Browsing by Author "Piteira, Martinha"
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- A Ética na Inteligência Artificial: DesafiosPublication . Piteira, Martinha; Aparicio, Manuela; Costa, Carlos J.A inteligência artificial (IA) tem nos últimos tempos assumido um papel relevante nos mais diversos setores da nossa sociedade. Estamos num ponto sem retorno, e o nosso futuro passará naturalmente pela incorporação da inteligência artificial, na nossa vida diária, seja profissional, seja pessoal. A ideia da existência de máquinas “pensantes” e que tomem decisões pelos Humanos levanta uma série de questões éticas que devem estar presentes aquando do desenvolvimento e incorporação da inteligência artificial nos mais diversos setores da sociedade. É fundamental estudar e investigar as melhores abordagens à sua integração. O presente estudo identifica, os principais princípios orientadores da ética, na área da informática e sistemas de informação, em contexto de uso de sistemas inteligentes e autónomos. Apresenta também os resultados de um estudo bibliométrico, no qual são identificados os principais grupos de assuntos estudados e publicados na ACM e IEEE pela comunidade científica.
- Gamificação: Framework Concetual para Cursos Online de Aprendizagem da ProgramaçãoPublication . Piteira, Martinha; Costa, Carlos J.A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
- STEM KIT: Teachers’ NotebookPublication . Guedes, Mafalda; Piteira, Martinha; Nunes, Nuno; Cláudio, Ricardo