Browsing by Author "Oliveira, Diana Isabel Bernardes Morais"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As percepções dos docentes sobre a inclusão de alunos com perturbações do espetro do autismo.Publication . Oliveira, Diana Isabel Bernardes Morais; Torres, ZéliaDesde 1994, com a Convenção da Declaração de Salamanca, todos passaram a ter direito à educação. Em consequência, as crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) estão cada vez mais presentes nas salas de aula, em particular as portadoras da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Esta problemática carateriza-se essencialmente por dificuldades ao nível da socialização/interação social, a comunicação/linguagem e a imaginação/jogo simbólico. Quais as perceções que os educadores de infância e professores do ensino básico têm relativamente à Inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo? Foi esta a questão em que se baseou o presente estudo considerado de carater exploratório e descritivo, cujo objetivo foi perceber se os professores conhecem as principais características do autismo; saber a opinião deles face à inclusão destes alunos. Através da revisão bibliográfica, delineou-se um questionário, que foi realizado a 41 educadores/professores do ensino básico, que tiveram nas suas salas alunos portadores de PEA. Os resultados revelaram que os docentes, apesar de colaborarem no processo inclusivo, manifestam dificuldade em identificar e avaliar estes alunos por não terem formação especializada, por terem falta de conhecimentos científicos, pela falta de um método de ensino diferenciado, falta de recursos humanos e principalmente por terem excesso de alunos por turma, das quais consideramos estas dificuldades como uma barreira à inclusão.