Browsing by Author "Santos, Bárbara Diana do Nascimento"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O poder do marketing na valorização das marcas – um estudo de caso sobre a Adega Cooperativa de Cantanhede, C.R.L.Publication . Santos, Bárbara Diana do Nascimento; Santos, Maria do Céu Colaço dosO poder dos consumidores no mercado leva as organizações a serem cada vez mais cuidadosas na forma como comunicam e do conteúdo do que comunicam. O objetivo desta dissertação foi tentar perceber como é que as empresas fazem a gestão das suas políticas e estratégias de marketing, valorizando as suas marcas corporativas, de forma a diferenciarem-se num meio altamente concorrencial. Sendo o sector vitivinícola extremamente feroz, e considerando o papel fundamental que tem na economia portuguesa, esta tese adota um estudo de caso, recorrendo à história da Bairrada, onde é claramente identificada a Adega Cooperativa de Cantanhede como um dos veículos fundamentais na promoção das castas e da região. O objetivo do estudo prende-se com a análise das ações levadas a cabo pela Adega Cooperativa de Cantanhede para a valorização da sua marca corporate. Para o efeito, recorreu-se à entrevista semiestruturada e à análise de informação pública de revistas e jornais. Através da análise de conteúdo, é possível concluir que as práticas de marketing utilizadas pela Adega Cooperativa de Cantanhede que possibilitam a sua distinção, posicionamento atual e permanência no mercado passam por um forte posicionamento no mercado onde se insere; pela importância dada à escolha dos seus parceiros e dos canais de informação que elege para difundir a imagem pretendida; pelo desenvolvimento contínuo e cuidado na imagem e na marca, para ser fortemente valorizada e reconhecida no mercado; pela importância da relação com os fornecedores, privilegiando uma parceria de confiança e de entreajuda; pela união estratégica com a concorrência, no sentido de elevar e promover os seus produtos, castas, valores e história da região da Bairrada; e pela fidelização de clientes através da experiência direta com o produto. Esta constatação permite validar que são fundamentais as áreas da comunicação e do marketing para posicionar e distinguir uma marca, num mercado onde é constante a procura dos consumidores por mais informação, qualidade, inovação e novas experiências, estes fatores desencadeiam uma preocupação constante por parte das organizações em exceder as expectativas do consumidor, no qual as marcas são o fator decisivo.