Browsing by Author "Rodrigues, Patrícia Andreia Bernardes Assunção"
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- O envolvimento do pai no processo de nascimento na sala de partos :Publication . Rodrigues, Patrícia Andreia Bernardes Assunção; Oliveira, MadalenaA evidência científica demonstra que o envolvimento dos pais no processo de nascimento traz benefícios para os mesmos, para a mãe, para o casal e para a nova tríade familiar. No entanto, os pais, muitas vezes, referem-se desvalorizados e sem preparação suficiente para se envolverem ao longo do processo de nascimento, devido a não serem considerados um elemento importante e necessário. Porém, quando se sentem alvo dos cuidados durante o trabalho de parto, verbalizam esse aspeto como um contributo positivo para o seu envolvimento. Constatou-se ao longo do estágio, inserido na Unidade Curricular (UC) de Ensino Clinico (EC) “Estágio com Relatório” que no primeiro e quarto estádio do trabalho de parto, os pais, tendencialmente, assumiram uma atitude ativa no apoio emocional à sua companheira e mais passiva no apoio físico a esta e nos cuidados ao recém-nascido. No segundo e terceiro estádio do trabalho de parto desejavam apoiar a sua companheira, contudo aguardavam a orientação do enfermeiro para intervir quando e onde fosse possível. O Enfermeiro Especialista em Saúde Materna e Obstétrica (EE ESMO) tem um papel privilegiado no envolvimento dos pais no processo de nascimento na sala de partos, sendo determinante na mudança de paradigma relativamente ao nascimento, entendido como um processo natural e familiar. O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar as competências gerais e específicas do EE ESMO desenvolvidas ao longo do 6º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia (CMESMO)1, com ênfase na UC de EC “Estágio com Relatório”. Pretenderam-se identificar e implementar intervenções facilitadoras do envolvimento dos pais no processo de nascimento, na sala de partos, salientando e reforçando o momento que também deles. Do ponto de vista metodológico foi utilizada a prática baseada na evidência, a reflexão sistemática sobre as práticas, suportada por um projeto discutido, analisado e desenvolvido ao longo CMESMO.