Browsing by Author "Sequeira, Jorge"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A Formação dos Oficiais do Exército para as Questões AmbientaisPublication . Sequeira, JorgeCom a realização deste trabalho pretende-se identificar as acções desenvolvidas pelo Exército em prol do Ambiente, analisar a sensibilização e formação dos Oficiais no que concerne ao Ambiente, identificar as acções de formação a implementar e constatar se a introdução das questões ambientais provocou alterações no Treino de Forças Militares. O Método de Investigação utilizado, foi o empírico, que constou de análise bibliográfica, lançamento de um questionário e realização de entrevistas. Apresenta-se uma breve síntese do aparecimento das questões ambientais no “Mundo” e em Portugal, analisa-se a implementação da Política de Ambiente na Instituição Militar, procura-se averiguar a sensibilidade dos Cadetes para as questões ambientais, identifica-se os cursos em que se ministram temas relacionados com o Ambiente e quais as implicações para o Treino de Forças Militares, determinadas pela introdução das questões ambientais. Através da análise do Despacho N.º 77 do Ministério da Defesa Nacional, da Directiva N.º 52 do Chefe de Estado Maior do Exército, ambos os documentos relacionados com a protecção ambiental, e do Plano de Formação para a Protecção do Ambiente, no Exército, procurou-se identificar as principais medidas preconizadas pelo Ministério, nomeadamente: implementação de Sistemas de Gestão Ambiental pelas Unidades, Estabelecimentos ou Órgãos e na adopção de um programa de protecção ambiental, comum aos diversos cursos das Forças Armadas. Ao nível do Exército constatou-se qual a formação ministrada aos Oficiais e quais as entidades responsáveis por esta temática dentro do Ramo. Da análise das respostas aos questionários infere-se que os Cadetes da Academia Militar estão sensibilizados para a premência das questões ambientais e que, esta temática, foi incorporada no treino de forças militares e na gestão das áreas militares. Com um adequado planeamento, estas duas actividades – preservação do meio e treino de forças militares – são compatíveis sem prejuízos para cada uma delas. Este estudo permitiu concluir sobre a necessidade de ser ministrada formação ambiental aos Oficiais e, por isso, todos os cursos deverão ter uma componente ambiental, adequada ao tipo de curso e de formandos pelo que é proposto que todas as Unidades, Estabelecimentos e Órgãos iniciem o processo de implementação do Sistema de Gestão Ambiental e que as inspecções realizadas pela Inspecção Geral do Exército tenham em consideração a temática ambiental ao nível da administração, do ensino e da instrução. Abstract: This work aims to identify the environmental measures that have been developed by the Army. It analyses the level of environmental awareness of officers, and details the necessary training requirements within this area. In addition it aims to establish whether the introduction of environmental measures have had an impact on military training. Empirical research methods were used comprising bibliographical analysis, questionnaires and interviews. This paper opens with a brief synopsis of the emergence of environmental awareness throughout the world and in particular Portugal. It analyses the implementation of environmental policy within the military, and assesses the awareness of military cadets to environmental issues. In addition it identifies the delivery of environmental training within specific courses and the implications of this upon military training in general. Through an analysis of Ruling N.º 77 of the Ministry of Defence, and Directive N.º 55 of the Army Chief of Staff (both of which relate to environmental protection), and the Environmental Protection Training Plan, this paper identifies the key environmental measures taken by the Ministry of Defence. These include the implementation of an Environmental Management System in units, establishments and organizations, and the adoption of a common environmental protection programme throughout various courses run by the Armed Forces. Within an Army context this paper also analyses the training provided for officers, and identifies which organisations have responsibility for environmental issues. Analysis of the questionnaires suggests that Military Academy Cadets are well aware of the importance of environmental issues. It also confirms that environmental policy is included both in military training and in the management of military areas. It also suggests that with adequate planning these two activities, preservation of the environment and military training, can be compatible without any detriment to either. This study concludes that there is a clear requirement for Officer environmental training and in consequence suggests that all courses should include environmental training relevant both to the subject and the students. It is also proposed that all units, establishments and organizations implement a common environmental management system, and that inspections carried out by the Army Inspector General include an assessment of environmental policy at an administrative, training and instructional level.