Browsing by Author "Matos, Rui Filipe Barbosa Saraiva de"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das rotundas na sinistralidade em meio urbano: estudo de caso na cidade de ViseuPublication . Matos, Rui Filipe Barbosa Saraiva de; Dinis, Nuno Rafael MarquesOs acidentes de viação são a causa de várias vítimas mortais e feridos em todo o Mundo, e em especial em meio urbano. As rotundas são utilizadas nas vias rodoviárias como medidas de acalmia de tráfego. Têm como objetivos, a melhoria da segurança rodoviária, com a consequente redução da sinistralidade. Mantêm ainda a fluidez do trânsito especialmente em meio urbano, e estabelecem um equilíbrio entre as acessibilidades e a mobilidade entre todos os utilizadores da vias. Pretendemos analisar em especial a cidade de Viseu, conhecida como a “cidade das rotundas”. E perceber qual a perceção das pessoas quanto ao impacto das rotundas nas vias rodoviárias da sua cidade. Também pretendemos saber se as rotundas contribuem para a diminuição dos acidentes, e da sua gravidade no contexto particular da cidade. Analisamos os acidentes de viação ocorridos num período específico na cidade de Viseu, quantos ocorreram nas rotundas, e qual a gravidade dos mesmos para os utentes da via. Este estudo de caso, com recurso a uma metodologia assente em estatísticas da sinistralidade rodoviária em Viseu e um trabalho de campo com inquéritos online, visa perceber o efetivo impacto das rotundas na sinistralidade em meio urbano. E também auscultar as opiniões e perceções das pessoas que diariamente utilizam estas vias de acalmia de tráfego, na esperança de poder apresentar contributos válidos para eventuais melhorias. As rotundas, enquanto medidas de acalmia de tráfego, podem ser mais eficazes que outras interseções de vias. Podem contribuir para uma redução da sinistralidade em meio urbano, e acima de tudo, para a diminuição da gravidade dos acidentes.