Browsing by Author "Ribeiro, Lais Conceição"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano de Marketing para uma Organização Pública: caso IRN - Cartão CidadãoPublication . Ribeiro, Lais Conceição; Farinha, NunoO marketing ultrapassou os limites da esfera privada e se tornou essencial para qualquer tipo de sistema organizacional. É considerado como uma das melhores estratégias de planeamento que uma organização poderia aplicar. No setor público, possui objetivos que se convergem no quesito de valorizar e satisfazer as necessidades do cliente, que neste caso, é o cidadão. Deste modo, se demonstra no Instituto dos Registos e do Notariado – IRN, com mais de 70 anos de existência e com abrangência nacional, a necessidade de acompanhar as novas exigências do mercado atual. E o planeamento de marketing é essencial para o alcance dos objetivos organizacionais, devido seu método ser uma forma capaz de aglomerar em uma sequência lógica todos os pensamentos, estudos e ações de marketing, seja para um produto ou para a organização inteira, em um documento escrito. Assim sendo, o principal objetivo deste trabalho é desenvolver o primeiro Plano de Marketing para o IRN para seu produto Cartão Cidadão, com ênfase na comunicação externa e fortalecimento da marca, bem como fornecer os insumos para futuros planos de marketing para a instituição. Para isso, foram realizadas análises de dados secundários e primários descritos ao longo do projeto, com a intenção de viabilizar a execução do plano de marketing proposto. Sendo eles: Levantamento histórico; Estudo do macro e microambiente; Inquérito com consumidores; e Revisão da literatura. Se espera que com os resultados apresentados á organização em estudo, se possibilite o a implementação do planeamento para o produto específico, bem como para qualquer outro que o organismo queira. E desta forma, gerar melhorias constantes, tanto aos colaboradores, quanto aos clientes – cidadãos.
