Browsing by Author "Mota, José Maria Sassetti da"
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- Otimização de derrotas ao campo sinóptico do ventoPublication . Mota, José Maria Sassetti da; Santos, Luís Quaresma dosA presente tese, proposta pelo Instituto Hidrográfico (Marinha), teve como objetivo dar início ao desenvolvimento de uma capacidade no campo da otimização de derrotas dos navios que integram o dispositivo naval da Marinha Portuguesa, em função das previsões meteo-oceanográficas previstas. Este trabalho dividiu-se em três partes: a primeira focou a revisão do estado da arte do roteamento meteorológico, com uma introdução histórica, uma apresentação dos diferentes conceitos de roteamento existentes na literatura e uma exposição dos dois modelos de roteamento mais frequentemente utilizados. Da análise feita na primeira parte, chegou-se à conclusão que nenhum programa de roteamento meteorológico é genérico, ou seja, alheio às características singulares de cada navio (e aqui reforça-se que não é de um tipo de navios, mas sim de um navio em particular). Desta forma, o algoritmo de otimização a desenvolver teve que focar um objeto de estudo real, para desta forma ser parametrizado e validado. Foi então decidido que esta tarefa iria incidir sobre o N.R.P. “Sagres”, um tal l-ship da Marinha Portuguesa que funciona como navio-escola. A escolha de um veleiro como objeto de estudo teve como principal razão o desafio que este traz, visto que um veleiro está totalmente dependente das condições climatéricas paras se movimentar. A segunda fase deste trabalho foi então a parametrização do rendimento do N.R.P. “Sagres” em função da marcação do vento verdadeiro. Esta parametrização foi feita através da análise estatística de um conjunto alargado de registos efetuado a bordo, quando o navio navegava exclusivamente à vela. Esta base de dados foi agrupada em intervalos de marcações, para análise e obtenção de uma correlação entre a velocidade do navio e o vento verdadeiro que se fez sentir. A partir desta correlação alcançaram-se os diferentes coeficientes de rendimento para cada um dos intervalos de marcação. Este objetivo foi alcançado com sucesso. A terceira e última fase deste projeto foi a participação no desenvolvimento de um primeiro esboço de algoritmo de roteamento meteorológico, o qual teve apenas em consideração, nesta fase, o fator predominante num veleiro: o vento. Este algoritmo foi testado num cenário verosímil, focado num trânsito no NRP Sagres, entre a Ilha Terceira, nos Açores, e Lisboa, em Portugal Continental. As derrotas otimizadas obtidas pelo algoritmo foram também bastante satisfatórios. Por fim, são sugeridas algumas linhas de ação possíveis para futuros trabalhos, as quais passam tanto pela melhoria da parametrização feita para o N.R.P. “Sagres” como para a melhoria do algoritmo de otimização, em desenvolvimento no Instituto Hidrográfico.