Browsing by Author "Rosa, Amélia Maria Tomé Marques da"
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- Intervenções de enfermagem baseadas na promoção das forças pessoais de crianças com perturbação do comportamentoPublication . Rosa, Amélia Maria Tomé Marques da; Nabais, AntónioEste relatório consiste na descrição da implementação de um projeto de intervenção em crianças com perturbação do comportamento, desenvolvido no âmbito da enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, com vista à aquisição e desenvolvimento das competências de especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. O projeto teve como finalidade, a promoção das forças pessoais de crianças, com perturbação do comportamento, através de intervenções individuais de enfermagem e de grupo, com vista a melhorar e recuperar a sua saúde mental. Os objetivos gerais foram desenvolver e compreender os impatos das intervenções socioterapêuticas nos grupos de crianças, de forma a melhorar a saúde mental destas e também promover o desenvolvimento pessoal e profissional enquanto enfermeira. Para se atingir os objetivos propostos integrou-se uma unidade de internamento e um hospital de dia, na àrea da pedopsiquiatria. Neste último local integrei a unidade como coterapeuta em um grupo terapêutico. A compreensão de como as crianças podem melhorar a sua saúde mental foi baseada no modelo de enfermagem do “Cuidar em Enfermagem Baseado nas Forças” de Gottlieb, as intervenções no modelo sociodramático de Moreno e a evolução do grupo teve em conta o modelo interacional de Yalom. Os grupos terapêuticos propiciaram às crianças o reconhecimento de algumas forças pessoais tais como: o sentimento de sermos aceites como somos, e de sermos capazes de novos papéis, o conseguir agradar ao outro, revelarmo-nos sem os outros nos julgarem, capacidade de se autonomizarmos da família, capacidade de criar novas relações interpessoais, a coragem de se externalizar conflitos internos, a criatividade, a assertividade para resolver conflitos e o reviver memórias de bem estar. A consolidação das competências de enfermeiro especialista de saúde mental e psiquiátrica ocorreu pela busca de conhecimento cientifico que pudesse ser aplicado e na interação com as crianças suportada pela supervisão clinica dos orientadores.