Browsing by Author "Melo, Madalena Pargana de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de Internacionalização e Oportunidades de Benchmarking. Estudo de caso: ZaraPublication . Melo, Madalena Pargana de; Rosado, DavidA internacionalização é um tema presente na grande maioria das organizações empresariais da atualidade. Num contexto tão globalizado, dificilmente uma empresa consegue crescer e atingir os seus objetivos evitando os desafios da internacionalização. Até por isso, são vários os fatores a considerar nessa decisão e, na verdade, são assim várias as missivas resultantes dessa opção. Nesse sentido, a presente dissertação pretende apresentar os principais fatores de decisão de internacionalização, bem como compreender de que modo as empresas podem expandir as suas operações além-fronteiras e quais são os métodos mais adequados. Para tais desideratos, foi feita uma análise ao processo de internacionalização da marca Zara, adstrita ao grupo Inditex. Foram analisados vários trabalhos, artigos e obras no âmbito da gestão de empresas internacionais, das estratégias de internacionalização e também modos de entrada em mercados estrangeiros, além do modelo de gestão da Zara e do impacto desse modelo na criação da sua cadeia internacional. Por conseguinte, retiraram-se conclusões relativas às lições que as empresas podem retirar do processo de internacionalização protagonizado pela Zara e ao modo como essas lições se aplicam a diferentes indústrias e contextos.