Browsing by Author "Mendes, Ricardo Jorge Gonçalves Loureiro"
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- Utilização de online reviews como estratégia de Revenue: O caso Zenit LisboaPublication . Mendes, Ricardo Jorge Gonçalves Loureiro; Pereira, RosáriaDurante o estágio realizado no Hotel Zenit Lisboa, como assistente de Direção, nos meses de Setembro a Dezembro de 2016, foram desempenhadas funções nos departamentos de Revenue, Comercial e Direção. No início do estágio foi imediatamente identificada a problemática, que se prendia com a baixa classificação do rating nos sites de reservas, o que não levava a uma taxa de ocupação de 100%. Durante o estágio foram recolhidos dados estatísticos de modo a verificar qual a causa deste problema através da análise de comentários, ou online reviews, nomeadamente no site da Booking.com. Este relatório serviu como base de um estudo para aferir até que ponto estas online reviews não poderiam influenciar o Revenue Management, bem como os preços que se praticavam até lá e que se poderiam praticar no futuro. A satisfação do cliente é o ponto fulcral de um Hotel e esta é exposta na forma de comentários publicados online pelos mesmos. Estes comentários são vistos como testemunhos dos clientes dando a ideia mais clara e real da qualidade do serviço oferecido pelo Hotel. Assim, havendo um baixo rating em comparação com a concorrência, a opção viável seria praticar os preços mais baixos que a mesma. Em contrapartida a concorrência pode praticar preços mais altos, uma vez que o seu rating é maior e capta mais a atenção e o desejo do cliente ficar hospedado no seu hotel. Podemos dizer que o rating e as online reviews constituem uma ferramenta útil para o Revenue Management de qualquer Hotel, pois estes podem potenciar um aumento de ocupação, praticando-se preços mais altos o que leva a um maior rendimento, ou lucro (revenue).