Browsing by Author "Salvada, Pedro"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A gestão do desempenho da organização militar.Publication . Roque, João; Abreu, Paulo; Salvada, Pedro; Martins, MaurícioOs sistemas de Gestão de Desempenho são essenciais nas organizações por assegurarem e promoverem a sua melhoria constante, garantindo também o alinhamento organizacional, de forma a que todos os seus indivíduos contribuam de forma efetiva na prossecução dos objetivos estratégicos. As Forças Armadas portuguesas têm vindo a implementar e a aperfeiçoar sistemas de Gestão Estratégica que operacionalizam e controlam os objetivos estratégicos do Ramo, assegurando também a sua comunicação. Em todos os Ramos, a escolha recaiu no Balanced Scorecard que, apesar dos méritos na formalização da estratégia, apresenta limitações na capacidade de desdobramento dos seus objetivos para a concretização dos objetivos subordinados, não assegurando um total alinhamento e integração. Os sistemas de avaliação individual de militares e civis têm maior relevo ao nível comportamental. O modelo integrado de Balanced Scorecard e Hoshin Kanri apresentado assenta num conjunto de princípios que agrega os pontos fortes de cada metodologia, permitindo uma integração e alinhamento participativo em toda a organização. A integração do modelo Hoshin Kanri com o Balanced Scorecard constitui-se como um contributo relevante por ter as características necessárias para colmatar as atuais limitações e poder ser aplicado nas Forças Armadas, recomendando-se a sua experimentação para o alinhamento vertical e horizontal. Abstract: Performance Management systems are essential organization tools to guarantee and promote their continuous improvement, while ensuring organizational alignment so all their workers effectively contribute to the strategic objectives. Portuguese Armed Forces have been implementing and improving Strategic Management systems that operationalize and control the Branch strategic objectives, sharing it within the organization. All Armed Forces Branches choose the Balanced Scorecard that, although its capacities in formalizing the strategy, has limitations in unfolding the strategic objectives through the subordinate objectives, lacking a complete alignment and integration. On the other hand, military and civil servant’s individual evaluation systems are mostly behavioral based. The integration of Balanced Scorecard and Hoshin Kanri models, as presented, is based on a set of principles that aggregates the strengths of each methodology, allowing a full strategy integration and alignment at operational levels. The Hoshin Kanri and Balanced Scorecard model’s integration, because of its complementary characteristics, constitutes a relevant contribution to overcome the current strategic management limitations and suitable to be applied in the Portuguese Armed Forces, recommending its experimentation for vertical and horizontal alignment.
- Melhoria Contínua de Processos das Forças ArmadasPublication . Salvada, PedroO presente Trabalho de Investigação Individual visa o estudo do tema “Melhoria Contínua de Processos das Forças Armadas”, pretendeu-se identificar como é que as Forças Armadas têm vindo a gerir a mudança, face às sucessivas reorganizações e à recente redução de efetivos, em concreto na modificação de processos. Caracterizam-se as melhores práticas, identificam-se e estudam-se projetos/eventos de melhoria nos Ramos das Forças Armadas nas áreas de Operações, Logística e de Apoio, no sentido de contribuir para uma filosofia de gestão da mudança baseada na melhoria contínua de processos. Nos casos identificados nos Ramos pode dizer-se que todos utilizam o ciclo Plan – Do – Check – Act, efetuando uma cuidada avaliação da situação, planeando as mudanças e implementando-as para alcançar uma situação futura desejada. Os processos de mudança descritos, apresentam ganhos com impacto na respetiva eficiência e eficácia, usando os Ramos uma abordagem incremental e participativa, com melhorias continuadas, elevando os padrões de qualidade e desempenho. É desenvolvido um modelo, que permite sistematizar e contribuir, para exponenciar a melhoria contínua de processos na organização militar. Abstract: The present work aims the study of the theme "Continuous Processes Improvement of the Armed Forces", it was tried to identify how the Armed Forces have been managing the change, due to the successive reorganizations and the recent reduction of personnel, namely in process modifications. The best practices are identified, and improvement projects / events are identified and studied in the branches of the Armed Forces in the Operations, Logistics and Support areas, to contribute to a change management philosophy based on the continuous processes improvement. In the cases identified in the branches it can be said that everyone uses the Plan-Do- Check-Act cycle, making a careful assessment of the situation, planning the changes and implementing them to achieve a desired future situation. The processes of change described, present gains with impact on their efficiency and effectiveness, using the branches an incremental and participatory approach, with continuous improvements, raising the standards of quality and performance. A model is developed, which allows systematizing and contributing to exponentiate the continuous processes improvement in the military organization.