication . Silva, Isabel Margarida do Rosário Nunes da; Jorge, José ReisAtualmente, no campo específico da educação, a avaliação do desempenho docente tem vindo a assumir uma importância crescente e uma maior atenção dos investigadores pelos contextos escolares e pela relação direta entre a qualidade das abordagens de ensino e desenvolvimento a nível dos diferentes desempenhos docentes. Centrando-se nos diferentes modelos de avaliação do desempenho (1º ciclo e 2º ciclos de avaliação, assim como no novo modelo de avaliação de 2011 a 2013), pensamos que o presente estudo constituirá uma mais-valia, no sentido de evidenciar alguns aspetos relacionados com as perspetivas dos docentes envolvidos nos diferentes modelos de avaliação, proporcionando uma reflexão sobre as diferentes características dos modelos e apontando eventuais pistas para estudos posteriores sobre as necessidades formativas dos avaliadores no atual percurso implementado pelo Ministério de Educação e Ciência neste processo de avaliação de docentes . No contexto do sistema educativo português, a preocupação com a eficácia passa a considerar a formação dos professores como uma prioridade, trazendo à discussão a profissionalidade docente e a sua avaliação. Assim, este estudo tem como objetivo a análise dos elementos potenciadores e condicionadores dos diferentes modelos, bem como a sistematização de elementos complementares e /ou alternativos ao modelo vigente, a partir do que perspetivam os professores do grupo de Artes Visuais do ensino básico/secundário. Para a sua realização, optou-se por um estudo empírico de investigação de natureza qualitativa. Para a recolha das perceções dos intervenientes, realizámos seis entrevistas semiestruturadas cuidadosamente selecionadas, cujo grau de pertinência, validade e fiabilidade foi analisado na perspetiva dos objetivos da recolha de informação. O estudo permitiu concluir que os modelos apresentam dimensões controversas, que condicionam os objetivos intrínsecos dos mesmos, sendo que prevalecem questões burocráticas que impossibilitam ou dificultam a sua implementação. Em consequência, foram apresentadas reflexões e algumas recomendações sobre o tipo de formação, tempo e metodologia a utilizar assim como a determinação do perfil do avaliador para a função em causa: avaliar professores.