Browsing by Author "Pedreira, Maria"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- (In)disciplina na Sala de Aula - Perspetivas de Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pedreira, Maria; Freitas, AnaCom a crescente massificação das escolas, alterações económicas e sociais, tem-se observado um aumento dos comportamentos indisciplinados (Estrela, 2002). Os comportamentos de indisciplina têm um impacto negativo nos professores, causando mal-estar, sentimento de frustração, incompetência e stress (Maria Teresa Estrela em Caldeira, 2007; Carita e Fernandes, 1997; Picado, 2009) e também nos alunos, na forma como se relacionam e como aprendem. As questões de indisciplina na sala de aula não são recentes, mas com o aumento destes comportamentos surgem, nos professores, dúvidas quanto às estratégias mais adequadas a adoptar de forma a solucionar o problema não comprometendo o sucesso escolar dos alunos que integram a turma. No sentido de perceber de que forma chegamos às estratégias de prevenção e atuação em casos de indisciplina surgiu o nosso problema de investigação: Quais as perspectivas de professores sobre os comportamentos disruptivos e que estratégias deverão eleger para os contrariarem? Foi produzido um Estudo qualitativo, com os seguintes objetivos: compreender a conceção dos professores, o que consideram ser indisciplina; compreender quais as possíveis causas relacionadas com o fenómeno da indisciplina; compreender, na perspectiva do professor, as medidas preventivas e de atuação mais adequadas; conhecer as estratégias utilizadas pelos professores na prevenção/atuação da indisciplina. O estudo realizou-se numa instituição privada, na zona de Lisboa. Para realizarmos os objetivos recorremos a entrevistas semidiretivas a professores titulares de turma, reunindo os aspetos que nos interessavam.
