Browsing by Author "Santos, Susana Marisa Lourenço dos"
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- A cultura de segurança do cliente nas unidades de cuidados continuados integradosPublication . Santos, Susana Marisa Lourenço dos; Lucas, Pedro BernardesA segurança do cliente, enquanto componente chave da qualidade dos cuidados de saúde, tem assumido, nos últimos anos, um interesse particular, não só para os clientes que desejam sentir-se seguros, mas também para os gestores e profissionais de saúde que tencionam prestar cuidados seguros, efetivos e eficientes. Em Portugal, as Unidades de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) são um dos contextos de internamento, sobre o qual a investigação ainda é residual na área da qualidade dos cuidados e segurança do cliente, o que constitui uma problemática complexa que merece uma análise detalhada dos seus mecanismos e processos envolvidos. A criação e a manutenção de uma cultura de segurança possibilitam a melhoria efetiva da segurança do cliente. Com base nestes pressupostos, a questão de investigação do presente estudo é: “Qual a cultura de segurança do cliente nas UCCI?”. Dada a natureza da problemática, este estudo é quantitativo, observacional-descritivo e transversal. A população-alvo é constituída por 86 enfermeiros, de 10 UCCI, tendo-se obtido uma taxa média de resposta de 72%, através da aplicação do questionário Nursing Home Survey on Patient Safety Culture (NHSPSC). O objetivo geral deste estudo é avaliar a cultura de segurança do cliente, percecionada pelos enfermeiros das UCCI. Dos resultados conclui-se que os enfermeiros percecionam que os clientes são bem cuidados, que os profissionais trabalham em equipa, que as organizações reconhecem o erro e desenvolvem estratégias para a sua resolução e que os superiores hierárquicos preocupam-se com os problemas de segurança. No entanto, verifica-se que ainda perpetua um ambiente punitivo, o que promove a subnotificação do erro, dificultando assim a aprendizagem organizacional. A cultura de segurança do cliente nas UCCI apresenta assim pontos fortes e oportunidades de melhoria com diferentes graus de prioridade. Os enfermeiros gestores devem encontrar estratégias para promover ou melhorar a cultura de segurança do cliente, consciencializando-se que desempenham um papel fulcral na determinação do ambiente da prática profissional das UCCI.