Browsing by Author "Santos, Rita Susana Morgado dos"
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- Formulação de problemas, envolvendo educação financeira, por alunos do 1.º CEBPublication . Santos, Rita Susana Morgado dos; Santiago, A.; Cruz, CatarinaEste texto pretende relatar parte de uma investigação desenvolvida por uma professora estagiária, envolvendo alunos do 3.º ano do 1.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira. A formulação de problemas permite ao aluno desenvolver aprendizagens significativas, o raciocínio matemático, a comunicação e estabelecer conexões internas e externas à Matemática, potenciando, simultaneamente, a resolução de problemas. AEducação Financeira promove nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelando-se um contexto promissor na criação de situações problemáticas. Considerando a pertinência de desenvolver nos alunos capacidades para formular e resolver problemas com contextos significativos, foi realizada uma investigação qualitativa, descritiva e interpretativa. Neste texto, será apresentada uma parte do estudo na qual a formulação de problemas pelos alunos foi motivada por um folheto de supermercado criado para o efeito. Os resultados apontam para a formulação de diversos tipos de problemas, envolvendo conhecimentos matemáticos de diferentes domínios em articulação com a Educação Financeira.
- Formulação e resolução de problemas em contextos de educação financeira: um estudo com alunos do 3.º ano do 1.º CEB envolvendo conexões internas e externas na e à matemáticaPublication . Santos, Rita Susana Morgado dos; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Cruz, Catarina Maria Neto da, 1981-O Relatório Final incide numa investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa realizada numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que visava promover a formulação e resolução de problemas em contextos de Educação Financeira, assim como o desenvolvimento de diferentes literacias. O presente documento descreve também, sucintamente, o estágio realizado em 1.º CEB, através de uma reflexão crítica e sustentada sobre o seu contributo para o desenvolvimento pessoal e profissional da futura professora. Assim, o Relatório Final contempla duas partes essenciais, nomeadamente, a Caracterização e Análise Reflexiva do Contexto e Processo de Estágio em 1.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo realizado foi orientado pelo problema de investigação: De que modo situações envolvendo contextos de Educação Financeira podem promover a formulação e resolução de problemas por alunos e oportunidades para estabelecer conexões internas e externas na e à Matemática? Os contextos envolvendo a Educação Financeira, além de desenvolverem nos alunos uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro, revelam-se promissores na formulação de situações problemáticas significativas. A formulação e resolução de problemas são capacidades fundamentais no desenvolvimento da literacia matemática e no estabelecimento de conexões internas e externas na e à Matemática, potenciando também aprendizagens inerentes a outras literacias. Assim, para responder ao problema de investigação, foram objetivos deste estudo: analisar a tipologia de problemas formulados pelos alunos; identificar oportunidades de conexões internas e externas na e à Matemática na formulação e resolução de problemas; avaliar uma possível influência dos contextos de Educação Financeira criados na formulação e resolução de problemas e no desenvolvimento de diferentes literacias. Os resultados deste estudo apontam que, na generalidade, há uma tendência da parte dos alunos para a formulação de problemas de estrutura fechada, de um passo, de dois ou mais passos e de processo. Os problemas formulados pelos alunos, bem como a resolução de problemas propostos revelaram conexões internas e externas na e à Matemática, nomeadamente, o desenvolvimento de aprendizagens inerentes a diferentes literacias.