Browsing by Author "Santos, Mariana Caldeira Ferreira dos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Imagens e linguagens da inclusão: como são compreendidas pelas criançasPublication . Santos, Mariana Caldeira Ferreira dos; Chélinho, Joana Maria Rodrigues, 1980-O presente estudo teve como objetivo compreender as perceções das crianças sobre a inclusão escolar, identificar as barreiras que enfrentam e explorar as suas sugestões para a melhoria da prática inclusiva nas escolas. Para tal, foi implementada uma metodologia qualitativa, recorrendo a entrevistas semiestruturadas como principal instrumento de recolha de dados. Participaram nesta investigação treze crianças, organizadas em quatro grupos distintos para a realização das entrevistas. As entrevistas foram conduzidas em grupos focais, privilegiando questões abertas que permitiram às crianças expressarem livremente as suas perceções sobre a inclusão escolar, as dificuldades que identificam no quotidiano educativo e as suas propostas para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo. Os dados recolhidos foram posteriormente submetidos a uma análise de conteúdo rigorosa, que possibilitou a identificação de categorias e padrões nas respostas das crianças, contribuindo para uma compreensão aprofundada das suas perspetivas sobre a inclusão escolar. Esta análise revelou que as crianças reconhecem a importância fundamental da inclusão no contexto escolar, demonstrando uma compreensão significativa sobre este conceito. Contudo, identificam igualmente barreiras relevantes, tanto ao nível físico como emocional, que comprometem a implementação de uma verdadeira inclusão. Face aos constrangimentos identificados, os participantes propuseram diversas estratégias para potenciar a inclusão. A análise aprofundada das entrevistas permitiu concluir que, na perspetiva das crianças, a inclusão transcende significativamente as meras adaptações físicas, envolvendo necessariamente a construção de um ambiente escolar emocionalmente seguro, acolhedor e promotor do bem-estar de todos os alunos.
