Browsing by Author "Moreira, Catarina Filipa Ferreira"
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- Adesão dos docentes e não docentes ao padrão alimentar saudável: Projeto de desenvolvimento de competências Clínicas Especializadas em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde PúblicaPublication . Moreira, Catarina Filipa Ferreira; Cantante, Ana PaulaNo âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na área Saúde Comunitária e de Saúde Pública, realizou-se o estágio de natureza profissional que resulta no presente relatório, que tem como objetivo descrever e analisar as atividades que contribuíram para a aquisição das competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. A componente de estágio desenvolveu-se em dois contextos da prática clínica: uma Unidade de Saúde Pública e uma Unidade de Cuidados na Comunidade de um Agrupamento de Centros de Saúde, com uma duração de 510 horas divididas de igual forma pelas unidades de saúde. O desenvolvimento das atividades foi norteado pelas etapas do Planeamento em Saúde, enquanto processo permanente, contínuo e dinâmico. Realizou-se o diagnóstico da situação dos docentes e não docentes das escolas da área de abrangência das unidades de saúde referidas que caracterizou a necessidade de saúde da alimentação, que é considerada um determinante da saúde modificável. Na sequência, elaborou-se e implementou-se o projeto Saber Comer com a finalidade de promover a adesão da população ao padrão alimentar saudável e com uma duração prevista de três anos letivos. Como estratégias de intervenção recorreu-se à educação para a saúde, marketing social e parcerias. Foram implementadas atividades como o world café, o jogo, a produção e divulgação de cartazes e vídeos e a construção do website Educar com Saúde (educarcomsaude.pt). A avaliação do projeto, nomeadamente em relação ao indicador de impacto, está prevista para o fim da sua implementação, pelo que ainda não ocorreu. Foram estabelecidas metas cujo alcance está definido para uma data posterior ao término do estágio de natureza profissional. Face a este constrangimento, foi realizada uma monitorização do projeto. Verificou-se que a adesão dos docentes e não docentes apresenta valores que se aproximam da meta. Relativamente à satisfação com as atividades executadas até à data de término do estágio de natureza profissional, foram encontrados valores superiores à meta. Descrevem-se outras atividades que contribuíram para a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Está ainda presente uma reflexão crítica sobre a aquisição de competências, fundamentando a razões para a sua assunção.