Browsing by Author "Morais, Catarina Mourão Lamy da Cruz"
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- O aconselhamento sobre a corticoterapia tópica prestado em farmácia comunitáriaPublication . Morais, Catarina Mourão Lamy da Cruz; Aguiar, João Pedro; Santos, DanielaIntrodução: O aumento de utentes com queixas dermatológicas tem evidenciado a importância do aconselhamento, sobretudo na vertente dos corticosteroides tópicos (CT). Alguns estudos têm demonstrado lacunas no conhecimento e na prática sobre o aconselhamento de CT, mas poucos são aqueles que têm focado esta problemática em profissionais de farmácia. Objetivos: Avaliar o conhecimento real e percecionado dos profissionais de farmácia sobre o aconselhamento de CT e caracterizar a prática diária dos mesmos relativamente ao aconselhamento de CT. Métodos: Foi realizado um estudo transversal (abril-junho 2023), destinado a todos os profissionais de farmácia (farmacêuticos, técnicos de farmácia – TF e técnicos auxiliares de farmácia – TAF), tendo-se estimado uma amostra de 261 profissionais. Foi enviado um e-questionário via mailmarketing e redes sociais, com o objetivo de avaliar o conhecimento (percecionado – através de uma escala de Likert de 5 itens – e real – através de casos clínicos, com um score final entre 0-20 pontos) e a prática diária relativamente ao aconselhamento de CT. Foi realizada estatística uni- e bivariada e regressão logística, considerando-se um intervalo de confiança de 95% (IBM SPSS v.29). Resultados: Obtiveram-se 176 participantes. A maioria dos profissionais de farmácia sentiam-se confiantes com o aconselhamento de CT, tendo-se verificado que a maioria deles (56,3%; n=99) tinha um bom conhecimento real sobre o tema (score médio de 13,14±3,14 pontos). Na prática diária, 75% (n=132) dos profissionais de farmácia sentem que existem barreiras no aconselhamento de CT, sendo as mais comuns falta de informação e relutância dos utentes ao uso de CT. Conclusão: Verificou-se uma elevada confiança e conhecimento no aconselhamento de CT por parte dos profissionais de farmácia, embora a maioria reconheça a existência de barreiras na sua prática a um bom aconselhamento. Futuras intervenções educativas devem ser desenvolvidas com base nas lacunas aqui identificadas.