Browsing by Author "Saraiva, Gabriela Alexandra Nunes"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As práticas de liderança dos(as) diretores(as) de escolas públicas da margem sul do TejoPublication . Saraiva, Gabriela Alexandra Nunes; Rolo, Ana CristinaNo atual contexto das políticas educativas, onde se discutem os valores da cidadania e da participação democrática, assim como, os valores da gestão e da eficácia técnica, as funções de liderança e de gestão ganham destaque e importância. A problemática associada às práticas de liderança em organizações escolares é um assunto atual e muitas vezes controverso, especialmente se pretendermos distinguir essas mesmas práticas por género ou por outra variável distintiva. Este estudo, baseia-se no modelo construído por Kouzes e Posner e teve como principal objetivo caracterizar e identificar as práticas de liderança utilizadas por seis Diretores das Escolas Públicas da Margem Sul do Tejo. Para o enquadramento teórico do estudo, efetuou-se uma revisão de literatura sobre a temática da liderança nas organizações escolares e no contexto normativo educacional português. A nível de métodos de investigação, a recolha de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas aos seis diretores dos Agrupamentos de Escolas Públicas da Margem Sul do Tejo escolhidos e identificados adiante, numa abordagem qualitativa assente em estudo de caso múltiplo, e os dados tratados de acordo com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que os Diretores de Escola participantes no estudo: no que concerne ao papel do género na liderança, divergiram nos posicionamentos, não se conseguindo, por isso, concluir sobre as diferenças no que concerne ao género; no que concerne ao estilo de liderança, percecionam-na como democrática, inovadora, partilhada e credível, o que converge com as cinco práticas de liderança postuladas pelo Modelo de Kouzes e Posner.