Browsing by Author "Pechilga, Soraia Alexandra dos Santos"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O perfil motivacional dos turistas italianos e o capital cultural de LisboaPublication . Pechilga, Soraia Alexandra dos Santos; Reis, João António dosA motivação turística é considerada um tópico fundamental para a investigação sobre o turismo, no sentido em que é reconhecida como uma das variáveis a ter em conta para a segmentação do mercado. Sendo considerada um agente do comportamento humano, influencia, de modo significativo, a atitude do indivíduo perante a decisão de viajar. Estudos realizados apontam um conjunto de fatores intrínsecos e extrínsecos, derivados do ambiente social e cultural do indivíduo, como principais determinantes para a escolha de um destino e comportamentos durante a viagem. Tendo em mente a obtenção de um estado de satisfação, as pessoas viajam para os destinos onde se situam os atributos que possam ir ao encontro das suas necessidades. Neste sentido, os destinos turísticos devem ter em atenção as motivações e preferências dos consumidores, de maneira a conseguirem ter capacidade de resposta às suas necessidades. O seu posicionamento e sucesso dependem das condições que têm de criar produtos que deem resposta às motivações dos turistas. A cidade de Lisboa detém uma oferta turística bastante diversificada, capaz de permitir o usufruto de diversas experiências e dar resposta às mais variadas motivações, não só pela sua vasta componente cultural, mas também por outros fatores como as condições de acessibilidade, a oferta hoteleira, as infraestruturas, a luminosidade, a segurança e a relação qualidade/preço. Neste sentido, analisou-se a cidade no âmbito do turismo cultural e compreendeu-se até que ponto é que o conhecimento dos seus atributos por parte do mercado italiano determina a escolha de Lisboa como destino turístico em detrimento de outros mercados internacionais. Para tal, estudou-se, no ponto de vista da procura, a motivação para a deslocação de turistas italianos a Lisboa, e, na ótica da oferta, a potencialidade deste destino para a atração deste mercado.