Browsing by Author "Oliveira, Rita Alexandra Tomás Francisco de"
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- Gestão do relacionamento entre influencers digitais e os seus seguidores: os efeitos do reconhecimento dos seguidores acerca do endosso pago e da publicidade pagaPublication . Oliveira, Rita Alexandra Tomás Francisco de; Andrade, LuísA presente dissertação pretendeu investigar a seguinte questão: Qual a influência que o reconhecimento do endosso pago e da publicidade paga têm na relação entre influencer digital e seguidores e a sua consequente intenção comportamental? Por outras palavras, procurou-se primeiramente estudar, o impacto que cada uma das quatro dimensões de relacionamento (confiança, controlo mútuo, comprometimento e satisfação) tem nas intenções comportamentais (e-WoM e intenção de compra). Também procurou-se estudar, se o reconhecimento do endosso pago e da publicidade paga modera o relacionamento que existe entre influencer digital e os seus seguidores e as suas consequentes intenções comportamentais. Para o efeito, foi decidido replicar, em Portugal, a pesquisa realizada por Dhanesh, G. S., & Duthler, G. (2019). Ao modelo inicial optou-se por aceitar respostas do género masculino. Efetuou-se um estudo com metodologia quantitativa, mediante um inquérito através de questionários online, a pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, onde se obteve um total de 249 participantes. Com o estudo pôde-se concluir que os seguidores ao se sentirem satisfeitos com a relação que têm com o influencer digital que seguem nas redes sociais tendem a comprar e a partilhar as suas opiniões com os seus próximos. Quanto maior o reconhecimento que os influencers digitais são endossados por certas marcas, maior a confiança, o controlo mútuo e o comprometimento do seguidor com a relação que tem com o influencer digital e a sua consequente eletronic word-of-mouth. Quanto maior o reconhecimento que os influencers digitais são pagos em diversos posts que colocam por certas marcas, maior a confiança, a satisfação o controlo mútuo e o comprometimento do seguidor com a relação que tem com o influencer digital. Por fim, o reconhecimento do endosso pago tem um efeito moderador entre a satisfação do seguidor na relação que tem com o influencer digital e a sua consequente intenção de compra.